Defeito na tomada do farol

Muitas vezes uma lâmpada de farol apagada pode ter defeito na tomada dela. Quando isso acontece pode até estragar a lâmpada, principalmente por causa da demora em descobrir o defeito na tomada do farol.

Por isso é importante fazer uma revisão elétrica em seu carro, assim como revisamos a mecânica. Fios, tomadas, plugs, bateria e aterramentos devem ser revisados pelo menos uma vez por ano. Mas isso é tão incomum que até um profissional de elétrica pode estranhar o pedido de uma revisão assim.

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A diferença é que hoje em dia usamos muito mais a parte elétrica de um carro. No caso dos faróis é bem evidente esse aumento de uso, pois se tornou obrigatório acender os faróis durante o dia nas estradas. Não demora será lei também nas cidades. 

A partir disso, tudo que se liga junto com os faróis também é forçado. A vida útil de todas as peças envolvidas diminui. Por exemplo: os faroletes e luz de placa, iluminação do painel, lâmpadas do farol baixo, fiação envolvida e outros. O defeito na tomada de farol também tem aumentado por conta disso.

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defeito na tomada de farol

Causas de defeito na tomada de farol

Temos uma explicação bem óbvia e visual. Todo sistema de iluminação tem um positivo para cada lâmpada. Porém, quase sempre existe apenas um negativo para todo o conjunto. Isso acontece nas lanternas traseiras e também na tomada do farol.

Ao observarmos a tomada do farol, o negativo dela pode estar queimado, inclusive derretendo o local (imagem acima). A tomada se quebra e derrete, apagando a lâmpada. Como isso acontece por uso e caloria, é muito comum a lâmpada queimar, soltando o terminal negativo dela.

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Trocar os terminais na ponta dos fios é uma boa ideia

A solução é simples: trocar a tomada. Quase sempre os fios são cortados, a tomada velha retirada e a nova instalada através de emendas com solda. Qualquer tipo de adaptação pode ser perigoso ou sem durabilidade. Existe a a opção de “montar” uma tomada nas pontas dos fios (imagem acima). É um serviço mais melindroso, mas evita emendas no circuito.