Brigas de trânsito – Por que acontecem?

Vivemos em um mundo cada vez mais estranho. Ou melhor: uma humanidade cada vez mais violenta, onde qualquer pequeno fato pode se transformar em tragédia. Isso também acontece no trânsito. Brigas de trânsito então cada vez mais fazendo parte do nosso dia a dia, sendo algo pesquisado até por psicanalistas.

Uma teoria interessante é a disputa por espaço. Alguns especialistas afirmam que dirigir em trânsito pesado, com muitos carros, o inconsciente do motorista cria uma intenção de ser dono espaço da rua. Por isso as discussões quase sempre começam por fechadas no trânsito, parar em fila dupla e outros. De ofensas, temos uma discussão, depois vias de fato. Até mortes acontecem em brigas de trânsito.

Continua após a publicidade..

Veja abaixo uma lista de alguns motivos que podem causar brigas no trânsito.

Respeitar distanciamento

É lei manter um distanciamento do veículo a frente. Rodar em ruas e avenidas colado na traseira de um carro irrita ambos motoristas, um se sente pressionado e o outro quer cada vez mais forçar a passagem.

Buzina
A buzina foi feita para chamar atenção de outro motorista como um aviso amigável de algo no trânsito ou no carro dele, entre outros motivos legais. Mas muitos descontam sua raiva na buzina. É como gritar com outros. Isso é irritante e causa muita discussão no trânsito. Pense várias vezes antes de usar a buzina ao dirigir seu carro.

 

Continua após a publicidade..

VEJA TAMBÉM

CONHEÇA UM CURSO DE AUTO ELÉTRICA COM ACOMPANHAMENTO ONLINE!

Farol
Sim. É muito usado para pedir passagem. Nessa situação, quase sempre o veículo de trás está mais rápido e muito próximo do carro a frente. Piscar o farol pedindo passagem pode ser como o uso da buzina citado acima. Os dois casos são sintomas de pressa, o que não combina com dirigir um veículo.

Continua após a publicidade..

Parar em local não permitido
Por que um local pode ser proibido estacionar? Isso não é escolhido sem um motivo. Um exemplo é estacionar em fila dupla, local de desembarque de cargas, ponto de ônibus ou uma garagem. Quem não fica irritado ao sair da sua casa e encontrar um carro estacionado na porta de sua garagem? Se for apenas uma parada já irrita, imagine impedir totalmente sair com o carro.

Sinalizar ao dirigir
Uma situação que causa discussão em trânsito é dirigir sem sinalizar. Virar ou parar o carro sem dar seta, por exemplo, pode causar acidentes banais e grandes discussões. Use as setas e o alerta do seu veículo sempre que for necessário. Também mantenha em dia a manutenção da iluminação do seu carro, como lâmpadas de seta, farol e luz de freio.

Não responda a ofensas no trânsito. Mantenha a serenidade e use sempre de direção defensiva. Citamos alguns motivos de discussão no trânsitos. Basta observar que veremos muitos outros sendo praticados no dia a dia. Desenvolver essa tranquilidade evita multas, aborrecimentos, e acidentes.