Seta piscando rápido. O que é isso?

Sua seta piscando rápido, por nada, e em seguida normalizou. Ficou preocupado? O que será que está acontecendo? Se o seu carro não tem uma indicação de defeito assim, como acontece em um computador de bordo, a dúvida pode ser chata. Embora não seja um bicho de sete cabeças, isso significa que a seta do seu carro não está funcionando corretamente.

Defeito principal

Uma das lâmpadas parou de piscar, não tenha dúvidas disso. Mas você mesmo pode resolver esse problema. Como fazer?

  • Primeiro ligue o pisca alerta e verifique todas as lâmpadas de seta do seu carro. 
  • Uma delas não vai piscar.
  • O passo seguinte é procurar acesso ao soquete dessa lâmpada. Quase sempre existe uma lógica para isso.
  • A diferença é traseira ou dianteira. Apenas estude a situação antes de começar o serviço.

Seta piscando rápido. O que é isso?

Se a lâmpada for de cor laranja, então o recomendado é a trocá-la, mesmo que ela pisque algumas vezes. O que acontece é um superaquecimento na base do contato e tudo, soquete, lâmpada e outros, são atingidos deixando a seta piscando rápido.  Antes de colocar uma lâmpada nova, raspe os contatos e use um limpa contato de spray. Também observe os contatos laterais, conforme mostra a imagem abaixo. Faça isso com a chave do carro desligada e não acione o pisca alerta.

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Seta piscando rápido. O que é isso?

Soquete de seta dianteira da linha Fiat

 Seta piscando rápido na dianteira.

Existem dois tipos:

  • Uma é igual a imagem acima, com contatos no soquete e outros dentro do farol. Esses são os que mais apresentam defeitos, sendo que em alguns casos tem até que retirar o farol para consertar.
  • O outro tipo é um soquete com tomadas e fios, bem tradicional, o que facilita muito o conserto.
  • É bom ter em mente que os faróis modernos são um conjunto ótico, o que significa que eles tem uma tomada única e a fiação e os contatos são todos internos. Isto dificulta o conserto.

Seta piscando rápido na traseira

O sistema é parecido. A diferença é que o defeito pode ser igual, ou acontecer algo bem comum, que é uma sobrecarga no aterramento da lanterna. Um sintoma disso é a seta piscar rápido somente quando pisamos no freio. Nesse caso o aterramento fica fraco, se dividindo com a seta e a luz de freio, fazendo a seta piscar rápido. Veja AQUI como resolver esse problema.

Posso dirigir com a seta piscando rápido?

Não. É o uso das setas do carro que indicam uma mudança de direção e se não funcionar corretamente pode provocar acidentes. Por isto a seta é um dos acessórios mais importante para dirigir com segurança. Também pode gerar  multas e perda de pontos na CNH. Portanto, se sua seta piscar rápido, não demore para consertar. 

Fusível queimado pode fazer a seta piscando rápido?

Vimos que podem ser três situações: ou a lâmpada queimou; talvez um mau contato a impede de piscar ou pode ser  falta de aterramento na lâmpada. Mas com certeza, nesses casos, não se trata de fusível queimado, pois se assim fosse todas as lâmpadas das setas não acendem .

Na maioria dos carros existe apenas um fusível para as quatro lâmpadas ou todo o sistema de seta (exceto o pisca alerta que tem um fusível separado).

No primeiro caso (da lâmpada estar queimada) apenas um exame visual pode enganar, a não ser que seja evidente, como um filamento queimado, ou chamuscado.

Nesses casos, mesmo que ela ainda funcione, você deve trocá-la. Feito isso, e o defeito ainda persiste, com a chave do carro desligada, retire a lâmpada e verifique os contatos, como explicado mais acima. Um limpa contato seria bem útil e é facilmente encontrado como spray  em lojas de materiais ou auto pecas.

Sintoma de luz de seta queimada

Mas na falta de um limpa contato, tente raspar com uma chave de fenda fina o apoio central da lâmpada e também dentro do soquete, ou o lugar onde a lâmpada fica. Recoloque a lâmpada em seu lugar e veja se parou o defeito.

Sintoma de luz de seta queimada

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O que fazer se faltar aterramento nas setas?

Peça ajuda a alguém para observar mudanças na lanterna. Se várias luzes piscarem ao mesmo tempo é sinal de falta de aterramento na placa (soquetes). O que você pode fazer nesse caso? Tente retirar a tomada que vai atrás da lanterna (dentro do porta-malas) e , com a chave do carro desligada, verifique o estado do pequeno terminal do fio preto.

Limpe ele, dê um leve aperto e experimente novamente a seta. Em alguns casos é um conserto paliativo e você deve pedir a um eletricista que conserte o aterramento. Há várias formas de se fazer isso dependendo da habilidade do profissional.

Quanto custa o conserto?

Cada vez mais tem acontecido este tipo de problema com as setas. E cada vez mais ele se complica, principalmente nos carros mais modernos. Com o surgimento das lâmpadas de seta alaranjadas, os defeitos aumentaram.

Este tipo de  lâmpada trabalha mais quente, e, mesmo sendo de marca boa, ela costuma estragar o seu suporte. Quando uma delas queima, ou para de piscar, surge este defeito de piscar mais rápido. Para piscar normalmente o sistema de seta precisa de duas lâmpadas por lado.

O custo pode variar de modelo para modelo de carro. O mais barato é a troca da lâmpada, algo em torno de 30 reais. Outros casos podem custar mais, como reparar o chicote no farol ou na lanterna traseira. Custa em torno de 80 reais por ter uma mão obra maior.

 

” Embora seja algo que acontecia até com os Fusquinhas, pode-se dizer que uma lâmpada de seta piscando rápido é mais um “sistema” de aviso de pane a nossa disposição. Quando é uma simples lâmpada queimada, basta trocá-la e a seta volta ao normal. Mas também pode ser um simples mau contato no soquete dela.”

 

Quando não piscam duas lâmpadas de seta

Porém, se todas as duas não piscarem, mesmo sendo substituídas por outras novas, então o carro pode estar com um problema mais sério. Depois de verificar as lâmpadas e os soquetes o problema pode estar na tela que avisa quando uma seta ou outra lâmpada não está funcionando.

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Neste caso, se o seu carro for equipado por um computador de bordo que acusa lâmpada de seta queimada. Então o defeito pode ser nele. Isto acontece porque o sistema de seta  passa pelo computador antes de ir para as lâmpadas, mais ou menos como acontece com o pisca alerta.

O problema é que são peças diferentes, sendo o computador de bordo muito mais caro do que um pisca alerta. Alguns eletricistas conseguem consertar esta peça. Mas são raros. O custo dela é bem alto. Prevenção é o melhor caminho para economizar com esta peça.

 

Resumindo

 

1 – Use somente lâmpadas originais

2 – Troque com alguma frequência. Isto vai ajudar a preservar o soquete dela

3 – E jamais ligue uma carretinha em um carro com estes recursos

4 – Sempre confira a pinagem da lâmpada e o estado do soquete

5 – A instalação do soquete dianteiro deve ser feita com cuidado