Trocando a tomada de farol

Como trocar uma tomada de farol de carro? Ou melhor: por que fazermos um serviço assim pode ser um bom negócio? Simplesmente porque o custo é baixíssimo e o serviço relativamente fácil. Em outros post explicamos como acontece esse defeito nas tomadas, o que é bem comum. Nesse vamos ensinar como substituir essa tomada.

Continua após a publicidade..
Como trocar uma tomada de farol de carro

Típica tomada de reposição de lâmpada H4

Continua após a publicidade..

 

Continua após a publicidade..

Como trocar uma  tomada de farol de carro

  • Trabalhe com o farol desligado.
  • Retire a tomada da lâmpada e observe o estado dela. Uma tomada com defeito fica torrada, quase desmanchando. Isso acontece no terminal negativo dela.
  • Identificado o defeito, compre uma tomada igual, mas não corte a antiga  do chicote. Vamos precisar da sequência dos fios para ser uma troca bem mais fácil. As tomadas quase sempre são de dois (h7) ou de três terminais (h4).
  • Com a tomada nova em mãos, corte e emende fio a fio, sempre ligando o fio correspondente. Basta observar o fio que você vai cortar e procurar o fio que está na mesma posição na tomada nova. Não siga as cores. Elas podem ser iguais, mas variar na posição. Também use um alicate de corte para descascar os fios.
  • De preferência solde os fios. Mas uma boa emenda trançada dá bons resultados.
  • Isole o fio assim que fizer a emenda. Use uma boa fita isolante e espalhe ela sobre a emenda. Não deixe do tamanho exato da emenda, pois pode ficar alguma parte dela sem isolação. Isso pode causar curtos.

Dicas para trocar essa tomada

Todo esquema elétrico tem uma lógica. Prestar atenção antes de iniciar o serviço é muito importante. Fique atento aos fios e suas posições. Tire uma foto antes de fazer o serviço. Isso vai ajudar muito se aparecer alguma dúvida na ligação da tomada. Mas a maior dificuldade pode ser a posição que fica a tomada no farol. Algumas são dentro do bojo (no caso das H7). Nesse caso basta corta o fio bem rente ao terminal para obter mais espaço ao descascar o fio e fazer a emenda. No caso de tomadas de lâmpadas H4, quase sempre o serviço é bem mais fácil.