A maioria dos componentes elétricos do Fusca fica dentro, do que chamaram um dia, de porta-malas. Ou onde fica o estepe. Basta abrir o capô do seu Fusca e procurar perto do painel por um relé preto, normalmente quadrado, como o da foto abaixo. Por ali também tem um papelão cinza e grosso que serve de forro e acabamento originais do Fusca.

relé-de seta do fusca

Onde fica? O relé de seta do Fusca.

Normalmente ele fica preso pela rosca que tem em cima dele (como a foto acima) em uma chapa de metal, ao lado de um outro relé maior e redondo. Originalmente o relé de seta do Fusca também era redondo como o da foto abaixo, onde vemos um Fusca restaurado.

Foto : https://www.youtube.com/watch?v=w9XMBUQxBd8

Foto : https://www.youtube.com/watch?v=w9XMBUQxBd8

Notem o local onde o relé de seta fica fixado (redondo mais fino de cor preta). Tanto o modelo original, como o eletrônico são de três saídas, ou três pinos com os números 31, 49, e 49a. Para trocá-lo basta tirar e obedecer a posição dos fios de acordo com a numeração citada. Faça uma comparação visual da fiação do relé antigo com o que você vai instalar.

De preferência trabalhe com o negativo da bateria desligado.

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.