O Fusca
O Fusca é uma obra-prima criada pela mente de dois gênios: Ferdinand Porsche e Josef Ganz. Ou seja, se você é dono de um Fusca, então você é dono da metade de um modelo Porsche. Mas o que importa é o resultado final – um carro secular, “pau pra toda obra”, e também um astro da Disney.
Todo dono desse Volks o trata, a princípio, como um filho. E mais tarde como um avô. Ou seja, é um carro que faz parte da família. Mas um Volkswagen/Ganz com mecânica Porsche jamais perde a vitalidade e o charme que vem de berço.
Por isso ele é tão apaixonante! Ele é bom em tudo. Principalmente na facilidade que os engenheiros alemães fizeram questão de destacar em sua manutenção.
A primeira grande vantagem é que seu Fusca nunca vai ferver por falta d’água, como acontece com a maioria dos automóveis do mundo. Ele é refrigerado a ar, por uma ventoinha poderosa que é tocada pela única correia que existe no motor.
Veja também: Como trocar o relé de farol do seu Fusca
Defeitos mais comuns no farol do Fusca
Como trocar a cebolinha do freio do fusca
Por isso, os alemães dominaram por muito tempo a guerra no deserto: seus tanques eram equipados pelo mesmo motor que equipa seu Fusquinha. E enquanto os tanques ingleses pif fervendo seus radiadores, os tanques alemães não tinham esse tipo de problema.
O Fusca e sua manutenção
Então, como primeira manutenção, veja o estado da correia do motor, ou troque-a frequentemente. Um bom conselho para quem é proprietário de um carro assim é estocar peças que ainda são fabricadas, como correia, fusíveis, relés e outras que relacionaremos em outras matérias.
Um problema frequente é a pouca duração da carga de sua bateria. Isso se deve ao gerador, um dínamo, que é muito pouco eficiente em comparação com os alternadores de energia. Mas você pode trocar o gerador por um alternador.
Este é um gerador
Este é um alternador de fusca. Note a ventoinha que refrigera o motor.
Um alternador é mais potente, não precisa de muito giro do motor para produzir energia para a bateria. Então, sabemos que um fusca equipado com um gerador vai carregar a bateria somente na alta, ou acelerando o motor do carro.
Muitos motoristas efetuam a troca por um alternador, melhorando o desempenho de energia. Mas no caso de um fusca “antiguidade”, não recomendamos a troca por causa da originalidade. A troca não é algo impossível para alguém sem experiência. É mais demorado, mas perfeitamente possível, bastando apenas aplicar o amor que você já tem por seu fusquinha.
No princípio toda a parte elétrica do fusca era de 6 volts. Embora raro, ainda encontramos acessórios que trabalham nesta voltagem, como lâmpadas e relés, bastando fazer uma garimpagem na internet (observação: baterias de 6 volts são raríssimas, mas podem ser encomendadas em certas fábricas por um preço bem salgado).
Curiosidade: O Fusca (somente os equipados com gerador e platinado ) é capaz de funcionar quase perfeitamente com os cabos de bateria invertidos! Apenas o fusível das setas irá queimar, quando acionadas.
Revisando os fusíveis
São poucos e ficam bem debaixo do cano do volante, presos ao painel. Se você tiver fusíveis disponíveis, troque todos pelo menos uma vez ao ano, respeitando as amperagens e aplicando um limpa contato. Seja delicado, pois a caixa de fusível se solta facilmente do seu local. E lembre-se que neste automóvel tudo é muito próximo das partes metálicas. Por isso, sempre desligue o negativo da bateria quando for dar manutenção na elétrica do seu fusca.
Amperagens mais comuns dos fusíveis do fusca:
*8 A faroletes
*30A faróis
*15A outros
Bateria do fusca
De 45 a 60 amperes-hora e 12 volts. Não há restrição para a potência da bateria. O que pode influenciar é a capacidade fraca do fusca de repor a carga da bateria.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
To de Fusca
A ideia de toda esta informação é valida, explicativa e muito bem elaborada para leigos em relação a carros . principalmente do fusca. Na minha opinião , é um dos melhores carros até hoje fabricado .
Os inventores alemães souberam como construí-los. parabéns pelos conselhos dados por mãos ao auto. obrigados meu amigo.
boa noite o rele do meu fusca esta esquentando eu poço usar assim
Olá Sívia. Primeiro precisamos de saber qual relé é. Mas eles foram feitos para esquentar dentro de um temperatura que não seja muito alta, morna seria o ideal.
Fernando… bom dia/tarde/noite – a hora que vc ler esta msg. Por favor, tire uma duvida p mim: no caso da retirada de um gerador (fusca 1200) e colocação de um alternador 55A em seu lugar é possivel emendar o eixo (do alternador) de forma essa parte ‘esticada’ mover a ventoinha? Essa é questão que tenho pensado – como refrigerar o motor. Alguma dica? Estou no caminho certo? Grato
Olá Manoel. Primeiro o Fusca tem que estar já em 12 volts, o que eu acredito que esteja. Existem no mercado alternadores já prontos para o fusca. Podem haver variações no tamanho da ventoinha e da lata traseira, principalmente por ser 1200. Basicamente vc vai ter que trocar o suporte, porque o do gerador é menor, e instalar o alternador já com a ventoinha. Normalmente este suporte vem junto do kit, mas pergunte sobre isto ao vendedor. Quando trocamos aqui tira-se o gerador e o suporte e se instala o alternador com seu suporte. As ligações dos fios também mudam. Soldar esticando o eixo de um alternador diferente é adaptação.
Bom dia Fernando..MUITO OBRIGADO pelo retorno – o fusca ainda esta em 6V e o motor do 1200 tem o ‘bracinho’ que vai do bloco do motor suportando o dinamo em seu lugar – precisaria mesmo fazer uma adaptação OU instalaria um gerador de 12V no lugar do de 6V e adaptaria do lado deste (com uma polia dupla) para movimentar o alternado – creio não ser um bicho de 7 cabeças. Saberia me dizer onde posso fazer isso? Sou de SP/SP – novamente, muito obrigado
Prezado Ivanenko, tenho um fusca 1200 ano 1966 ainda 6 volts. Quero colocar um alternador 12 volts mas o que existe no mercado vem com uma base para substitur a base original de 4 parafusos que existe nos motores 1300. Acontece que no caso do motor 1200 não há essa base para ser trocada. Ou seja, no motor 1200 é uma peça unica, dessa forma fica impossivel se colocar o alternador 12 volts, já que o suporte original do 1200 é mais alto e a furação não coincide. Voce teria uma solução para este caso ? Muito grato desde já pela sua atenção.
Claudio
Olá Claudio. Por ser o suporte uma peça direta no bloco do motor, não tem como colocar uma alternador próprio para o Fusca (kit completo). A existem algumas adaptações, como a instalação do alternador do Chevete, mas é uma gambiarra. No caso de transformação do Fusca de 6 para 12, o que fazíamos era colocar um gerador de 12V. E um destes bem revisado, da marca Bosch, muitas vezes dura mais do que o alternador que vem no tal kit.
Muito bom as materias ref. Esse carro(fusca). Estou restaurando um ano 74. Q ja sta na familia a 34 anos.
Fusca é fusca e apaixonante.
Olá Roberto. Grato por participar. De fato o fuca é apaixonante. Estou de olho em um aqui por perto, branco, com cara de 69 e no ponto de customizar ou deixar totalmente original. Abraços
quero compra um fusca
Olá, vi na internet uma polia menor para ser colocada no dinamo, que faz ele girar mais rápido carregando a bateria em marcha lenta e ajudando na refrigeração do motor, mas será que uma polia menor, em altas rotações o gerador não vai sobrecarregar a parte elétrica do fusca?
Olá Gustavo. Creio que está polia é apenas para aumentar o giro do gerador. Ou seja: Não vai ser necessário acelerar o carro para apagar a luz e o gerador vai carregar um pouco mais na lenta. O que pode acarretar é problemas nos rolamentos com mais rapidez. Mas sobrecarga é um defeito que ocorre com o rgulador. A polia não tem como influenciar na sobrecarga.
Boa noite Fernando Ivanenko,
Tenho um fusca 1300 ano 75 e de uns tempos pra cá ele vem apresentando problemas na bobina, esquentando bastante. Já cheguei a perder uma nova, depois de uma manutenção de rotina. Depois de levar no mecânico e a um eletricista e não consegui uma resposta para problema.O mecânico diz que élétrico e o eletricista que é mecânico. Enfim, se poder me dar uma luz fico grato.
Olá Ernesto. O primeiro passo e medir o gerador ou alternador. Se houver excesso de carga pode esquentar a bobina. Mas é quase certo que é um problema elétrico. A fiação da bobina tem que ser recusada procurando um possível curto. Também pode precisar de uma pré resistência. Confira se a bobina é para o tipo de ignição dó seu fusca.
Boas, tenho um veiculo (desconhecido no Brasil, mais ou menos comum aqui em Portugal) com motor 50cc/50cm3 com “alternador”/estator com platinados de 6Volts 17W, e a bateria de moto de 12Volts 8Ah, resumindo; posso ligar o “alternador”/estator de 6Volts 17W na Bateria 12Volts 8Ah?
Olá Miguel. Grato por sua participação no site. Não tem como funcionar porque o seu alternador é de 6 Volts e não consegue carregar uma bateria de 12. Ele vai queimar. No seu caso o que manda é a voltagem. A solução seria usar duas baterias de 6 Volts ligadas em paralelo (nesse caso as baterias não podem descarregar totalmente) ou transformar seu alternador para 12 volts.
Boa noite Fernando.. Referente a amperagem dos fusíveis do fusca original (no meu caso fusca 74).. os de 15a são literalmente o restante dos itens ( como ignição por exemplo)? desculpe a ignorância… o rele do farol e do pisca quais são os fusíveis certo? estou com problema com o meu e não sei se os fusíveis estão corretos. e tenho certeza que não.
Então prefiro trocar todos, ate por que um deles queimou. obrigado.
Olá Wellington. Normalmente as amperagens do fusca são 8A para faroletes, 30A para farois (posteriormente colocaram o de 15A) e o restante de 15 também. Mas no mercado se costuma achar apenas os de 8 e 30. Já um curto acontece independente do valor do fusível se ele for imediato. Tem que descobrir a origem dele revisando os circuitos que passam nele.