Imagine a seguinte situação: em um acidente com um carro moderno todo o conjunto de Airbag é acionado. Barreiras frontais e laterais, além do Airbag traseiro que protege os passageiros que ali estão entram em funcionamento. Além disso, todos a bordo fazem uso dos cintos de três pontos e estão em completa segurança. Pelo menos aquela segurança máxima imaginada pelos projetistas, e objeto de consumo de muitos, está aparentemente sendo usada. É óbvio que existem acidentes que nem toda a tecnologia atual vai evitar. Talvez o uso da ficção científica nos possibilite imaginar um Airbag diferente, algo como um teletransporte imediato acionado por sensores que “advinham”, ou se antecedem, a uma batida.

Talvez a ficção científica consiga segurança total em nossos carros

Talvez a ficção científica consiga segurança total em nossos carros

Continua após a publicidade..

Mesmo assim não seria infalível se também imaginarmos todos os imprevistos que envolvem um acidente. Alguns destes itens de segurança são exigência da lei em nosso país, o que já é uma grande novidade. E também é certo que temos um avanço considerável neste tipo de tecnologia automotiva. Mas já podemos aumentar essa eficiência com uma novidade no Brasil: o Airbag central.

A função principal dele é inflar na hora certa separando o motorista do passageiro ao seu lado. Isso aconteceria principalmente em casos de colisões laterais, quando os acidentados são jogados um contra o outro dentro do carro. Pelo menos os dois que estão a frente estarão como que “enclausurados”, cercados por bolsas por todos os lados.

Continua após a publicidade..

airbag-central 1

Evidentemente que falamos de um acidente com batidas na frente e na lateral. pois o sensor deste Airbag também é lateral. Esta situação vai  evitar choques entre os ocupantes, principalmente na cabeça, e ombros, onde acontecem os ferimentos mais fatais. A notícia vinda de uma fábrica especializada em Airbag e sensores eletrônicos, não informa se os passageiros do banco de trás também usufruirão desta novidade. Mas seria apenas questão de tempo para que todo o veículo esteja protegido no Brasil.

Continua após a publicidade..

Com certeza é um acessório que irá fazer sucesso entre os compradores de automóveis, principalmente entre aqueles que prezam sua segurança e daqueles que os acompanham.

Airbag-central-2