Defeito no sensor de estacionamento

Este sensor não é a câmera de ré, embora possa trabalhar com ela durante uma manobra. Isto depende do acessório instalado no seu carro. Mas é um conjunto sujeito a defeitos e os mais comuns podem ser mais fáceis de consertar do que imaginamos. Sua principal função é avisar, através de um apito acionado por sensores de proximidade, a distância que nosso carro está de um obstáculo atrás e fora da nossa visão. Obviamente que ele é acionado em manobras de ré, ou quando vamos estacionar um carro (a famosa baliza) e por isso é chamado de sensor de estacionamento. Mesmo porque, sensor (interruptor) de ré, já é um nome aplicado a cebola de ré. A instalação deste acessório é a parte mais difícil. Mas seu circuito elétrico é simples, aproveitando componentes elétricos de fábrica e próximos do local de instalação. O único cabo elétrico de maior comprimento é o que aciona as luzes de um módulo que fica no painel do carro e orienta o motorista no momento da manobra.

Diagrama do sensor de estacionamento (imagem www.tuningparts.com.br)

Diagrama do sensor de estacionamento (imagem www.tuningparts.com.br)

Como visto na foto acima, normalmente este acessório é vendido com uma broca própria para a instalação dos sensores no para-choque do carro.  E isto é exatamente o que dificulta a instalação do sensor por quem não tem experiência. Já o ponto de energia vem da luz de ré. Por que? Porque o sensor de estacionamento deve funcionar para esta manobra, o que acontece quando engatamos a ré. Todo o circuito traseiro funciona com a mesma energia que acende a luz de ré. Então, fica tudo mais óbvio: se o sensor de estacionamento não funcionar, a luz de ré não acender, ou é fusível de ré com defeito, ou é a cebola de ré estragada.

marcha-re

O teste da cebola de ré é muito simples. Primeiro encontre o local dela de acordo com o modelo do seu carro (procure no site pelos links tipo: sensor de ré do Palio, etc). Em seguida desligue a tomada do sensor de ré e ligue os fios dela (tomada) um no outro. Ligue a chave do carro apenas para acender o painel e observe se a luz de ré acendeu e o sensor de estacionamento voltou ao normal (não é preciso engatar a ré durante este teste). Se acontecer isso, basta trocar a cebola de ré. Fora este defeito, uma outra opção seria módulo (caixa no meio da imagem acima) de proximidade e seus sensores com defeito. Isto é mais comum em acidentes, como pequenas batidas na traseira do carro, pois tudo fica instalado no porta-malas. Muito raramente o painel e seu apito podem estragar também. Mas neste caso é uma questão de qualidade do produto, como acontece com qualquer outro acessório, até uma lâmpada. Abraços a todos e até a próxima matéria do Mãos ao Auto

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