A fonte de energia de um carro

A bateria de um carro é como uma caixa onde se acumula energia para que toda a parte elétrica do veículo funcione bem. Mas ela tem um tempo de vida útil e precisa ser trocada. Neste post veremos quais os cuidados que devemos ter e como trocar uma bateria de carro.  Primeiramente tenha em mãos as ferramentas adequadas, pois é impossível retirar a bateria de alguns modelos sem tais ferramentas. Mas para trocar a bateria do Citroen Picasso é outra história.

É difícil trocar a bateria do carro?

Quase sempre é melhor um profissional fazer a troca da bateria principalmente por causa de possíveis curtos. Também é necessário ferramentas que podem variar de modelo para modelo. Mas isto pode ser resolvido se a gente for precavido e comprar as ferramentas, consultando um profissional de confiança, e seguir certas regras que descrevemos neste post. Eu já ensinei vários clientes a trocar a bateria do carro deles 

Como trocar uma bateria de carro

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.Também veja no manual se há algum empecilho eletrônico para trocar a bateria, o que vai exigir a presença de um profissional.

Primeira sugestão: passe em uma loja e compre chaves de 10 e 13 milímetros e uma chave “ele” número 13. Esta chave realmente tem o formato da letra L (para linha Fiat, compre um canhão vazado 13). Basicamente todo motorista deveria ter este kit de ferramentas guardado em seu automóvel.

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Dicas para trocar uma bateria de carro

Como trocar uma bateria de carro

Repare a porca de fixação da bateria no centro, embaixo, no final da correia.

Veja também: Como fazer uma chupeta em bateria arriada

Procure pelo parafuso de fixação da bateria no carro, que normalmente fica em uma das bases compridas dela. Solte este parafuso com uma das chaves “ele” ou canhão mencionados acima.

Qual polo da bateria devo tirar primeiro?

Para desinstalar os fios de uma bateria você sempre deve começar desligando o pólo negativo, ou aquele que tem um sinal matemático de “menos” gravado ao lado de dos polos. Por que deve ser assim? Isso é de máxima importância, pois vai evitar possíveis curtos da chave usada com a lataria, visto que esta é negativa também.

Mas, se você começar pelo positivo, corre o risco de encostar a ferramenta em partes metálicas do carro, fechando o positivo no negativo através do aterramento do carro , o que produzirá uma grande faísca que poderá queimar sua pele.

Já para instalar uma bateria desligada faça o contrário e comece pelo positivo, terminando sempre no negativo pelo mesmo motivo: evitar acidentes. Além disso, trocar uma bateria pode desregular os vidros elétricos do seu carro ou exigir um código de fábrica para religar o seu rádio.

Quanto tempo tem que trocar a bateria do carro?

Quase sempre recomendo a troca um pouco depois da garantia ter acabado. Tudo é dimensionado, e uma bateria com certeza também é. O risco é a bateria simplesmente estragar depois da garantia. Pode durar mais? Sim! Mas é um risco de acordo com a parte elétrica da cada carro.

“Cuidado: uma bateria de carro pode pesar mais de 13 kilos!” “E cuidado com o ácido dela”

O que fazer com a bateria velha?

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A bateria que você retirou do seu carro passa a ser uma sucata que pode afetar a saúde e o nosso ambiente. Ela também tem um bom valor de mercado que pode servir como barganha na hora da compra. E cada vez mais o preço da sucata de bateria sobe, chegando até em três dígitos!

É um bom investimento. Por isso, se você comprou sua bateria nova em um supermercado, por exemplo, procure um ponto de descarte (uma loja de baterias) e não faca uma doação, essa lojas compram sucata de bateria por um bom preço.

O que acontece com o carro quando a bateria está fraca?

Ele literalmente fica com a partida do motor fraca. Parece que o motor está pesado, mas é a bateria que não consegue fazer o motor girar. Outra situação, quando a bateria está muito fraca, é não acender nada no painel quando ligamos a chave. Neste caso tem que ser avaliado a bateria e o alternador, além do motor de partida, antes de condenar a bateria.

Como ligar uma bateria de carro em série ou paralelo

Ligar uma bateria de carro pode ser no próprio carro, caminhão e outros, ou na carga lenta. Outras possibilidades são os veículos especiais como motorhome, trailers e veículos para eventos.  Pode haver variação de ligação de uma bateria. Ou se usa em paralelo, série, ou ambos.

A técnica é simples, um dos princípios da eletricidade básica ensinada em cursos. Mas um erro pode comprometer a parte elétrica do veículo em questão. O alternador pode queimar, assim como lâmpadas e componentes eletrônicos.

Em alguns casos de ligação errada de bateria podemos comparar com ligar um aparelho elétrico de 110 Volts em uma tomada de 220 Volts. A diferença é que todo o sistema elétrico do carro está ligado na bateria. Então seria o mesmo que ligar uma casa inteira – equipada com eletrodomésticos de 110 volts – em um padrão de 220. O estrago seria bem maior.

O princípio é respeitarmos a voltagem final do sistema. Onde é 12 volts, a bateria deve fornecer 12 volts ou no máximo 14,9 volts, que é o tolerado e necessário para manter a bateria carregada (veja aqui). Os veículos brasileiros, principalmente os carros, saem de fábrica com um sistema de 12 volts. Nesse casso temos uma bateria de 12 Volts ligada em paralelo com o sistema elétrico do carro.

Ligação em paralelo de baterias

O que é isso? Conforme o parágrafo anterior, é o sistema elétrico mais usado. No caso de ligar uma bateria em paralelo com outra seria: positivo com positivo e negativo com negativo, igual à ligação de uma chupeta em bateria arriada . O resultado prático dessa ligação é que a voltagem  se mantém (12 Volts) mas a corrente final dobra. Ou seja ela fica mais forte e com maior reserva de energia, mas com a mesma voltagem de uma bateria, conforme a imagem abaixo.

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Ligação em série de baterias

É menos usado, mas com possibilidades maiores de energização. Nesse caso a voltagem da bateria é somada e a corrente ou amperes se mantém igual a de uma bateria. Uma ligação em série pode alimentar diversos circuitos de 24 Volts, 36, 48, e assim por diante. Basta ligar mais baterias em série. Mas os equipamentos e o alternador têm que ser de valores iguais a soma final da voltagem. A ligação em série é: positivo de uma bateria ligado no negativo da outra. Sobram um negativo e um positivo que devem ser ligados no circuito normalmente. Veja a imagem abaixo e o resultado final dos valores (para 24 volts). Sempre preste máxima atenção ao serviço. Em caso de dúvidas não insista e procure por um profissional capacitado.

 

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