É possível encontrar alguma peça original de carro em uma autopeças comum? Ou somente encontramos elas em autorizadas de montadoras? Sim e não. Por que? Porque a peça original de fábrica vem na embalagem da fábrica, embora seja quase sempre terceirizada na fabricação. Isso significa que podemos encontrar em autopeças peças originais, mas na embalagem da fábrica delas, e não da montadora, o que é algo exclusivo de oficinas e lojas autorizadas.

Qual seria a diferença?

Continua após a publicidade..

Basicamente o preço seria bem menor no segundo caso. Mas existe o chamado controle de qualidade da fábrica de automóveis. Nesse caso, profissionais da montadora testam a peça no limite da observação. Até um pequeno risco é considerado reprovação da peça. Obviamente que a fábrica da peça já foi avaliada na sua eficiência. O resultado seria que as peças que vem no carro e na reposição de autorizadas são a “elite” das fábricas terceirizadas. Essa deveria ser a lógica dos fatos.

Muitas dessas fábricas também vendem no varejo. Como dito, a embalagem é diferente. Mas por que duvidar da qualidade de uma peça de fábrica que a montadora contratou? Afinal, o lógico é o zelo por um bom nome. Mesmo porque se a qualidade no varejo foi bem menor, as próprias montadoras podem não aceitar mais o produto encomendado.

Autopeças

Continua após a publicidade..

Como saber qual peça é original no varejo?

Existem lojas de peças que também são autorizadas pela fábrica a vender o produto, embora em número menor para prestigiar as autorizadas. Mas outras não, principalmente as menores, de bairro, ou mesmo as mais antigas do mercado. Uma maneira de descobrir é procurando na peça considerada original a marca ou logotipo do fabricante. Daí procurar pela peça usando essas informações. Outra dica é buscar referências com um vendedor de autopeças de sua confiança.

Exemplos

 Comando de seta da Fiat. Na maioria dos modelos ele é fabricado pela Kostal, uma empresa especializada em peças. O produto é encontrado em lojas com embalagem com o nome da fábrica.

Continua após a publicidade..

Autopeças e peças originais

Baterias. Algumas levam o nome da montadora. Mas também encontramos o nome da fábrica de baterias. Exemplo: bateria Motorcraft que equipa os modelos da Ford é fabricada pela Moura. A marca Magneti Marelli tem sua origem da mesma fábrica da bateria Heliar.

Existem vários outros exemplos. É uma questão de pesquisa. O preço compensa e a qualidade é a mesma. Vale a dica que algumas vezes o produto original de montadora pode estar mais barato que em autopeças. São casos de promoções ou pouca procura e estoque grande. Comparar os preços é uma boa ideia para valer a pena.