Relés do Astra

Muitas vezes não sabemos qual é a função de um relé de carro. Talvez seja assim por sempre nos preocuparmos apenas com os fusíveis. O mesmo acontece com os relés do Astra.  Os carros mais modernos possuem tecnologia menos potente e mais eficiente. Já os modelos antigos, principalmente da década de 90, precisavam de relés potentes e em maior número, para o bom funcionamento dos acessórios. O Astra e outros, como o Vectra, possuem uma parte elétrica intermediária. Era época de mudanças e experiências.

Qual a função de um relé?

São peças elétricas auxiliares. Portanto ajudam o acessório a funcionar melhor, sem perda de energia pela fiação. Também protegem o chicote e o acionador, como o farol e sua chave de ligar. A ventoinha do radiador, ar-condicionado, desembaçador e outros, são exemplos de acessórios “auxiliados” por um relé. São tantos que alguns carros tem uma central de relés, para que todos fiquem no mesmo local e assim o serviço é facilitado. É o caso dos relés do Astra e similares.

Nesse post publicamos uma imagem com todos os relés do Astra e suas funções, ou acessórios que atuam como foi citado acima. Antes de desconfiar do relé, verifique se o fusível do acessório está queimado. Por exemplo: a buzina parou, verifique o fusível dela antes de condenar o relé e assim por diante. Para substituir, leve de amostra. Tem que ser original ou similar idêntico. Compare a pinagem e seus números com o relé novo.

Veja na imagem abaixo os relés do Astra. São duas referências, pois ela muda entre os anos de 98 e 99. Na imagem também temos a posição da caixa de fusíveis, mas não a relação deles. Um última dica: sempre leia o manual do seu carro, não importa o ano e modelo. A gente pode se surpreender com o aprendizado, principalmente em casos de emergências. O que parece ser complicado pode ser bem fácil de resolver.

Os relés no Astra

relés do Astra

 

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.