Cadeado no painel do novo Uno

O Fiat Uno, mesmo que seja o novo Uno, ainda continua sendo um carro popular e um grande competidor em vendas no Brasil. Sua tecnologia também é nova, com muitos informações acrescentadas através de eletrônica embarcada usada, principalmente no seu computador de bordo. São itens que aumentam o conforto do motorista, mas visando também o máximo de segurança possível. Entre outros, ele vem equipado com alerta de fim de combustível, demostrando ao motorista quantos quilômetros ela ainda pode rodar. Mas, nesse post, iremos explicar o que significa um cadeado amarelo acendendo no painel do Novo Uno.

Continua após a publicidade..

O que diz a fábrica

A fábrica chama este tipo de advertência no painel de luz espia, que em condições normais deve dar uma piscada quando a chave do carro é ligada. Mas se permanecer acesa, e ao mesmo tempo acender a luz espia de um motorzinho, (veja no quadro abaixo) isso significa que o código da chave não foi reconhecido pelo sistema.

cadeado-no-painel-do-novo-uno2

Cadeado no painel do novo Uno

Continua após a publicidade..

O carro simplesmente pode não funcionar e por isso o símbolo de cadeado com um carro junto (literalmente criticando). O item 2 da última imagem abaixo, que é parte do manual do novo Uno, explica um processo que pode reverter essa situação. Caso não funcione a recomendação, o conselho é procurar a assistência para codificar a chave, embora alguns chaveiros especializados consigam fazer isso em alguns modelos nacionais. Vale a pena conferir. Mas o que pode  causar esse defeito? Como dito antes, a chave possui um código eletrônico e cada uma tem um diferente.

Isso implica em ter dentro da chave – parte de plástico – um circuito eletrônico. Sim, a chave do seu Uno é um acessório muito importante, mas frágil. Quedas podem danificar a chave, perdendo o código registrado nela. Cópias simples de chaveiros também não vão funcionar simplesmente porque não foi instalado este sistema nela. Por isso, o cadeado amarelo no painel do novo Uno acende e não apaga.

Cadeado no painel do novo Uno

Cadeado no painel do novo Uno

Fonte: manual do novo Fiat Uno

Continua após a publicidade..