Fusível de carro

Um fusível de carro é uma peça pequena, de poucos centímetros. Mas é de extrema importância para o seu carro. Ele é simplesmente o último recurso do sistema elétrico automotivo para evitar um curto. São usados há muito e se modernizaram junto com os automóveis e outros. Temos vários artigos sobre fusíveis de carro no site.
Em cada um deles explicamos detalhes que podem ajudar o motorista a usar adequadamente o fusível.

Original?

Sim. Com certeza é a melhor opção. Existem marcas paralelas que também são boas. Mas, os originais são dimensionados pela própria fábrica do carro, e não existem iguais no mercado. Já o paralelo, como saber se é de boa qualidade? Talvez comprando de marcas conhecidas, como a Marília e outras. O problema é a facilidade de falsificar um fusível de carro, algo já bem antigo.

Veja também

Continua após a publicidade..

Conheça um curso de auto elétrica online e com acompanhamento ao vivo

Continua após a publicidade..

Existem situações em que um fusível “similiar” simplesmente não queima, mas o curto continua seu caminho causando grande danos com queima de acessórios e fios. Muita fumaça acontece assustando o motorista.

Continua após a publicidade..

Na imagem acima vemos um fusível de qualidade duvidosa. Mas os citados como “similares” sequer derretem, ficam intactos enquanto danifica o carro. Isso em carros mais antigos era um desastre. Imagine em carros mais modernos com acessórios eletrônicos extremamente sensíveis. Também é evidente que existe risco até de incêndio. Use sempre fusíveis, e outras pecas, originais. Não são caros e devemos sempre ter fusíveis originais de reserva. Inclusive isso deve ser repassado para o profissional que for consertar seu carro.