Pode parecer um grande problema trocar uma lâmpada traseira do Fiat ToroMas a fábrica tem facilitado esse tipo de serviço em seus últimos lançamentos. Se compararmos com o Stilo, por exemplo, retirar a lanterna da Toro e trocar uma lâmpada queimada é muito mais fácil. O ano do carro pode assustar, assim como o tipo da lanterna e seu preço no mercado. Mas tudo é uma questão de jeito. Nesse post ensinamos a retirar a lanterna traseira, trocar qualquer lâmpada por ali, e reinstalar ela. É um serviço que se torna óbvio a medida que vai sendo realizado. Nunca mais você irá pagar para trocar essa lâmpada. É evidente que nos referimos a quem gosta de mexer no seu carro. É o tipo de hobby que está no sangue e não sai mais.

Pois então fique tranquilo. Iremos ensinar passo a passo e com fotos. Realizar esse serviço é muito mais rápido que se imagina e usamos apenas um tipo de ferramenta: uma chave tipo torx média. Para retirar as lâmpadas também usaremos uma chave torx, mas de tamanho menor.

Ferramentas e outros

  • Um canivete de chaves tipo Tork (ou Torx). É uma ferramenta barata e facilmente encontrada
  • Uma chave de fenda fina.
  • Lâmpada para a troca. Na Toro quase sempre queima a lâmpada de freio, que é de um polo e acende também a luz de posição, como acontece no Onix da GM

Como trocar

Abra as portas da caçamba. A lanterna deve ser retirada sempre com a porta aberta. Procure por uma porca/ou parafuso na lateral, (também é tipo torx) como a foto abaixo (lanterna lado esquerdo). Repare que ele é bem evidente e parece ser de fixação da capa da caçamba. De fato é. Mas ele também fixa a lanterna no seu lugar.

Toro - Como trocar uma lâmpada traseira

Imagens: maosaoauto.com.br

Use a chave correta e solte o parafuso do local. Essa lanterna tem apenas um parafuso de fixação na carroceria. Não é preciso aplicar muita força na chave para soltar. Ao retirar o parafuso, você notará que a lanterna ficará mais bamba. É agora que o serviço fica óbvio: duas travas diferentes, mas de simples encaixe, seguram a peça no lugar.

Toro - Como trocar uma lâmpada traseira

Imagens: maosaoauto.com.br

Na foto acima vemos os dois orifícios de encaixes da lanterna. Um fica em cima a esquerda. O outro embaixo, o ponto preto na foto. Para retirar a lanterna do seu local devemos puxá-la com força moderada em direção reta ou na nossa direção se ficarmos de frente para a lanterna. Se precisar, use a chave de fenda fina para ajudar no movimento. Não precisa de puxar para os lados. Mas isso deve ser feito coma porta aberta ou corre o risco de quebrar lanterna. Seja suave em tudo.

Para trocar a lâmpada desligue a tomada da lanterna. No lado contrário da lente você verá alguns parafusos também de chave torx, Basta restirá-los para ter acesso a placa de lâmpadas. Troque a que estiver queimada.

Toro - Como trocar uma lâmpada traseira

Imagens: maosaoauto.com.br

Para recolocar basta seguir os passos explicados acima, mas ao contrário. A lanterna encaixa com facilidade. Apenas preste atenção nos fios da tomada para que não atrapalhem a fixação. O serviço termina como na foto acima, lanterna no lugar e apertando o primeiro parafuso que foi retirado.

 

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.