Algumas dicas para dirigir fora de estrada

O que seria dirigir fora de estrada? É evidente que muitos leitores chegaram até esse post já sabendo do que se trata. Mas a grande maioria das pessoa não fazem a menor ideia do que é dirigir fora de estrada. Como é uma situação que pode ocorrer de maneira inesperada, nada melhor do que estar informado sobre uma forma de conduzir um veículo nessas condições. Dirigir fora de estrada é definido por uma obra de referência como:  dirigir veículo fora do sistema de rodovias, onde não existe demarcação de tráfego na superfície e também não há placas de trânsito. 

Continua após a publicidade..

Essas superfícies podem ser bem escorregadias, totalmente irregulares, com subidas e descidas  acentuadas. Ou seja: dirigir fora de estrada significa dirigir sobre as condições naturais do solo, ou como muitos dizem: “dirigir na terra”. Dirigir fora de estrada exige certas habilidades que não se aprende no dia a dia e muito menos em autoescolas.

Algumas dicas para dirigir fora de estrada

Mas se for algo programado, como uma aventura entre amigos, alguns itens devem ser verificados antes de dirigir fora de estrada. Isso pode tornar o passeio mais agradável seguro para todos. Observe os tópicos abaixo:

Continua após a publicidade..
  • Faça todas as manutenções preventivas e providencie os devidos reparos.
  • Tenha certeza que existe combustível suficiente para enfrentar o terreno e o tempo do passeio.
  • Verifique a calibragem de todos os pneus, inclusive do estepe.
  • Tenha certeza de quem é a propriedade que vai rodar. Descubra o dono e peça autorização. se for área já prepara para isso, consulte as regras e obedeça.

Tanto no caso de ser algo programado como ser uma surpresa de viagem, a situação vai ser um desafio e exige certa habilidade. Como dito acima, isso pode levar algum tempo e treinamento. Mas fica algumas dicas para o momento que acontecer:

  • Fique sempre atento a sinais diferentes como desnível de terreno para evitar ou usar de prudência
  • Preste atenção no seu carro, principalmente em sons diferentes vindos do motor suspensão e pneus.
  • Sempre tenha controle do veículo e a melhor maneira de fazer isso é controlar a velocidade.

Algumas dicas para dirigir fora de estrada

Algumas situações merecem atenção especial.  Tenha em mente que em velocidades mais altas os objetos se aproximam mais rápidos, assim como o terreno e seu estado ficam mais difíceis de serem percebidos. Obviamente o tempo de reação também diminui e é preciso uma distância maior para o veículo para em caso de freadas. Manobras repentinas devem ser evitadas, pois podem provocar a perda de direção.

Continua após a publicidade..

O uso de cinto de segurança é obrigatório, aliás como manda a lei de trânsito em todas as situações. Pura questão de bom senso. É sempre bom alguma preparação, dirigir também é se informar. Situações de emergência podem surgir o que lembra uma palavra: calma no volante. Não devemos tomar decisões precipitadas. Sempre vai existir um recurso próximo ou outra opção d escolha. No caso de algo programado, faça com pessoas treinadas. Muitos organizam grupos de passeios que podem ser uma excelente diversão.