Embora o porta-luvas do nosso carro está sempre cheio, ele é um dos acessórios mais esquecidos por nós.  Mas dentro dele existem peças elétricas e outras que devem passar por manutenção, ou a sua função vai ser incompleta. Atrás do porta-luvas, também existem peças muito importantes, algumas  fundamentais para o funcionamento do carro.

Mas existe um item principal, que exige manutenção ou uma inspeção periódica. Ela pode até fazer seu carro parar ou apresentar defeito em outras peças. Estamos falando da iluminação interna do porta-luvas.

Continua após a publicidade..

porta-luvas

Porta-luvas de carro – Como funciona sua iluminação

Basicamente temos um interruptor que aciona o negativo da luz e ela acende. Isso acontece quanto a tampa dele é aberta. É o mesmo sistema que acende a luz do teto ou porta-malas. O capô do motor também tem iluminação parecida. Alguns modelos podem acender essa luz através de um botão quase sempre ligado a luz de posição (faroletes). Outros podem acender com a luz interna quando a porta é aberta. Em alguns casos, ela pode acender das três maneiras citadas.

Continua após a publicidade..

Defeitos e soluções da luz de porta-luvas

A luz não acende

  • Pode ser fusível queimado. Mas quase sempre esse fusível protege outros circuitos parecidos. Então outros defeitos serão visíveis.
  • Lâmpada simplesmente queimada. No caso tem que retirar ela e conferir cor do vidro e filamento. Retirar é simples, segue o óbvio
  • Interruptor com defeito.

A luz não apaga

Continua após a publicidade..
  • É um defeito bem mais comum do que se pensa. O interruptor também apresenta defeito, mas ao contrário: ele faz a luz permanecer acesa. Como o porta-luvas está fechado dificilmente é percebido.  Isso pode queimar a lâmpada, descarregar a bateria do carro, e até derreter peças da lâmpada.

O porta-luvas de um carro também pode proteger peças importantes. Algumas até ficam dentro dele. Por ali podemos ter: centrais diversas, computador de bordo,e até um acesso ao filtro de cabine. É muito importante não encher  como se fosse um porta-malas. Ele serve para pequenos objetos, leves, e que estão dentro por um tempo limitado. Até mesmo por um tempo breve de uma viagem.