Quase todo relé de automóveis tem um função específica. Veja alguns exemplos: A seta é acionada por um relé que faz piscar determinadas lâmpadas. O pisca-alerta também. O limpador de para-brisa possui um relé em seu circuito que controla o tempo de funcionamento e também aciona o sistema de água do para-brisa. Outro relé controla a temperatura do desembaçador de vidros do seu carro. O mesmo pode acontecer com o ar condicionado. Mas o que é um rele auxiliar?

O que é um relé auxiliar?

Os faróis inferiores (como os da foto) sempre precisam de um relé auxiliar.

Continua após a publicidade..

O que é um relé auxiliar?

Inúmeros sistemas elétricos são controlados por relés, alguns bem específicos. Mas existe um em particular que chamamos de “pau pra toda obra” e o seu nome explica esse apelido: relé auxiliar. Sua função básica é acionar faróis de neblina, por exemplo, “segurando a barra” da caloria gerada pela lâmpada que se espalha pela fiação podendo chegar até os comandos. Ou seja, o calor gerado fica restrito do relé para frente, ou do relé até as lâmpadas. Dentro dele existe uma pequena bobina de cobre que absorve parte desta energia, suportando-a de maneira eficiente.

Especificações mais comuns 

  • Para automóveis (no Brasil) o relé será sempre de 12 volts. Já a potência muda.
  • Para faróis pode usar de 20 a 70 amperes. Um farol consome em média 5A. Sendo dois, são 10 amperes na média. Isso seria a metade da potência suportada por um relé de 20.
  • A diferença entre os relés seria o tamanho, principalmente o da pinagem. O de 70 tem pinos maiores e é muito usado para ventoinhas de radiador.
  • Também temos relés especiais para lâmpadas de 100 Watts são os chamados relés duplo de farol e suportam até 300 Watts, sobrando 100 watts de capacidade. Mas estes são usados mais para preservar o estrago que lâmpadas de 100W podem causar na fiação.
  • Resumindo: quanto maior a amperagem, maior a capacidade do relé. A voltagem deve ser sempre a mesma da bateria.
O que é um relé auxiliar?

Este é um relé auxiliar básico com uma saída auxiliar.

Outra função curiosa desse relé é o acionamento de buzinas. Por que é curioso? Porque a maioria das buzinas não precisa de uma ajuda por causa da sua potência final, como um farol precisa. Mas o relé auxiliar também serve para “inverter” polaridades. Ou seja nós podemos acionar uma buzina, ou outro acessório qualquer, através de um fio negativo. Esse relé possibilita isso.

Continua após a publicidade..

No caso das buzinas, seus comandos vindos do volantes, usam fios negativos pela maior facilidade de construir o circuito. Resumindo: você liga a chave do carro e um positivo chega até o relé. Quando você toca a buzina é enviado uma corrente negativa que fecha o circuito liberando uma corrente positiva do relé e assim sua buzina faz barulho. Alguns relés possuem duas saídas exatamente para atender duas buzinas.

O que é um relé auxiliar?

Relé auxiliar de duas saídas. (os dois pinos paralelos de cima para baixo)

Essa é apenas mais uma das funções de um relé auxiliar. Com certeza ele é uma das peças mais usadas nos sistemas elétricos de automóveis e outros veículos. Seu uso “absorve” calor, protegendo a parte elétrica de seu carro evitando até incêndios muito comuns nos carros antigos que usavam fios grossos para fazer essa função que o relé auxiliar faz hoje.  O relé auxiliar pode ser usado em qualquer acessório elétrico ou eletrônico de um carro. Como dizem por aí: quem auxilia dificilmente atrapalha.

Continua após a publicidade..

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO!

 

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.