O Honda Civic é primo do Honda Fit. Os dois têm baterias diferenciadas de outros modelos nacionais. Mesmo no caso dos dois Hondas, elas se diferenciam no tamanho por causa da diferença de amperagem. O Honda Civic usa uma bateria de 50 a 52 A/h dependendo do modelo da fábrica de baterias, o que exige uma caixa maior. No exterior ela é do mesmo tamanho que o Honda nacional, porém são de 45 A/h

Qual é a bateria do Honda Civic?

Quem conheceu o Corcel I vai notar as semelhanças entre as baterias

Essa bateria do Honda Civic pode fazer os mais antigos se lembrarem da bateria original que equipava o extinto Corcel I: comprida e mais alta, além de ter a parte superior reta, sem os “degraus” dos pólos que as baterias comuns tem. Ela também é mais fina e precisa de suportes diferenciados  para sua fixação. Fica no compartimento do motor e já equipava os Hondas mais antigos no Brasil.

Continua após a publicidade..

Sua durabilidade pode surpreender, principalmente nos modelos mais novos do Honda Civic que usam um alternador com sistema COM, onde ele carrega a bateria somente quando um sistema elétrico é acionado, como os faróis, por exemplo.

Qual é a bateria do Honda Civic?

Muitos reclamam dessa durabilidade. Acham que deveria ser mais. Mas o que está mais atrasado no Brasil em relação à tecnologia elétrica é a voltagem da bateria e de todo o sistema elétrico dos nossos carros. Mas isso é outro assunto. Se uma bateria do Honda Civic durar dois anos, é normal. Lembrando que a bateria original desse carro é fabricada pela Heliar e o preço na autorizada deve ser consultado antes, pois pode surpreender. O Honda novo e o antigo podem ter diferenças na posição da bateria.

Trocar essa bateria é fácil, necessitando apenas de uma chave de 10 milímetros (boca/estria). Veja aqui como trocar a bateria do seu Honda. É o mesmo método para trocar a do Honda Fit, inclusive os cuidados necessários para fazer o serviço em segurança. Na dúvida, melhor procurar um profissional capacitado.

Como trocar a bateria do Honda Civic?

Pode parecer difícil trocar essa bateria. Mas, como tudo em um carro, existe uma lógica para realizar esse tipo de serviço. É o mesmo sistema que realizam nas autorizadas, oficinas e casas de baterias. Aprenda nesse post como trocar a bateria do Honda Civic passo a passo e com segurança. Primeiro veja a lista de ferramentas necessárias.

Por incrível que pareça basta apenas estas duas ferramentas para realizar a troca da bateria do Civic, assim como a do Honda Fit também.  A chave de fenda vai apenas ajudar a soltar um terminal ou uma capa mais presa ao carro. Então, basicamente somente a chave de 10 milímetros vai ser mais usada (isso no caso de um Honda com peças originais, tipo os terminais).

Passo a passo para trocar a bateria

como trocar a bateria do honda civic

Continua após a publicidade..

Observando a imagem acima siga os passos abaixo para trocar essa bateria.

  • Solte o negativo da bateria com a chave de 10 milímetros (pólo a direita da foto) e afaste o cabo da bateria.
  • Com a mesma chave solte as duas porcas do suporte de fixação da bateria (no centro da foto). Eles tem um gancho na parte de baixo que podem se soltar. Se acontecer isso recolocar é bem óbvio.
  • Apos retirar esse suporte, solte o terminal positivo, afaste ele, e retire a bateria do seu lugar.
  • Para instalar a bateria nova basta seguir os passos ao contrário, sempre terminando o serviço apertando o terminal negativo. Isso vai evitar curtos.

Veja aqui mais detalhes de como trocar qualquer bateria 

Qual é a bateria do Honda Civic?

Dos mais novos é uma tipo 50ah, caixa alta e fina. É uma bateria bem diferenciada, poucos modelos usam igual. Mas o preço é compatível com outras. Use sempre a bateria original do carro. Trabalhe em segurança. Em caso de dúvidas chame um profissional. Jamais instale uma bateria sem ter certeza que é a do seu carro. Isso pode causar curto direto, o que significa que pode ocorrer um ou mais danos e despesas bem altas. Leia ou estude o manual do seu carro!

Luz da bateria acesa no Civic

Quase sempre quando a luz de bateria de um carro acende, o problema é no alternador ou na “usina de energia do veículo”. Ou seja: nós ligamos o motor e a luz de bateria tem que apagar, como a de óleo do motor. Se ficar acesa ou piscar, estamos diante da situação descrita acima. Mas no caso da luz de bateria acesa no Honda Civic, pode ser diferente. Isso também vale para o Honda City e Fit. Essa luz fica no painel do carro, e, na maioria dos modelos, fica perto da luz de óleo. Tem cor vermelha e o símbolo de uma bateria bem evidente. O mais importante é ter em mente que as cores das luzes de um painel automotivo segue o mesmo padrão das cores de um sinal de trânsito. E tem o mesmo significado: verde é siga (no caso do painel quase sempre significa que não é sério), amarelo: atenção, vermelho: pare o carro.

Luz da bateria acesa no painel do carro

 Outro motivo

Simples: o alternador está carregando, e a luz da bateria continua acesa, então muito provavelmente o defeito é na bateria, mesmo que ela esteja virando o motor do carro. Isso se dá por causa do tempo de uso desta bateria, Com certeza a bateria é antiga. Basta conferir a data de fabricação que está gravada nela. O ideal é no máximo dois anos de uso. Uma bateria mais antiga passa a ter um resistência interna mais alta. Ela pode até paasar por um teste de indução (teste mais moderno de baterias) e o resultado ser bom. Mas para os valores da central ela está com resistência interna fora dos padrões da fábrica. Por isso a luz de bateria acesa  no Honda Civic, mesmo com tudo aparentemente normal. E uma bateria com mais de dois anos vai parar a qualquer momento, deixando o motorista na mão. Resumindo: “Primeiro tem que fazer os testes normais, como medir a carga do alternador. Fazemos isso com  multímetro medindo corrente contínua, escala de 20 Volts. Se a medida der normal, entre 13 e 14,9 volts, e a luz da bateria permanece acesa, o defeito não é no alternador. É na bateria do carro.”

Continua após a publicidade..

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona, inclusive do seu Honda! Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.