Luz de posição (faroletes) dianteira

Elas pouco mudaram com o passar das décadas. Mas sejam carros antigos ou modernos. A luz de posição sempre esteve presente. Talvez a retirada dos soquetes de lata tenha sido a mudança mais significativa. Por isso elas também são conhecidas como “lâmpadas esmagadas” por serem totalmente de vidro, mas com a base esmagada para encaixar no seu lugar dentro do farol. Até mesmo os Leds para faroletes possuem esta base esmagada. Aliás, esta foi outra mudança na primeira luz externa dos nossos carros: os Leds automotivos, que podem ser uma peça apenas ou uma fita cheia deles. “Esmagar”a base das lâmpadas tem acontecido mais. Encontramos quase todo tipo de lâmpada automotiva neste formato. Luz de freio, dois polos, um polo, luz de seta e ré estão incluídas nessa lista.

Continua após a publicidade..
luz-de-posição-universal

Lâmpada esmagada de farolete dianteiro

As lâmpadas de posição dianteiras são as mais fáceis de trocar, além do preço ser o menor de todos. Para localizar a posição, acenda o farolete (primeiro estágio da chave de farol) e observe onde fica a lâmpada que não queimou. Sua potência é de 5 Watts. Mas existem no mercado lâmpadas iguais e de 3 Watts que servem apenas para iluminar painéis de carros. Uma não pode substituir a outra. Essa lâmpada (5 Watts) também costuma ser usada na iluminação de teto de alguns modelos mais antigos e na luz de placa.

Continua após a publicidade..

A função da luz de posição é bem definida pelo nome: indicar para outros motoristas onde está o seu carro. Por isso a lei dita que ela deve ser acesa no fim do por de sol, apesar que, em alguns lugares,  já é obrigatório conduzir o veículo com esta luz acesa  de dia.

como trocar luz-de-posiçao dianteira

Continua após a publicidade..

Como trocar a lâmpada de posição? (trabalhe com o farol totalmente desligado)

Quase todo farol é semelhante ao da imagem acima. O mais importante é você procurar o soquete bege com fios vermelho e marrom. Gire-o com cuidado e puxe para fora. Imediatamente a situação vai fica óbvia, bastando substituir a lâmpada queimada. Talvez alguns faróis possam dificultar a troca por causa de um aceso mais difícil. Mas com um pouco de paciência não é complicado fazer esse serviço. Na dúvida leve até um profissional de confiança.