Letra d no painel do Uno

No painel do Uno Vivace existe um visor que indica várias funções vindas do motor. Por ali temos a leitura da temperatura do motor, do nível de combustível e alguns números e letras que a maioria dos motoristas fica na dúvida, ou simplesmente desconhece suas funções. Neste post iremos explicar o que está acontecendo quando aparecem a letra d no painel do Uno, acompanhado de um número.

Esse número surge no centro e em baixo do visor. Já a letra “d” aparece, simultaneamente, a direita bem perto do início do marcador de temperatura. O painel em questão é parecido com o da foto abaixo.

Como exemplo, o que significa esta indicação no painel do Uno Vivace de “- 30 d?” ou menos 30 d (o número pode ser outro qualquer).

Indicação no painel do Uno Vivace

A Fiat instalou no computador de seu carro um aviso de manutenção programada. No caso que mencionamos o número significa os dias que faltam para a próxima troca de óleo do motor. Mas não é algo automático, “elaborado” pelo computador.

Quem programa esta data de troca é a autorizada – quando feito o serviço em uma – ou por um profissional quando ele é mais informado e possui equipamento apropriado. Um detalhe interessante é que esta programação não sofre interferência por um período em que a bateria do carro ficou desligada, o que aumenta a importância deste tipo de manutenção.

É como se este dispositivo substituísse aqueles adesivos que colocam no vidro quando uma troca de óleo foi feita, sendo um lembrete moderno e ainda desconhecido por muitos proprietários de veículos.

Lembrando que o manual do carro esclarece estes detalhes, como mostra  a foto que segue o link abaixo, no caso específico do Uno Vivace ou o novo Uno. Mas alguns modelos não permitem uma regulagem ou alteração desta indicação no painel do Uno Vivace sem aparelhagem adequada, como um Scanner automotivo. Dúvidas? Faça sua pergunta nos comentários deste post. 

Painel do uno vivace

Indicação no painel do Uno Vivace

Indicação TEMP no painel do Vivace

Abaixo do marcador de temperatura pode aparecer a indicação TEMP. Isso significa que o motor está sofrendo por temperatura alta. Seria a última indicação antes de aparecer uma luz vermelha com um termômetro e o carro começar a ferver.

Pode ser por defeito no sensor de temperatura de painel, por falta de água no reservatório do radiador, trânsito intenso, ou defeito mecânico. Se não solucionar completando a água do radiador o veículo tem que parar e ir até um mecânico. Veja a imagem abaixo:

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.