Como fazer a baliza do Detran 

Então chega o dia do exame para se tornar um motorista habilitado e quase sempre a maior preocupação do candidato é a tal de baliza, onde os examinadores são sempre rígidos, e o índice de erros durante a manobra tem que chegar perto do zero. Mas o que é uma baliza? Como “aprender” a fazer uma baliza?

Continua após a publicidade..

Usamos a baliza  para estacionar um carro – e é o melhor método para isso. Ela acontece de ré por ser mais fácil de realizar a manobra. Embora muitos achem uma dificuldade manobrar olhando o retrovisor, de ré, e ao mesmo tempo se preocupar coma a dianteira do carro, basta experimentar estacionar um carro de frente, em vaga entre dois carros, para perceber a dificuldade.

Então é uma manobra fácil? Tudo é uma questão de costume, principalmente acostumar a ficar tranquilo, sem perder a noção de espaço que se aprende com execícios apropriados ao treinarmos como fazer a baliza do Detran. Quase 100% dos motoristas tem medo de realizar uma baliza para estacionar seu carro.   Talvez seja um medo que vem exatamente do teste que todo aprendiz é submetido. Nesse dia, não tem “sangue”, mas suor e lágrimas é bem comum devido a uma lenda que se espalha entre os candidatos. Não devemos achar que a missão do examinador é reprovar todos os candidatos.

Lenda

Quando falamos de lenda, é porque o tempo criou uma, embora o teste de baliza seja até mais fácil do que décadas passadas. É verdade que o exame de baliza é responsável pela maioria das reprovações para ter a permissão para dirigir. Mas a dificuldade não é motivo para evitarmos de fazer essa manobra, principalmente depois que tiramos a carta; sim, a vida de motorista começa depois da aprovação nos exame.  Se conseguimos uma vez, na hora mais difícil que é o exame, em outras situações fica mais fácil. Seria algo como aprender a andar de bicicleta: se ficarmos anos sem andar podemos até ter uma dificuldade de equilíbrio, mas não se desaprende a andar de bicicleta.

Continua após a publicidade..
Como fazer a baliza do Detran

Fazer uma baliza é estacionar um carro em um espaço parecido com o da foto acima

Como fazer a baliza do Detran

Basicamente a manobra é sempre a mesma. Não existe fórmula mágica para aprender como fazer uma baliza do Detran em uma primeira tentativa. O mesmo vale quando se tem dificuldade de fazer uma. E essa dificuldade aumenta quando se é reprovado uma ou mais vezes por causa da baliza. Mesmo com tanta tecnologia a disposição, como: aplicativos e vídeo aulas, o exame é solitário e sem consulta, uma verdadeira prova fechada.

Técnica mais comum para fazer uma baliza do Detran

Continua após a publicidade..
  • Procure a vaga (como a foto acima) e pare o seu carro ao lado do carro que está na frente da vaga ( caso da foto o carro amarelo).
  • Verifique se não outro veículo ou pessoas atrapalhando a manobra.
  • Se for estacionar a sua direita – como na foto acima – vire o volante totalmente para a direita. Se for vaga a esquerda vire o volante para a esquerda. Quase sempre o exame é feito a direita, que é nossa mão de trânsito oficial. Mas é bom treinar as duas, visto que o exame pode ser feito em uma via de mão única ou até a pedido do examinador (alguns estados).
  • Engate a marcha ré e mova lentamente o veículo até a roda traseira ficar cerca de 20 cm do meio fio. Em seguida vire o volante para o lado contrário até alinhar a direção.
  • Movimente o veículo, ainda de ré, até que ele fique alinhado com a calçada. Mas vigie a manobra pelo retrovisor para evitar bater nos cones ou com as rodas no meio fio (guia).
  • Se for necessário, engate uma primeira e deixe o carro ir um pouco a frente.
Como fazer a baliza do Detran

Imagem: Portal Na Estrada RO/Como fazer a baliza do Detran

Mas o mais importante é o treinamento. Treinamento da manobra e do exercício da tranquilidade, o fator mais importante. Tenha em mente que não é um bicho de sete cabeças. Além dos procedimentos acima, e outros que seu instrutor pode conhecer, seria interessante simular o local do exame, com os cones e um examinador “dublê”,  exatamente como ele estaria no dia da prova de rua. Isso significa deixar o local mais conhecido pelo candidato e o dia do exame vai ser quase como um dia de treinamento. Outra dica é não ir para o exame com pouca prática de baliza, ou com pouco acerto nos treinamentos. Treine, treine, e treine, até ser como aprender a andar de bicicleta. Não faça uso de remédios. Eles podem piorar muito seus reflexos e o resultado ser pior do que sem o uso deles.

Depois disso tudo, o exame foi positivo? Então você está sentindo a deliciosa vitória de conseguir a carta. Mas não fique entusiasmado com isso. Saber fazer uma baliza não cria repentinamente um bom motorista. Somente a rotina através de muita direção defensiva vai criar uma verdadeira responsabilidade no trânsito. Continue treinando, principalmente a boa educação de trânsito. E lembre-se que o mais importante envolvimento que existe ao dirigir é o da presença de pessoas. Sim, transito é de pessoas, de vidas.

Como fazer a baliza do Detran

Vidas!