Lavador do para-brisa do Palio
Muitas vezes o defeito do lavador do para-brisa do Palio, e outros modelos mais antigos da Fiat, é no seu motorzinho elétrico ou “bomba elétrica de água”. Em vários outros modelos de veículos esse motorzinho é fácil trocar. Mas isso não acontece no caso do Palio, Siena e outros carros da Fiat. Nesse post vamos mostrar onde fica esse motorzinho elétrico e como trocá-lo.
Possíveis defeitos
Mas antes devemos saber quais são os possíveis defeitos desse acessório do seu Palio. Veja abaixo.
- Verifique o nível de água do reservatório
- Fusível queimado. É o primeiro teste que devemos fazer no caso de defeito no lavador de para-brisa do Palio. (VEJA AQUI OS FUSÍVEIS DO PALIO)
- Comando com defeito. É bem raro de acontecer, mas deve ser testado no caso do fusível não ter queimado. Quase sempre o defeito no comando é bem nítido, como a haste quebrada ou rodando solto.
- Fiação. Nesse caso é normal ser no soquete ou fios que vão no motorzinho.
- Motor simplesmente queimado. É o mais comum. Nesse caso somente a troca vai resolver.
Dica:
“Muitas vezes essa bombinha faz barulho, mas não joga água. Nesse caso também é defeito nela”
Onde fica
Repare na foto acima. Será que dá pra ter acesso sem tirar a roda? Sim. Mas da maneira acima facilita muito o serviço. Mas observe que foi feito em uma oficina. A capa, ou para-barro, tem que ser removida parcialmente. Ela é presa por parafusos bem na beirada do para-lama. Não são difíceis de retirar, Depois, use uma chave de fenda para abrir a capa conforme a foto abaixo.
O motor do lavador, ou a bomba de água dele, fica bem evidente ao soltar a capa. Pra trocá-lo basta desligar o plugue ou fios, soltar as mangueiras (pode se uma no caso de ter somente limpador dianteiro) e puxar o motor para cima. Ele sai com facilidade e se houver água no reservatório é normal ela vazar.
Uma dica: existe uma borracha preta vedadora que costuma ficar presa no reservatório, exatamente onde o motor fica encaixado. Tome cuidado ao instalar o motor novo para que essa borracha não caia dentro do reservatório. Use pouca força e passe um pouco de graxa na ponta do motor.
“Não precisa retirar todo o reservatório para fazer o serviço”
Para remontar, basta seguir o passo a passo ao contrário. Trabalhe em segurança. Se for retirar a roda, use um macaco e cavaletes de segurança. Mas é possível fazer o serviço girando a roda totalmente para um lado.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Belo trabalho!! Essas postagens ajudam muito!!!