Então você está dirigindo e outro motorista lhe avisa que a traseira do seu carro está parecendo uma árvore de natal com muitas luzes piscando ao mesmo tempo, inclusive a luz de freio.

 Pelo menos isso é um defeito  mais comum do que pensamos existir. Mas não é algo grave, a não ser no que se refere a uma possível confusão de quem vem dirigindo atrás. Aliás, deve ter sido por isso que lhe avisaram da tal “árvore de natal” que seu carro virou.

A luz de freio do meu carro pisca junto com a seta. O que é isso?

Para consertar esse defeito primeiro precisamos saber como funciona eletricamente as lanternas traseiras do seu carro.

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Toda lâmpada tem o seu próprio fio positivo protegido por um fusível. Mas o negativo do circuíto é um só, um único fio para todas as lâmpadas. É o conhecido fio terra. Fica óbvio, então, que trata-se de um fio que vai trabalhar sobrecarregado e com o tempo seu estado vai deteriorar.

A luz de freio

Mas por que as luzes piscam como uma árvore de natal? Simples. Quando você aciona a seta esse circuito vai procurar um aterramento melhor do que o dele e assim outras luzes irão piscar junto com a seta.

Pode ser a luz do freio, quando acionado, do farolete, quando ligado, ou da ré quando engatada. Nao existe uma ordem para isso, pois lembre-se que o aterramento ruim vai atingir todas as lâmpadas. Mas como a seta é o único circuíto por ali que pisca, é nesse momento que se nota mais o defeito

Como consertar a luz de freio?

Também é de fácil solução. Tente dar uma limpeza no fio terra, normalmente o preto, com um limpa contato ou apertar as porcas que o ligam a lata (carros mais antigos).

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Mas a solução definitiva vai ser a troca da tomada e da placa completa de lâmpadas traseiras. Vale a dica: se aconteceu apenas em um lado, muito provavelmente também vai acontecer no outro lado, pois é um defeito causado por desgaste, por tempo de uso.

Quando piso no freio a seta para de funcionar

Vejo muito muito desta situação na minha oficina. Ė um defeito diferente, mas a causa é a mesma citada acima: aterramento ruim na tomada de uma ou das duas lanternas traseiras. Existe uma terceira opção de conserto que é passar um fio terra por fora, soldando ele na placa negativa das lâmpadas. Mas isso requer mais experiência para fazer ou pode queimar fusíveis.

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

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