Como ligar uma bateria de carro

Ligar uma bateria de carro pode ser no próprio carro, caminhão e outros, ou na carga lenta. Outras possibilidades são os veículos especiais como motorhome, trailers e veículos para eventos.  Pode haver variação de ligação de uma bateria. Ou se usa em paralelo, série, ou ambos.

Continua após a publicidade..

A técnica é simples, um dos princípios da eletricidade básica ensinada em cursos. Mas um erro pode comprometer a parte elétrica do veículo em questão. O alternador pode queimar, assim como lâmpadas e componentes eletrônicos. Em alguns casos de ligação errada de bateria podemos comparar com ligar um aparelho elétrico de 110 Volts em uma tomada de 220 Volts. A diferença é que todo o sistema elétrico do carro está ligado na bateria. Então seria o mesmo que ligar uma casa inteira – equipada com eletrodomésticos de 110 volts – em um padrão de 220. O estrago seria bem maior.

O princípio é respeitarmos a voltagem final do sistema. Onde é 12 volts, a bateria deve fornecer 12 volts ou no máximo 14,9 volts, que é o tolerado e necessário para manter a bateria carregada (veja aqui). Os veículos brasileiros, principalmente os carros, saem de fábrica com um sistema de 12 volts. Nesse casso temos uma bateria de 12 Volts ligada em paralelo com o sistema elétrico do carro.

Ligação em paralelo de baterias

Continua após a publicidade..

O que é isso? Conforme o parágrafo anterior, é o sistema elétrico mais usado. No caso de ligar uma bateria em paralelo com outra seria: positivo com positivo e negativo com negativo, igual à ligação de uma chupeta em bateria arriada . O resultado prático dessa ligação é que a voltagem  se mantém (12 Volts) mas a corrente final dobra. Ou seja ela fica mais forte e com maior reserva de energia, mas com a mesma voltagem de uma bateria, conforme a imagem abaixo.

Ligação em série de baterias

Continua após a publicidade..

É menos usado, mas com possibilidades maiores de energização. Nesse caso a voltagem da bateria é somada e a corrente ou amperes se mantém igual a de uma bateria. Uma ligação em série pode alimentar diversos circuitos de 24 Volts, 36, 48, e assim por diante. Basta ligar mais baterias em série. Mas os equipamentos e o alternador têm que ser de valores iguais a soma final da voltagem. A ligação em série é: positivo de uma bateria ligado no negativo da outra. Sobram um negativo e um positivo que devem ser ligados no circuito normalmente. Veja a imagem abaixo e o resultado final dos valores (para 24 volts). Sempre preste máxima atenção ao serviço. Em caso de dúvidas não insista e procure por um profissional capacitado.