Pressão de pneus – O que é isso?

Como verificar a pressão dos meus pneus?
Saber como medir a pressão de pneu é algo importante para quem tem um carro. A manutenção da pressão correta dos pneus proporciona uma condução mais suave e até ajudará a reduzir o consumo de combustível do seu veículo. Veja nesse post como verificar a pressão dos pneus e encher (ou murchar) se for necessário.

Pegue um calibrador de pneus
Primeiro, você precisará de acesso a um medidor de pressão de ar. Você pode encontrá-los na maioria dos postos de gasolina, onde eles são geralmente ligados ao compressor de ar (que você vai usar para adicionar ar ao pneu, se necessário). Alternativamente, você também pode comprar seu próprio medidor numa loja de autopeças, é um investimento baixo e que vale a pena.
Existem medidores de vários formatos e tipos, incluindo analógico e digital. Medidores analógicos, mais comuns, são baratos e pequenos, embora às vezes possam ser difíceis de ler. Medidores digitais empregam um display eletrônico, que são muito fáceis de usar. Por outro lado, os medidores digitais são mais suscetíveis a danos causados ​​por impacto, sujeira ou poeira e utilizam baterias que devem ser substituídas de vez em quando.

pressão dos pneus

Confira a pressão de pneus indicada para o seu carro

Antes de fazer a medição, procure as especificações da montadora para a pressão dos pneus, pois elas variam de veículo para veículo. Procure por um adesivo na porta do lado do motorista, indicando o PSI (sigla em inglês que significa libras por polegada quadrada). Se você não encontrar, essa informação também pode estar no porta-luvas ou no manual do proprietário do veículo. Você também pode encontrar uma leitura de pressão no pneu. Seja cauteloso porque esta é a pressão máxima suportada pelo pneu, e não necessariamente a pressão recomendada.

Enchendo os pneus
Antes de medir a pressão e encher ou murchar seus pneus, deixe seus pneus esfriarem por alguns minutos. Se você fizer a leitura enquanto os pneus ainda estiverem quentes, os resultados podem ser imprecisos. Três a cinco minutos de espera são suficientes.
Remova a tampa da válvula de ar do pneu e coloque-a no bolso para não a perder. Empurre o manômetro firmemente sobre a válvula até o aparelho fazer a leitura.
Se a leitura mostrar que o seu pneu precisa de ar, confira se ele não está com algum vazamento na válvula ou com algum furo na estrutura. Se você não encontrar nenhum problema, empurre o bocal do compressor de ar sobre a válvula e adicione ar usando rajadas curtas. A menos que o compressor permita pré-definir a quantidade de ar a adicionar, verifique a pressão novamente (com o medidor) após cada rajada.

Veja aqui as medidas de calibragem de pneus

Certifique-se de parar o compressor quando não ouvir mais o ar sendo liberado no pneu, para não encher demais os pneus. Quando tiver terminado, recoloque a tampa da válvula, girando-a até que ela caiba perfeitamente na válvula. Como regra geral, verifique a pressão dos pneus uma vez por mês. Pneus muito inflados podem piorar as condições de dirigibilidade e frenagem do carro, além de gerar maior desgaste. Já pneus murchos aumentam o consumo de combustível e pioram o tempo de aceleração do carro.

Perigos potenciais de pneus superinflados
Pneus muito inflados não geram o devido atrito com o asfalto, o que resulta em menos tração e direção mais difícil. Isso é ampliado em condições de chuva, tornando a direção mais perigosa. A calibragem inadequada também aumenta o risco de explosão do pneu.

presssão dos pneus

Típico calibrador moderno de pneus

Efeito do calor na pressão dos pneus

Para cada aumento de 10º C na temperatura, a pressão dos pneus mudará cerca de um a dois PSI. Quando a pressão dos pneus recomendada é tipicamente entre 30 a 35 PSI (libras por polegada quadrada), o calor do verão pode certamente diminuir a pressão interna do pneu!

Resumo
Faça a calibragem correta dos pneus periodicamente e principalmente antes de pegar a estrada. Além de garantir segurança e economia de combustível, pneus bem calibrados duram mais e precisam ser substituídos mais tarde. Como trocar os pneus é uma das manutenções mais caras a serem feitas num carro, pneus calibrados te ajudam a economizar um bom dinheiro.

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