Também é conhecido como “sistema de ar quente” do interior de um carro. Sim, é um acessório de inverno, para manter o motorista e passageiros em uma temperatura agradável. Em tempos de inverno mais rigoroso o aquecimento interno do seu carro é um importante item de conforto. Como o nosso país é de clima tropical, esse acessório pode sequer ser conhecido pelo dono do carro. Afinal, sem bem equipado, o ar-condicionado é o mais usado.
Como funciona?
Na maioria dos modelos brasileiros existe um controle de temperatura de ar do ventilador interno. Quase sempre temos referências bem evidentes de temperatura fria ou quente que podem ser números ou cores. Nesse caso a cor azul é ar frio e a vermelha ar quente. E é exatamente esse “lado vermelho” que fica intocado, esquecido pelo motorista.
A mudança de temperatura do ar que circula pelo ventilador muda através do que chamamos de “trocador de calor”. No caso do ar-condicionado, ou o ar frio, ele passa por uma serpentina gelada que esfria o ar. Se for um caro sem ar-condicionado temos simplesmente um ventilador comum. Já o ar quente é possível em qualquer modelo, quase bastando ter a indicação vermelha no painel do ventilador. Mas a troca de calor – ou temperatura – segue o mesmo modelo. O ar passa por uma serpentina que aquece com a água do motor, tudo isso acontecendo dentro de uma caixa de ar. Por isso o vento pode demorar um pouco a esquentar.
Existem vários modelos no mercado. Alguns bem completos, digitalizados e com tecnologia moderna. Mas um “Pé duro” também pode ter uma aquecimento interno esquecido e que funciona muito bem. É um acessório que também pode ser usado como desembaçador dianteiro, bastando desvia o fluxo para o vidro.
Manutenção
Basicamente é a mesma do ar-condicionado, trocando o filtro de cabine do seu carro, se houver um, e cada 10 mil Km. Nos modelos mais antigos é recomendável uma inspeção periódica na serpentina e nos canos externos, dentro do compartimento do motor. Como o aquecimento interno do seu carro usa á água aquecida pelo motor, é muito importante que as mangueiras e abraçadeiras estejam em bom estado. Um vazamento nesse local interrompe o ar quente dentro da cabine e também do motor, causando naos bem maiores e caros. O motor pode simplesmente ferver por falta de água.