Quase sempre a fumaça que sai na descarga do carro preocupa o motorista quando chama atenção. O normal é uma fumaça mais branda, típica de queima combustível. Pelo menos deveria ser assim, afinal ali é o escape, local de saída de fumaça. Mas com a qualidade do nosso combustível não seria surpreendente sair fumaça vermelha na descarga. Mas, o que significa um carro fumando?
Mesmo com os modernos sistemas de injeção, excesso de fumaça deve ser examinado com mais cuidado. Carros novos dificilmente “fumam” por desgaste de peças internas do motor. A não ser que seja um carro muito rodado, como carros de aluguel, Taxis e Uber, por exemplo. Nesse caso eles necessitam de mais manutenção para evitar danos assim.

Carro Fumando

Qual a diferença na fumaça que sai da descarga?
Com a mistura de álcool na gasolina, ficou bem comum sair uma fumaça que mais parece um vapor, principalmente ao ligarmos o carro pela manhã. Se usamos somente o álcool, então isso é uma característica comum que desaparece a medida que o motor esquenta.
A diferença básica é exatamente a quantidade e a cor da fumaça que sai. Essa fumaça pode sugerir uma série de problemas debaixo do capo do carro, mais precisamente no motor. Se a fumaça branca sair em quantidade e com o motor já quente, então podemos ter os seguintes problemas:

  • defeitos no bloco do motor (fissuras, rachaduras)
  • infiltração de água do sistema de refrigeração pela junta de cabeçote devido a superaquecimento do motor (carro fervendo). Nos dois casos um mecânico tem que avaliar.

carro fumando

Fumaça azulada

  • Fumaça azul na descarga pode significar problema com óleo. Quer seja escura ou mais clara, esse tipo de fumaça indica problema interno no motor, quando o seu óleo está vazando para onde queima a gasolina. Por isso dizem que o carro está “queimando óleo”. Isso significa que os anéis dos pistões do motor devem ser substituídos.

Por fim, quanto mais escura a fumaça mais sério pode ser o problema no motor. Fumaça grossa e preta indica que o motor pode estar sendo inundado de gasolina ou até um simples problema com o filtro de ar. Por isso são problemas que devem ser comprovados por mecânicos e o reparo deve ser feito por especialista. O máximo que podemos fazer é trocar o filtro de ar, tentar outro tipo de combustível, evitando postos e preços suspeitos. Para evitar problemas mais graves no motor mantenha as manutenções em dia. Troque o óleo dentro do tempo correto e mande sempre verificar os níveis de óleo e água do radiador.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.