Porca da lanterna do Palio

Este post é sobre uma das mais incríveis porcas já produzidas em série para um automóvel. Portanto se refere ao Pálio mais antigo, anos 90 para trás. Não é novidade a Fiat fazer uso de parafusos com roscas numerosas. E isso também acontece com a porca da lanterna do Palio. Também mostroneste post onde fica o motorzinho ou bomba do lavador de vidros do Palio, com fotos de serviço que realizei.

A fixação da bateria do mesmo Palio, e alguns mais novos, confirmam isso. Nesse caso é um parafuso bem grande. Mas nesse post nos referimos a lanterna traseira, os dois lados. Existe por ali uma porca gigante, mas não em largura, e sim em comprimento. Alguns acham que foi elaborada para facilitar a retirada da lanterna.

De fato ajuda, visto que se fosse uma porca “rasa”, o serviço seria mais custoso. O grande problema é encontrar esta tal porca da lanterna do Palio no mercado. E, mesmo com todo seu tamanho, é costume perdê-la no momento do serviço.

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porca da lanterna do Palio

Ela pode se soltar de sua mão, ou da chave usada e cair em lugares que são chamados por profissionais reparadores de “buraco negro”. Caiu ali, pode ser um sumiço para sempre.

Em outras situações alguém já fez um “vale” nesta peça exatamente pela raridade de encontrar para comprar. Para retirá-la uma chave de 10 mm deve ser usada. Pode ser de estria ou boca. Curiosamente ela tem pouca rosca se comparada ao seu comprimento.

Porca da lanterna do Palio e alguns macetes

O macete para ela não se perder dentro da lataria do carro é apenas aplicar um desaperto com a chave, e fazer o resto do serviço com a mão sempre atento e segurando firme a porca.

Como é uma peça rara de um carro antigo, podemos substituir por uma porca normal. O que muda já foi dito acima: dificulta o serviço. A chance de perder essa porca curta é bem maior, mas pode ser substituída com muita facilidade. Ela é encontrada em qualquer loja de ferragens ou de porcas e parafusos.

Lavador do para-brisa do Palio

Muitas vezes o defeito do lavador do para-brisa do Palio, e outros modelos mais antigos da Fiat, é no seu motorzinho elétrico ou “bomba elétrica de água”. Em vários outros modelos de veículos esse motorzinho é fácil trocar. Mas isso não acontece no caso do Palio, Siena e outros carros da Fiat. Nesse post vamos mostrar onde fica esse motorzinho elétrico e como trocá-lo.

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Possíveis defeitos

Mas antes devemos saber quais são os possíveis defeitos desse acessório do seu Palio. Veja abaixo.

  • Verifique o nível de água do reservatório
  • Fusível queimado. É o primeiro teste que devemos fazer no caso de defeito no lavador de para-brisa do Palio. (VEJA AQUI OS FUSÍVEIS DO PALIO)
  • Comando com defeito. É bem raro de acontecer, mas deve ser testado no caso do fusível não ter queimado. Quase sempre o defeito no comando é bem nítido, como a haste quebrada ou rodando solto.
  • Fiação. Nesse caso é normal ser no soquete ou fios que vão no motorzinho.
  • Motor simplesmente queimado. É o mais comum. Nesse caso somente a troca vai resolver.

Dica:

“Muitas vezes essa bombinha faz barulho, mas não joga água. Nesse caso também é defeito nela”

Onde fica

 

Repare na foto acima. Será que dá pra ter acesso sem tirar a roda? Sim. Mas da maneira acima facilita muito o serviço. Mas observe que foi feito em uma oficina. A capa, ou para-barro, tem que ser removida parcialmente. Ela é presa por parafusos bem na beirada do para-lama. Não são difíceis de retirar, Depois, use uma chave de fenda para abrir a capa conforme a foto abaixo.

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Lavador do para-brisa do Palio

O motor do lavador, ou a bomba de água dele, fica bem evidente ao soltar a capa. Pra trocá-lo basta desligar o plugue ou fios, soltar as mangueiras (pode se uma no caso de ter somente limpador dianteiro) e puxar o motor para cima. Ele sai com facilidade e se houver água no reservatório é normal ela vazar.

Uma dica: existe uma borracha preta vedadora que costuma ficar presa no reservatório, exatamente onde o motor fica encaixado. Tome cuidado ao instalar o motor novo para que essa borracha não caia dentro do reservatório. Use pouca força e passe um pouco de graxa na ponta do motor.

“Não precisa retirar todo o reservatório para fazer o serviço”

Para remontar, basta seguir o passo a passo ao contrário. Trabalhe em segurança. Se for retirar a roda, use um macaco e cavaletes de segurança. Mas é possível fazer o serviço girando a roda totalmente para um lado.