Carro parado por muito tempo

Em tempos de decretos por causa da pandemia do coronavírus, um carro parado por mais tempo vai ser mais comum. Também, um carro ficar sem uso pode ter outros motivos, como viagens constantes, doença, ou até falta de motorista. Não é algo incomum. O que fazer nesse casos? O que pode acontecer com um carro parado por dias? Nesse post daremos algumas dicas para seu carro não ter problemas por falta de uso.

Continua após a publicidade..

É bom ter em mente que um carro foi fabricado para rodar. Sua durabilidade depende disso, principalmente os caso mais modernos que tem vários sistemas eletrônicos, Por exemplo: alguns deles dependem totalmente da bateria com carga ou pode até não ligar mais. Mas existem outros problemas que podem acontecer.Veja a lista abaixo depois da imagem.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

carro parado

Dicas para quem vai deixar o veículo parado

  • Observe os pneus. Devem ser calibrados periodicamente quando usamos e quando temos o carro parado. A sugestão é adquirir um mini compressor que é ligado no acendedor de cigarro. Nesse caso é uma ação para um carro que fica muito tempo parado, meses.
  • Bateria. Esse é o item que mais sofre com um carro parado. Ela precisa da energia produzida pelo motor para se manter carregada. Solução? Ligar o motor periodicamente por cerca de 15 minutos. De preferência todo dia. Se não for possível peça alguém para fazer por você.
  • Ligue o motor para também lubrificar suas partes internas. Motor parado não quer dizer que está sendo totalmente preservado. Mangueiras podem ressecar, anéis de  vedação e todo tipo de juntas e retentores dentro do motor também podem ressecar.
  • Combustível. Mais um motivo para ligar o motor. Gasolina ou álcool que ficam dentro do tanque por muito tempo pode estragar. Eles também tem prazo de validade.
  • Mantenha o carro protegido. Uma garagem coberta é ideal. Também podemos usar capas protetoras ou até protetores de sol para o painel.
  • Se for um tempo muito longo, não coloque o carro em cavaletes.
  • Se possível, mova o carro para frente e para trás. Isso é bom para os freios e embreagem. Há casos que depois de muitos dias o freio trava, principalmente o freio de mão e aqueles que ainda usam lonas nas rodas traseiras.
  • Verifique a água do radiador e complete se necessário (VEJA AQUI).
  • No caso de usar o carro novamente, observe se todas as luzes do painel apagaram ou se surgiu algum código no painel. Se for vermelho, desligue o carro e procure um mecânico.