Já explicamos em outro post o que é um platinado. Como vimos, esta peça é antiga, não existe mais nos carros modernos. Então, esse post é para aficionados por carros antigos, ou até mesmo para profissionais do ramo que não conheceram o platinado. Todos os carros antigos da Volks saíam equipados de fábrica com platinado. Mas não é algo exclusivo da fábrica alemã. Opalas, Chevetes, e modelos da Ford, também usavam platinados, até o advento da ignição eletrônica.
Para muitos, foi a ignição eletrônica que acabou com o prazer de regular um carro, assim como a injeção eletrônica nos tirou o prazer de regular um carburador. Mas tudo tem seu preço. E a tecnologia cobrou o seu.
Como regular um platinado.
Retire a tampa do distribuidor. Ela pode estar presa por parafusos ou travas metálicas, de acordo com o modelo do carro. Você vai precisar de uma (talvez duas) chave de fenda média, e um pedaço pequeno de lixa fina, no caso de você perceber pela aparência que os contatos merecem uma lixadinha.
Atenção: trabalhe com a chave do carro desligada. Também não será necessário retirar o distribuidor do carro.
A regulagem do platinado é algo bem simples. Você pode retirar o rotor para facilitar ainda mais. A intenção é regular a abertura do platinado quando ele passa no ressalto. Primeiro você vai girar o motor até o platinado ficar em cima de um dos ressaltos. Basta girar a polia inferior (no caso do Fusca) para “casar” o platinado com o ressalto. Feito isso, solte um pouco o parafuso na base do platinado.
No passado se usava um conjunto de palhetas próprias para regulagens de abertura em peças mecânicas, como o conjunto da foto abaixo.
Não é uma ferramenta fácil de se encontrar no mercado. Talvez um mecânico mais antigo na profissão tenha um desse guardado. A abertura do platinado varia entre 0.40 e 0.50 milímetros – uma medida muito parecida com a espessura de uma lâmina de serra de ferro… Com a “lâmina” correta entre o martelo e a bigorna do platinado, você deve apertar o parafuso que afrouxou antes. Remonte todo o distribuidor (não se esqueça do rotor) e acione o motor do carro observando se ele está bem regulado. Lembrando que com o platinado totalmente fechado – ou colado – o motor não vai pegar. Com ele muito aberto pode falhar ou também não funcionar. Durante o serviço, e observando a reação do motor, você vai perceber qual é a melhor abertura para o seu platinado. Mas se o distribuidor estiver em boas condições, com certeza a regulagem será bem mais fácil.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Gostei da informação poderia mandar mais dicas no meu face
Ótimas informações. Tenho uma brasilia 81 e tá difícil manter a regulagem do carburador(duplo).
Como sou pouco entendido no assunto, tenho que depositar confiança no mecânico que já trocou todas as juntas velhas por novas mas mesmo assim o motor demora para voltar na lenta quando vou mudar uma marcha para outra, sendo as trocas quase todas feitas com motor ainda acelerado mesmo tirando o pé do acelerador. quando abro a tampa do motor notei que o carburador do lado direito faz um barulho tipo puf,puf de tempo em tempo ( de 5 em 5 segundos mais ou menos) sendo que um outro mecânico disse poder ser a base do carburador que esta com defeito, mas o que trocou as juntas e regulou diz que não.
Olá Alexandre. Motores como o seu coM carburacao dupla pode precisar de um aparelho chamado equalizador para regular. Mas é antiguidade e você vai ter que confiar nos ouvidos do mecânico até ele acertar. Muitos mudaram para um carburador exatamente por esta dificuldade.
Olá Alexandre !! Tenho uma Brasuka 80 e sei de uma dica “faça em casa” pra equalizar seus carburadores. Tem esta página que explica certinho o que fazer e como fazer – http://pumaslubisomem.blogspot.com.br/2010/07/equalizador-caseiro-pdupla-carburacao.html.
Arregace as mangas e mexa você mesmo no seu carro. Se der zica e você não conseguir lembre-se: você já ia levar o carro ao mecênico mesmo !!
Abraço