Cebolão de radiador

O cebolão de radiador é uma peça automotiva antiga, usada desde as primeiras ventoinhas elétricas de radiadores. Embora os carros mais modernos usam a central eletrônica para ativar  a ventoinha, ainda existe no Brasil muitos modelos com esse tipo de cebolão no radiador. Ele funciona como um termostato e aciona a ventoinha através da temperatura do radiador. Obviamente, o cebolão é fabricado para funcionar a uma temperatura da água antes da ebulição. Desse modo o carro, ou motor, não vai ferver.

Cebolão de radiador

Como funciona?

É bem simples. A bomba de água do motor faz a água dele circular no sistema de arrefecimento que é simplesmente um circuito de refrigeração da água. Caso contrário, o motor funde. O cebolão de radiador fica quase sempre preso nele e embaixo. Dois ou mais fios são ligados. Quase sempre é usado um fio negativo. O positivo vai direto na ventoinha do radiador. Quando o carro chega a uma determinada temperatura (veja figura acima) o cebolão “arma” fechando o circuito, armando a ventoinha. O processe de desligar a ventoinha é inverso. A ventoinha refrigera a água e assim que baixar até a temperatura mínima do cebolão, a ventoinha desarma.

VEJA TAMBÉM

CONHEÇA UM CURSO DE AUTO ELÉTRICA ONLINE!

Também podemos ter um relé no meio do caminho. Mas os carros mais antigos não usam, sendo uma ligação literalmente “grossa”. Obviamente existe um fusível que corta o positivo da ventoinha em caso de curto. É um fusível de 30 A, de cor verde. É muito comum ele derreter na caixa e fusíveis com tempo de uso e, nesse caso, tem que trocar a posição desse fusível.

Como testar o Cebolão?

Caso o carro ferva, e a ventoinha não arme. Espere tudo esfriar, desligue os fios ou a tomada do cebolão e faça uma ponte entre os dois fios. Ligue a chave do carro e repare se ela arma, Se armar, e o radiador esquentou antes junto com o motor, então é muito provável o cebolão estar com defeito. (veja aqui mais defeitos de carro fervendo)