Relés do Astra

Muitas vezes não sabemos qual é a função de um relé de carro. Talvez seja assim por sempre nos preocuparmos apenas com os fusíveis. O mesmo acontece com os relés do Astra.  Os carros mais modernos possuem tecnologia menos potente e mais eficiente. Já os modelos antigos, principalmente da década de 90, precisavam de relés potentes e em maior número, para o bom funcionamento dos acessórios. O Astra e outros, como o Vectra, possuem uma parte elétrica intermediária. Era época de mudanças e experiências.

Qual a função de um relé?

São peças elétricas auxiliares. Portanto ajudam o acessório a funcionar melhor, sem perda de energia pela fiação. Também protegem o chicote e o acionador, como o farol e sua chave de ligar. A ventoinha do radiador, ar-condicionado, desembaçador e outros, são exemplos de acessórios “auxiliados” por um relé. São tantos que alguns carros tem uma central de relés, para que todos fiquem no mesmo local e assim o serviço é facilitado. É o caso dos relés do Astra e similares.

Nesse post publicamos uma imagem com todos os relés do Astra e suas funções, ou acessórios que atuam como foi citado acima. Antes de desconfiar do relé, verifique se o fusível do acessório está queimado. Por exemplo: a buzina parou, verifique o fusível dela antes de condenar o relé e assim por diante. Para substituir, leve de amostra. Tem que ser original ou similar idêntico. Compare a pinagem e seus números com o relé novo.

Veja na imagem abaixo os relés do Astra. São duas referências, pois ela muda entre os anos de 98 e 99. Na imagem também temos a posição da caixa de fusíveis, mas não a relação deles. Um última dica: sempre leia o manual do seu carro, não importa o ano e modelo. A gente pode se surpreender com o aprendizado, principalmente em casos de emergências. O que parece ser complicado pode ser bem fácil de resolver.

Os relés no Astra

relés do Astra

 

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.