Na maioria das vezes que se troca a bateria de um carro, alguns acessórios podem precisar de um ajuste, código (como no caso de um rádio), ou até de uma regulagem inicial que é o que acontece com os vidros elétricos, por exemplo.

Profissionais conscientes sempre trocam a bateria deixando o carro energizado para não perder estas funções já programadas. Em alguns modelos o carro pode até não funcionar temporariamente.

Neste post trataremos especificamente do Uno Vivace e de como regular o seu relógio interno depois de uma troca de bateria. É bom ter em mente que basta desligar a bateria ou ela estar muito fraca para que situações como esta aconteçam.

0001-2

Dicas de como regular o relógio do Uno Vivace

No manual do carro encontramos as informações para ajustar as horas do relógio do Uno Vivace. No manual do modelo de 2016 essas informações ficam na pagina A-33 e seguintes. Na foto acima vemos os procedimentos indicados pela montadora

São instruções simples cujo, o sucesso está ao alcance de qualquer motorista. Basta ler com calma, seguindo os passos descritos. Repare que o manual informa sobre dois tipos de relógios que podem estar instalados no Uno Vivace, um analógico – de ponteiros – e um digital que é o mais comum.

Também temos instruções separadas para os dois. As “setas” que devem ser usadas, ou apertadas, para ajustar o relógio podem estar no volante do carro ou em algum outro lugar visível do painel. Todos estes ajustes que precisamos fazer, quando trocamos ou desligamos uma bateria, é prova da grande importância e certa complexidade da parte elétrica dos automóveis modernos.

De fato ele é mais eletrônico do que elétrico, que é uma linguagem técnica mais para fios, fusíveis, relés e outros. Já a eletrônica possui centrais inteligentes equipadas com circuitos integrados que nada ficam devendo a aviões e computadores modernos. Por isso, sempre procure um profissional qualificado para trocar sua bateria.

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.