Acessórios para carros que podem valorizar o seu veículo

Quase todo guia de avaliação publicado inclui uma lista curta de opções possíveis com cada anúncio de veículo, junto com quanto eles deveriam somar ao valor total do carro. Mas essas estimativas variam. E, dependendo de quais opções você comprar e onde você mora, talvez você não receba nenhum retorno sobre seu investimento.

acessórios para carros

Crédito: Pixabay

 

Por exemplo, as transmissões automáticas e o ar-condicionado estão agora instalados em tantos carros e caminhões que a maioria dos consumidores – e a maioria dos avaliadores de carros usados os espera em praticamente todos os veículos.

Continua após a publicidade..

Por essa razão, embora uma transmissão automática ou ar-condicionado possa ser opcional quando um veículo é comprado novo, o valor de revenda é provável que seja reduzido se o seu veículo não tiver um ou ambos.

A seguir, conheça alguns opcionais e acessórios para carros que realmente podem agregar algum valor ao seu carro e outros que certamente irão agregar pouco ou nenhum valor.

Opcionais que agregam um bom valor ao veículo

Acessórios para carros – ou opcionais – que geralmente trazem uma boa taxa de retorno para carros usados incluem estofamento de couro, tetos solares instalados na fábrica e certas rodas premium. Se você instalar algo como rodas de aro 22 polegadas, você já terá personalizado demais o seu carro (em geral, a personalização diminui o valor de revenda de um veículo).

Alguns automóveis de luxo até podem ser comprados com estofamento de tecido (algumas pessoas simplesmente não gostam de couro ou podem ser alérgicas a ele), no entanto, um veículo de luxo sem ele valerá menos depois.

VEJA AQUI AS NOVAS TECNOLOGIA DE ALTERNADORES

Embora não seja provável que você obtenha um retorno total de seu “investimento”, essas opções tendem a manter seu valor melhor do que a maioria:

• Itens de conveniência em caminhões
• Tetos solares instalados na fábrica
• Motores de alta potência
• Estofamento de couro
• Rodas Premium

Um alerta, entretanto, é que esses opcionais mais caros não são tão importantes para os modelos de nível básico. Obviamente que os compradores de um carro econômico usado não esperam comodidades como assentos de couro, por exemplo.

Opcionais que não agregam um grande valor ao veículo

Encher um carro novo com R$ 12 mil reais em opcionais é tentador, mas não espere recuperá-lo no valor de revenda. Essas opções podem proporcionar conforto ou prazer pessoal, mas não ajudarão muito o valor de revenda de seu carro e poderão até prejudicá-lo:

• Trabalhos de pintura personalizados
• Sistemas de áudio aprimorados
• Sistemas de navegação
• Fechaduras e vidros elétricas
• Entrada remota sem chave

Muitos recursos comuns, como o desembaçador traseiro, o volante de inclinação e as janelas elétricas e as travas das portas ainda são opcionais em alguns carros. Mesmo assim, eles são essencialmente tratados como padrão no mercado de carros usados, por isso não acrescentam nenhum valor.

Continua após a publicidade..

Outros complementos, como entrada remota sem chave, luzes auxiliares e aparelhos de som avançados podem tornar sua vida útil mais fácil e agradável. Mas isso não significa que eles adicionem mais ao valor de revenda do veículo.

Motor

Um veículo de 4 cilindros é incrivelmente popular. Eles são frequentemente vistos em carros leves e, por serem muito pequenos, fornecem pouca energia, o que reduz significativamente o preço.

A segunda escolha mais popular é um motor de 6 cilindros. Ele está rapidamente alcançando a popularidade dos 4 cilindros, especialmente desde que a nova tecnologia permitiu que o espaço do motor fosse reduzido. Um 6 cilindros é uma ótima opção para aumentar o valor de revenda de um carro.

Finalmente, um motor de 8 cilindros é aquele que é frequentemente encontrado em caminhões grandes, SUVs e carros esportivos poderosos. Um motor desse tipo precisa de um driver específico e pode tanto aumentar o valor de revenda como pode torná-lo difícil de se vender no futuro.

Iluminação

Existem dezenas de maneiras de personalizar os recursos de iluminação. No entanto, esse tipo de acessórios para carros mais simples e eficazes são os faróis de nevoeiro. Sozinhas ou combinadas, essas luzes de alta potência são ótimos recursos de segurança.

Eles ajudam o motorista a enxergar bem à noite e em condições perigosas, além de serem uma das atualizações mais simples de se instalar.

Cremalheiras

Os racks são uma ótima maneira de aumentar o valor de revenda. Eles não mudam muito a aparência do veículo, mas adicionam muito espaço de carga necessário. Eles são completamente versáteis e podem transportar qualquer coisa.

O melhor de tudo, mantêm todas as coisas sujas (bicicletas, caiaques, esquis) fora do seu carro, protegendo ainda mais o seu interior de danos.

acessórios para carros

Continua após a publicidade..

Cores como opcionais

A cor influencia na consideração de compra da mesma forma que os acessórios o fazem. Embora você acredite que o seu hatchback amarelo-banana ou a sua picape compacta roxa seja uma maravilha aos olhos, outros compradores podem deixar passar esse modelo em evidência quando estiverem à procura de carros seminovos.

É por isso que, quando se trata de cor, permanecer neutro é a melhor aposta. De acordo com a CNN Money, cores como preto, branco e prata mantêm seu valor ao longo do tempo.

Por outro lado, cores como laranja, verde, roxo e amarelo realmente reduzirão seu valor de revenda, porque as tendências de cores e a popularidade mudam com o tempo também.

Considerações regionais

Regionalmente, certas opções de acessórios para carros – como assentos aquecidos – são boas de se ter. Durante o inverno na região Sul do Brasil, assentos aquecidos são um conforto bem-vindo, enquanto espelhos aquecidos ou um para-brisa aquecido eletricamente podem fazer uma grande diferença para a visibilidade.

Pelas mesmas razões regionais, a falta de certas opções poderia levar a problemas de revenda. Por exemplo, nas partes mais quentes do país, um carro sem ar-condicionado pode ser quase impossível de se revender.

Conclusão

Se você realmente quiser manter o seu veículo no topo do valor de mercado, é preciso pensar no resultado final: o que um comprador gostaria de ter a um preço justo?

Quanto mais você se afastar dessa linha de base, menos opções de cliente e de valores de revenda você terá. Ter um carro com um bom valor de depreciação que se encaixa no molde da linha de base de seu modelo abre portas para inúmeros compradores.

Compartilhe agora mesmo o post com os seus amigos nas suas redes sociais.