Fusca

Uma das melhores diversões, bruscamente tomada dos aficionados por automóveis, foi a famosa regulagem do motor do seu possante. Algum leitor pode até pensar: “Isso é coisa de velho…”. Mas neste post veremos como é fácil e divertido como regular o motor de um Fusca

Esse conceito não deixa de ser uma verdade, porque é a modernidade que nos impede de dar uma “reguladinha” na marcha lenta do motor de nosso carro.

Sim, caros amigos mais jovens, existiu tal prazer entre os motoristas mais velhos e ainda existe para os que têm os veículos mais antigos como hobby. E nesse caso não há idade envolvida, todos se divertem com a mesma admiração.

Mas por que afirmamos que a modernidade acabou com este prazer automobilístico? Porque os motores de hoje se regulam sozinhos por meio de inteligência artificial cada vez mais capacitada.

Então, se você estiver procurando pelo parafuso de regulagem de marcha lenta do seu carro, um modelo da segunda década do nosso século, desista. Ele simplesmente não existe!

Mas no Fusca existe. Assim como no Opala e outros automóveis contemporâneos do velho e bom carro alemão. Escolhemos o Fusca porque é o mais simples, também um dos mais amados e serve de referência para vários outros da mesma fábrica, como a Kombi, Brasília e outras antiguidades (TC, TL, Variant, SP2 – raríssimo e muito valioso!).

Então, Mãos ao Auto!

 Como regular o motor

Abra o capô do seu Fusca.

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Fusca - como regular o motor

Existem dois parafusos de regulagem. Um deles é o indicado pela chave de fenda na figura acima.

Passo 1:

Ligue o carro. Acelere o motor e gire o parafuso de marcha lenta com uma chave de fenda (é um parafuso de fenda bem evidente na frente do carburador e próximo ao cabo do acelerador) até o seu ouvido achar ser uma rotação alta (aceleração média).

Passo 2:

Aperte o parafuso de regulagem da mistura no sentido horário (o que está indicado na imagem acima), até que caia a rotação do motor. Reajuste este parafuso no sentido anti-horário até o motor parecer manso, ronronar, ou não mancar parecendo que vai morrer. Isso você vai perceber facilmente. Este é o ponto ideal.

Confira a luz do gerador no painel. Uma boa rotação desse motor deixará esta luz ligeiramente piscando, jamais apagada ou acesa totalmente na marcha lenta. É por isso que seu Fusca só carrega plenamente a bateria com aceleração média (acima de 700 rotações por minuto) o que deixaria seu carro acelerado e gastando mais combustível.

Fusca - como regular o motor

Regulagem de carburador

Veja acima, na esquerda, os dois parafusos de regulagem citados na matéria.

Essa é uma simples regulagem de carburador. Mas existem outros fatores para isso, como abertura do platinado , o que pode deixar o fusca fora do ponto sintomas, temas que abordaremos em outra oportunidade.

Qual o motor de Fusca mais potente?

Todo fusqueiro sabe que a potência não significa que um Fusca é mais potente que outro. Depende muito de como dirigimos ele, do está do motor, regulagem, etc. Mas tecnicamente, o motor mais potente é o 1600. É o chamado besourão, com carburação dupla e 65 cavalos de potência. Para a época, um vulcão. Fora o torque que deixa muita 4×4 no chinelo em estradas íngremes.

Qual a velocidade máxima de um Fusca 1600?

Comparando com os veículos de hoje a velocidade de qualquer Fusca é baixa. Mas um Fusca 1600, carburação dupla, pode alcançar até  135 km por hora. Isto em 1971 era considerado algo surpreendente pelo modelo que deveria ser popular.

Quantos cavalos tem o motor do Fusca 1300?

É o famoso fusquinha, o mais fraco e neto do Fusca 1200, o mais antigo. É mecanicamente muito parecido com o Fuscão, Fusca e o Fusca besourão. Mas é  menos potente. Tem 46 cavalos e motor de 1,3 litros. O resto é igual. A diferença é que ele é bem mais econômico. Veja abaixo mais sobre o Fusca, sua origem e outros.

O Fusca

O Fusca é uma obra-prima criada pela mente de dois gênios: Ferdinand Porsche e Josef Ganz. Ou seja, se você é dono de um Fusca, então você é dono da metade de um modelo Porsche. Mas o que importa é o resultado final – um carro secular, “pau pra toda obra”, e também um astro da Disney.

Todo dono desse Volks o trata, a princípio, como um filho. E mais tarde como um avô. Ou seja, é um carro que faz parte da família. Mas um Volkswagen/Ganz com mecânica Porsche jamais perde a vitalidade e o charme que vem de berço.

 

Por isso ele é tão apaixonante! Ele é bom em tudo. Principalmente na facilidade que os engenheiros alemães fizeram questão de destacar em sua manutenção.

Fusca ferve o motor?

A primeira grande vantagem é que seu Fusca nunca vai ferver por falta d’água, como acontece com a maioria dos automóveis do mundo. Ele é refrigerado a ar, por uma ventoinha poderosa que é tocada pela única correia que existe no motor.

 

Por isso, os alemães dominaram por muito tempo a guerra no deserto: seus tanques eram equipados pelo mesmo motor que equipa seu Fusquinha. E enquanto os tanques ingleses pif fervendo seus radiadores, os tanques alemães não tinham esse tipo de problema.

O Fusca e sua manutenção

Então, como primeira manutenção, veja o estado da correia do motor, ou troque-a frequentemente. Um bom conselho para quem é proprietário de um carro assim é estocar peças que ainda são fabricadas, como correia, fusíveis, relés e outras.

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Um problema frequente é a pouca duração da carga de sua bateria. Isso se deve ao gerador, um dínamo, que é muito pouco eficiente em comparação com os alternadores de energia. Mas você pode trocar o gerador por um alternador.

 

Este é um gerador

Fusca

 

Este é um alternador de fusca. Note a ventoinha que refrigera o motor.

 

Um alternador é mais potente, não precisa de muito giro do motor para produzir energia para a bateria. Então, sabemos que um fusca equipado com um gerador vai carregar a bateria somente na alta, ou acelerando o motor do carro.

 

Muitos motoristas efetuam a troca por um alternador, melhorando o desempenho de energia. Mas no caso de um fusca “antiguidade”, não recomendamos a troca por causa da originalidade. A troca não é algo impossível para alguém sem experiência. É mais demorado, mas perfeitamente possível, bastando apenas aplicar o amor que você já tem por seu fusquinha.

 

No princípio toda a parte elétrica do fusca era de 6 volts. Embora raro, ainda encontramos acessórios que trabalham nesta voltagem, como lâmpadas e relés, bastando fazer uma garimpagem na internet (observação: baterias de 6 volts são raríssimas, mas podem ser encomendadas em certas fábricas por um preço bem salgado).

 

Curiosidade: O Fusca (somente os equipados com gerador e platinado ) é capaz de funcionar quase perfeitamente com os cabos de bateria invertidos! Apenas o fusível das setas irá queimar, quando acionadas.

Revisando os fusíveis

São poucos e ficam bem debaixo do cano do volante, presos ao painel.  Se você tiver fusíveis disponíveis, troque todos pelo menos uma vez ao ano, respeitando as amperagens e aplicando um limpa contato. Seja delicado, pois a caixa de fusível se solta facilmente do seu local. E lembre-se que neste automóvel tudo é muito próximo das partes metálicas. Por isso, sempre desligue o negativo da bateria quando for dar manutenção na elétrica do seu fusca.

Amperagens mais comuns dos fusíveis do fusca:

 

*8 A faroletes

 

*30A faróis

 

*15A outros

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Bateria do fusca

 

De 45 a 60 amperes-hora e 12 volts. Não há restrição para a potência da bateria. O que pode influenciar é a capacidade fraca do fusca de repor a carga da bateria.

 

Aprenda a consertar seu Fusca!

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