Imagine um motor 2.0, turbinado, equipando um carro moderno. Quem gosta de carros sabe o que é sentir prazer dirigindo uma fera assim. Mas o que significa 2.0? Sem muita definição técnica podemos dizer que trata-se de um medida de volume, no caso litros ou centímetros cúbicos. Essa medida está relacionada diretamente com a potência do motor. Ou seja: um motor  1.0 (popular) tem a metade da potência de um 2.0. Neste post falo um pouco mais do Maverick V8, um mito que durou pouco.

LEIA TAMBÉM

QUAL MELHOR SEGURO PARA CARROS ANTIGOS?

Continua após a publicidade..

Mas o que tem o dito acima com o título do post? Basicamente o que mostra a figura abaixo.

v8 canadense

Maverick

Esse é um motor V8 (oito cilindros em V) 302 Canadense que equipa, de fábrica, o Maverick, carro fabricado nos anos setenta pela Ford do Brasil. Comparando com um carro 2.0, este motor acima tem 4.950, melhor dizendo: é quase um 5.0! Existe dentro desse motor a possibilidade dele ser 2,5 vezes mais potente do que um motor 2.0.

Mas tudo em automóveis tem vantagens e desvantagens. No caso do motor 2.0, ou outro com um pouco mais ou menos de capacidade, eles podem equipar veículos menores, mais leves, o que produz um certo equilíbrio de potência com o carro da foto abaixo. Isso porque um motor do Maverick vai equipar um Maverick, ou algo maior.

Reparem no tamanho do Maverick

Reparem no tamanho do Maverick

Continua após a publicidade..

O espaço ocupado pelo motor V8 302 diminui muito o espaço interno, principalmente o traseiro, deixando o carro um pouco desconfortável. Mas o interior possui o padrão de qualidade da Ford, bonito e agradável, além de esportivo.

Seria uma competição interessante entre esse belo “dinossauro” enfrentando um carro moderno. As possibilidades seriam muitas e as probabilidades de quem arranca melhor e chega primeiro dariam uma boa aposta. Mas é um modelo sem tecnologia moderna, não injetado e sem o módulos que “ajeitam” a regulagem. Temos no Maverick somente potência crua e engrenagens robustas. Por isso os apaixonados por esse tipo de carro os chamam  de “muscle”, ou cheios de músculos, (algo assim) o que é uma grande verdade. Sentir um V8 balançando em curtas aceleradas é algo único, realmente apaixonante. E quem já  se “colou” no banco em uma arrancada pode quase definir o que é estar em um banco de um jato.

Parte de sua potência também vem de seu enorme carburador, uma verdadeira panela de pressão com capacidade de armazenar  quase meio litro de gasolina, o suficiente para uma moto pequena andar alguns quilômetros!

Qual é a potência do Maverick V8

Falei acima sobre uma comparação com carros mais nosvos. Mas quantos Hps tem um motor do Maverick V8? São 199 cv, uma coisa surreal para a época dele. Tem 4 marchas e 40 kgfm de torque. Um trator que corre muito. Eu, particularmente, acho o desing espetacular.É o que chama mais atenção das pessoas.

Qual é a velocidade máxima do Maverick ?

Pelo torque dele suas arrancadas impressionavam as pessoas na época, assim como sua retomada de velocidade. Mas velocidade final não passa dos 180 km por hora. Vários carros modernos tem velocidade final muito maior do que a do Maverick. Mas ele foi conderado um “avião” na sua época.

Continua após a publicidade..

 

Qual é o valor do Maverick V8?

Vai dender do estdo do carro. Hoje em dia um carro antigo sem a plca preta pode valer mais. Aqui na minha oficina eu dei uma geral em um Maverick V8, azul, sem placa de carro antigo que o dono pagou 120 mil reais. É um valor muito variável e que está sempre sujeito a negociação, desejo do comprador e até amor a primeira vista. Já presenciei negociação que superou 300 mil reiais. Quem pode , paga.

Qual o Maverick mais caro?

A Ford fabricou um Maverick esportivo, para corridas mesmo. Era o Maverick Quadrijet. Foi fabricado em série por causa das regras das corridas na época que exigiam somente carros que saiam de fábrica, ou para consumo. Vinha equipado com um carburador quadruplo (daí Quadrijet) e um comando especial ou “envenenado”, como dizíamos antigamente. É raríssimo e tem um valor incauculável.

Foi um fracasso no mercado?

Foi fabricado por apenas seis anos no Brasil, durante a década de 70 do século passado. Eram tempos difíceis, onde o preço do barril de petróleo subiu mil por cento. O mercado teve que se adptar com carros mais econômicos, o que atrapalhou as vendas do Maverick, principalmente o V8. Mas todo Maverick gastava muito combustível. Até tentaram o modelo de 4 cilindros,mas não deu muito certo não, viu?

 Então, viva o Maverick V8 302 Canadense. Um épico da indústria automobilística brasileira que ainda desperta saudades e emoções em muitos.