A melhor bateria de carro do mercado

Durabilidade, bom desempenho, melhor garantia, reposição adequada. Estas são as principais características que uma fábrica de baterias deve conquistar se quiser ver seu produto ser considerado Top pelo mercado. Por mais que uma bateria esteja escondida da visão do motorista, na hora da troca ele sempre vai comparar, elogiar, ou criticar o produto original ou não. Pois é quando dói no bolso que esta capacidade crítica aflora em qualquer consumidor. Como uma bateria de um carro moderno dificilmente avisa que está acabando, quase sempre deixando o motorista na mão, este “poder” de crítica fica mais apurado devido a frustração do momento. Uma dica: somente compre uma bateria em supermercado se não houver outra opção. Normalmente essas mercadorias tem pouca rotatividade por motivos óbvios: dificilmente alguém compra bateria em supermercados. Com certeza será um produto antigo de prateleira que terá sua vida útil comprometida, embora o tempo de garantia seja o mesmo.

 Durabilidade

A vida útil de uma bateria depende de vários fatores. Entre eles está a qualidade da matéria prima, como o chumbo, telas e solução química, além da embalagem com suas propriedades únicas da fábrica. Isto significa que o primeiro passo ao escolher uma bateria é saber quem é o fabricante e se o produto é o carro chefe da linha de produção. O seu veículo e acessórios também influenciam na durabilidade da bateria. Um carro com ar-condicionado, por exemplo, pode ter a vida útil da bateria reduzida em anos. Na média, uma bateria de boa qualidade deve durar de 2 anos a 3 anos. Mas existem casos de durar até onze anos! Por que isso acontece?

Toda bateria é montada, soldada, e testada por pessoas qualificadas e máquinas de última tecnologia. Um bom montador, entusiasmado com seu trabalho, com certeza vai fazer boas soldas e trabalhar com materiais sem nenhum tipo de defeito. Junta-se a isso equipamentos de ponta e fica explicado porque uma bateria da mesma fábrica, e, teoricamente com os mesmo materiais, pode durar bem mais. Ou seja: comprar uma boa bateria exige ter referências de outros e contar com um pouco de sorte. Evidentemente que isso acontece mais com baterias de grandes fábricas.

A melhor bateria de carro do mercado

Bom desempenho 

O que seria um bom desempenho de uma bateria? Podemos comparar o desempenho de uma bateria com o de um atleta: resistência, uma boa preparação, e, principalmente a capacidade de se recuperar energias depois de um esforço anormal. A longevidade de um atleta também pode servir de comparação com o desempenho de uma boa bateria. As melhores marcas também são chamadas de “inteligentes” devido ao seu poder de recuperação depois de algum uso excessivo da parte elétrica de um carro. Basta dar um tempinho e ela melhora sua carga. Uma bateria Top resiste mais tempo ao uso repetido do motor de arranque, o que tem acontecido mais hoje em dia. A boa preparação fica por conta da capacidade da fábrica de ter bons equipamentos, produtos e mão de obra qualificada.

brand-157839_1280

Melhor garantia

Este é um item de grande importância. Primeiro: quanto maior a garantia, maior a confiança da fábrica em seu produto. Não duvidem disso. Outro fator: pergunte ao vendedor se a fábrica garante defeito por sobrecarga, algo também muito comum (é o carro que causa isso). Se ele confirmar a garantia, peça que reconfirme isso por escrito.

No mercado existem garantias de 12, 15 e 18 meses, dependendo do uso e tamanho da bateria. Mas quase todas elas duram mais do que estes tempos de garantia.  Porém, como imprevistos acontecem com todos, melhor escolher a garantia maior. Também não deixe de ler os termos da garantia, mesmo que as letras sejam pequenas. Quase sempre um comprador de bateria não pede nota fiscal, o que é um erro, ou é convencido pela loja que não precisa da nota, o que é um erro maior ainda. Mas em termos de garantia, se você viajar para outro estado e a bateria estragar por lá, você somente vai conseguir trocá-la se houver uma nota fiscal do produto. Isso não é somente lei, mas exigência da fábrica para provar que o produto veio realmente do seu estado. Poderia ser algo roubado, pois assim fazem os ladrões de baterias: roubam em um estado e vendem em outro.

Se você for proprietário de Táxi  procure no manual da bateria qual o tempo de garantia para este tipo de veículo. Algumas fábricas dão apenas a garantia mínima estipulada pela lei, que é de 3 meses. Uma última dica: jamais perca o cupom da garantia. Sem ele a fábrica não cobre defeitos além dos 3 meses citados acima. Mesmo assim tem que apresentar a nota fiscal de compra.

Reposição adequada 

 Quando falamos de reposição nos referimos ao produto que vai substituir uma garantia, por exemplo. A troca tem que ser feita por uma bateria nova, jamais por uma antiga de fabricação e muito menos por uma usada, o que, infelizmente, acontece devido a falta de conhecimento técnico do consumidor. Mas basta conferir a garantia que vem também na bateria que vai substituir a sua. O único direito da fábrica é transferir o tempo da garantia da bateria com defeito para a nova. Ou seja: se a sua bateria estragou com seis meses, a nova, da troca, vai continuar com os mesmos seis meses de garantia.  No caso da bateria estragar com menos de 3 meses para vencer a garantia, a fábrica tem a obrigação de estender por mais três meses.

Atualmente as marcas com os melhores desempenhos nos três pilares descritos acima são: Moura, Heliar e Tudor, todas elas equipando carros que saem de fábrica e com 18 meses de garantia na reposição. Temos ainda AC Delco que é original de toda a linha da GM. Abraços e fiquem a vontade para comentar, dar sugestões, e tirar dúvidas.

Please follow and like us: