Número 128 no Painel do Onix

Os modelos da GM informam o motorista sobre possíveis avarias usando um código numérico. Também podem ser luzes, mas o principal são esse números. É claro que fica mais difícil de saber o significado. Muitas vezes se recorre a mecânicos. Até consultar o manual do carro é algo que pode ser mais complicado para um motorista. É o que acontece quando o número 128 aparece no painel do  Onix ou similares, como Prisma.

O que significa o número 128 no Onix 2017?

Significa: capô do motor aberto ou mal fechado. Pode parecer algo simples, mas acontece muito, principalmente quando vamos em postos de combustíveis ou em uma oficina qualquer. Esse número 128 no painel do Onix e outros pode aparecer com o capô totalmente aberto (o que provoca até risos quando é descoberto) ou simplesmente não foi travado.

Continua após a publicidade..

LEIA TAMBÉM

 SEGURO PARA CARROS ANTIGOS

Número 128 no Painel

Continua após a publicidade..

Posso rodar com o carro com o código 128 no painel?

Não. Muitos acham uma bobagem essa informação, até acham um exagero quando um número 128 aparece no painel somente para indicar um capô aberto. Mas um sério acidente pode acontecer nesse caso. Em altas velocidades o capô do motor pode se soltar da trava de segurança (aquela que temos que apertar com o dedo para abrir o capô) causando algo muito perigoso e assustador. O capô é levantado com a força do vento se dobrando em direção ao para-brisa. Muitas vezes quebra esse e entra dento do carro. Imagine o que o susto disso pode causar: freada brusca, perda da direção, e até capotamento.

Por que os carros da GM possuem códigos como o 128?

É algo particular da montadora usar números para informar possíveis avarias e situações como essa do código 128 – capô do motor aberto. Existem vários outros como o code 35, code 24, code 21, 20 etc. Quase todos são do sistema de iluminação, como luz de freio, luz de farol lado tal ou ou outro lado. É uma ajuda para motorista.

Quais são os códigos do Onix?

São muitos, cada um com um significado importante. Nunca rode com um número aceso no painel do seu Celular Onix.  Isso vale para toda a linha nova da Chevrolet, como a Spin, Cobalt e Prisma. Temos a lista completa no nosso site.

E se o código 128 no Onix não apagar de jeito nenhum?

Neste caso tem algum problema no sensor do capô do motor. Pode ser um cabo que se rompeu ou até o próprio sensor. Neste caso tem que levar seu carro até uma oficina.

Continua após a publicidade..

Posso eu mesmo consertar este e outros códigos?

Nem todos. Mesmo assim aqueles que você pode conseguir consertar exigem alguma técnica e ferramentas diferenciadas. A luz de freio, por exemplo, é uma delas. Já apareceram casos na minha oficina onde o cliente ao tentar retirar a lanterna quebrou partes delas. Neste caso só substitui do a peça

Leve a sério os avisos no painel do seu carro!

São muitos avisos! Cada um deve ser investigado por profissional e reparado sem demora. Pode ser uma lâmpada de freio queimada (código 16 no Onix) ou 95, que alerta defeito no Airbag. Com certeza um simples número 128 no painel do Onix deve ser corrigido. É só fechar o capô do motor que ele some do painel.

VEJA AQUI CÓDIGOS NO PAINEL DA SPIN