Como evitar o roubo do seu estepe

Não é brincadeira. Seu estepe virou alvo predileto de ladrões especializados em veículos. Sim, eles existem. Tanto o estepe como os ladrões de estepes. Alguns querem roubar um carro inteiro e outras partes dele, como rádio, antenas e até, pasmem, as palhetas do limpador de para-brisa! Mas o roubo de estepe de inocentes motoristas tem aumentado muito nos últimos anos. Pequenas atitudes podem ajudar a aprender como evitar o roubo do seu estepe

O grande problema é que nós, motoristas, somos desatentos a alguns equipamentos de nossos carros, e o estepe é um deles. Só sentimos falta dele quando um pneu fura e, muitas vezes (segundo relatos ouvidos em nossa oficina), talvez o roubo tenha ocorrido há semanas ou meses! Eis então uma atitude simples que podemos fazer: verificar sempre a presença do estepe no carro.

Continua após a publicidade..

Como evitar o roubo do seu estepe

Onde fica o estepe?

Os locais são vários, dependendo do modelo do seu carro. O manual de fábrica sempre informa o local exato e o manuseio coreto. Mas podemos indicar quatro:

1 – Dentro do porta-malas, debaixo do tapete.

2 – Ao lado do motor.

3 – Debaixo do porta-malas

Continua após a publicidade..

4 – Preso à porta traseira.

Os dois últimos são os preferidos pelos ladrões, porque ficam do lado externo do veículo, são fáceis de levar e os mais caros do mercado. Os externos são o que correm mais riscos. Mas existem trancas e travas que dificultam o roubo. Um perigo recente é o meliante furar um dos pneus e o estepe, obrigando o motorista a parar por mais tempo se expondo a um assalto planejado. O tipo de pneu usado também pode variar de modelo para modelo. Pode ser mais fino, para apenas ir até o borracheiro, ou pode ser normal.

Revisão de carro antes de viajar – Dicas para o motorista

Continua após a publicidade..

Sempre verifique se o estepe está no lugar antes de entrar e sair de estacionamentos, sejam comerciais ou de rua, e também faça o mesmo quando precisar deixar seu carro por mais tempo em certos locais (como oficinas, lava jatos, etc). Neste caso, tire uma foto do estepe e mostre ao responsável a existência do mesmo em seu carro.

Existem opções de travamento de pneus sobressalentes no carro, o que dificulta o roubo, mas não impede totalmente. Alguns motoristas usam até mesmo correntes grossas e com cadeados. Alarmes sonoros também podem ajudar. O mais importante é você dificultar de modo visível para todos a retirada do seu estepe. Todo ladrão tem pressa, por motivos óbvios, e não vai perder tempo com um carro mais protegido que o outro.

Como evitar o roubo do seu estepe

Trava de estepe