Relés do Astra

Muitas vezes não sabemos qual é a função de um relé de carro. Talvez seja assim por sempre nos preocuparmos apenas com os fusíveis. O mesmo acontece com os relés do Astra.  Os carros mais modernos possuem tecnologia menos potente e mais eficiente.

Já os modelos antigos, principalmente da década de 90, precisavam de relés potentes e em maior número, para o bom funcionamento dos acessórios. O Astra e outros, como o Vectra, possuem uma parte elétrica intermediária. Era época de mudanças e experiências.

Qual a função de um relé?

São peças elétricas auxiliares. Portanto ajudam o acessório a funcionar melhor, sem perda de energia pela fiação. Também protegem o chicote e o acionador, como o farol e sua chave de ligar. A ventoinha do radiador, ar-condicionado, desembaçador e outros, são exemplos de acessórios “auxiliados” por um relé. São tantos que alguns carros tem uma central de relés, para que todos fiquem no mesmo local e assim o serviço é facilitado. É o caso dos relés do Astra e similares.

Nesse post publicamos uma imagem com todos os relés do Astra e suas funções, ou acessórios que atuam como foi citado acima. Antes de desconfiar do relé, verifique se o fusível do acessório está queimado. Por exemplo: a buzina parou, verifique o fusível dela antes de condenar o relé e assim por diante. Para substituir, leve de amostra. Tem que ser original ou similar idêntico. Compare a pinagem e seus números com o relé novo.

Veja na imagem abaixo os relés do Astra. São duas referências, pois ela muda entre os anos de 98 e 99. Na imagem também temos a posição da caixa de fusíveis, mas não a relação deles. Um última dica: sempre leia o manual do seu carro, não importa o ano e modelo. A gente pode se surpreender com o aprendizado, principalmente em casos de emergências. O que parece ser complicado pode ser bem fácil de resolver.

Os relés no Astra

relés do Astra

Relé de seta do Astra

Repare na imagem acima as referências: R7 e R8. São relés de seta. Sim, o Astra tem dois relés de seta, um para cada lado. Algo raro nos modelos de carro do Brasil. Normalmente são dois relés amarelos, um do lado do outro na caixa de fusíveis dentro da cabine. Quatro parafusos de plástico seguram a tampa dela e basta torcer um pouca cada um deles e a tampa sai com facilidade. Nada de sair puxando, pois vai quebrar os suportes dela.

Relé do desembaçador do Astra

O desembaçador do vidro traseiro do astra também tem um relé auxiliar. É o numero 13 ou R13 na tabela acima. Como saber se ele está queimado? Eu façõ o seguinte: observo se a luz do desembaçadpr acende quando aciono a tecla dele e ao mesmo tempo coloco a mão em cima do relé. Se ele não estalar, basta colocar outro no lugar. Mas antes teste o fusível do desembaçador .

Relé de buzina do Astra

É o R1, o primeiro da lista dos relés dentro da cabine. Também tem que ser testado quando a buzina simplesmente para de funcionar. Eu costumo tirar o R2 e trocasr de lugar com o R1. Se o defeito mudar (o farol não acender e a buzina tocar) o relé da buzina está queimado.

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Você mesmo pode entender e consertar seu Astra! Este é o objetivo dos meus posts e do site.

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.