Defeito no sensor de estacionamento

Defeito no sensor de estacionamento

Este sensor não é a câmera de ré, embora possa trabalhar com ela durante uma manobra. Isto depende do acessório instalado no seu carro. Mas é um conjunto sujeito a defeitos e os mais comuns podem ser mais fáceis de consertar do que imaginamos. Sua principal função é avisar, através de um apito acionado por sensores de proximidade, a distância que nosso carro está de um obstáculo atrás e fora da nossa visão. Obviamente que ele é acionado em manobras de ré, ou quando vamos estacionar um carro (a famosa baliza) e por isso é chamado de sensor de estacionamento. Mesmo porque, sensor (interruptor) de ré, já é um nome aplicado a cebola de ré. A instalação deste acessório é a parte mais difícil. Mas seu circuito elétrico é simples, aproveitando componentes elétricos de fábrica e próximos do local de instalação. O único cabo elétrico de maior comprimento é o que aciona as luzes de um módulo que fica no painel do carro e orienta o motorista no momento da manobra.

Diagrama do sensor de estacionamento (imagem www.tuningparts.com.br)
Diagrama do sensor de estacionamento (imagem www.tuningparts.com.br)

Como visto na foto acima, normalmente este acessório é vendido com uma broca própria para a instalação dos sensores no para-choque do carro.  E isto é exatamente o que dificulta a instalação do sensor por quem não tem experiência. Já o ponto de energia vem da luz de ré. Por que? Porque o sensor de estacionamento deve funcionar para esta manobra, o que acontece quando engatamos a ré. Todo o circuito traseiro funciona com a mesma energia que acende a luz de ré. Então, fica tudo mais óbvio: se o sensor de estacionamento não funcionar, a luz de ré não acender, ou é fusível de ré com defeito, ou é a cebola de ré estragada.

marcha-re

O teste da cebola de ré é muito simples. Primeiro encontre o local dela de acordo com o modelo do seu carro (procure no site pelos links tipo: sensor de ré do Palio, etc). Em seguida desligue a tomada do sensor de ré e ligue os fios dela (tomada) um no outro. Ligue a chave do carro apenas para acender o painel e observe se a luz de ré acendeu e o sensor de estacionamento voltou ao normal (não é preciso engatar a ré durante este teste). Se acontecer isso, basta trocar a cebola de ré. Fora este defeito, uma outra opção seria módulo (caixa no meio da imagem acima) de proximidade e seus sensores com defeito. Isto é mais comum em acidentes, como pequenas batidas na traseira do carro, pois tudo fica instalado no porta-malas. Muito raramente o painel e seu apito podem estragar também. Mas neste caso é uma questão de qualidade do produto, como acontece com qualquer outro acessório, até uma lâmpada. Abraços a todos e até a próxima matéria do Mãos ao Auto

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This article has 61 Comments

  1. Boa tarde, Fernando!
    Como faço para substituir apenas um dos sensores danificados? É possível reparar apenas um deles sem ter que trocar todos?

        1. Boa noite, tudo bem? Instalei o sensor de estacionamento ontem, funciona perfeitamente, porém só com as luzes apagadas, se acender as luzes ele para de funcionar!
          O que seria?
          Grato se me ajudar.

  2. Meu sensor de ré tem os cabos curto, tem como emendar? É akels modelo simples de 4 sensor, Central e painel pequeno, aquele de 40 reais na Internet, igual o modelo desse da esplicação ai

  3. O meu sensor de ré (velhinho já) fica feito louco informando errado a proximidade dos itens. Fui verificar e visualmente os cabos, conectores e tudo mais se encontra aparentemente em perfeito estado. Nesse caso, é mais fácil desconfiar do módulo ou dos sensores?

  4. Tenho um Gol g6 rock in rio , o sensor de estacionamento parou de funcionar não aparece no som e nem no computador de bordo, podem me ajudar?

  5. No meu caso, o display quando acionado o ré da o bip, mas nao liga o display, fui ate a central e medi 10.50V que deveria ser 12V, sera q esse e o verdadeiro problema meu? alimentação ta indo, mas, nao a correta.

    1. Olá Andrelise. Pode ser aterramento ruim ou queimou o display. Mas o mais certo é medir com uma lâmpada de teste e pelo menos 10 Volts. O multímetro pode enganar em algumas medidas de carro. Mesmo 10.50 o display deveria acender, o que seria mais fraco.

    1. Bruno, boa noite. Você conseguiu resolver o problema do seu sensor?
      Eu também estou com problemas no sensor original da Saveiro Cross.
      Obrigado.

  6. Ola amigo, por gentileza uma ajuda como especialista, pois aqui em Porto Alegre estão me dando varias alternatinativas e todas muito confusas e cara. Tenho um peugeot 308 com sensor de estacionamento original de fábrica, um carro me encostou na garagem e bateu em um sensor da frente, já coloquei no lugar, mas ele apita sem obstatulo e só cessa quando atinge certa velocidade ou quando não engato a marcha. Duvida, tem como desabilitar ou substituir somente este pra cessar este erro e o barulho. Não quero gastar agora. Obrigado

  7. Caro, meu sensor parou apenas de apitar. As luzes ainda acendem e ele ainda marca a distância no visor, mas não apita mais. Seria necessário trocar todo o conjunto?

  8. OI FERNANDO , VER SE VC PODE MI AJUDAR A ENTEDER O QUE ACONTECEU COM OS SENSORES DO MEU DUSTER ANO 2012 E 2013 LEVEI NO LAVA JATO . E AG0 RA OS SENSORES NÃO ESTÃO FUNCIONANDO DIREITO. QUANDO PASSO RÉ ELE DÁ UM SINAL DIFERENTE DO DE ANTES , SÓ QUE PARA . NÃO DÁ MAIS SINAL AGUM AO SE APROCIMAR DE ALGUMA COISA.

  9. Boa noite, o sensor do meu carro a 30 cms de um tronco de arvore não consegue capturar, o tronco fica entre 2 pontos do sensor, na parte direita do parachoque mas o sensor apenas apita se tiver uma parede ou outro carro atraz, o que poderia ser?

  10. Colega boa noite …Meu Polo Hatch tem um sensor original de fabrica …o estranho é que ele só funciona em dia de chuva, você teria alguma dica, seria modulo ou os sensores,…Obrigado

  11. Bom dia, tenho um civic 2008 e o sensor de ré não é original, porem ele estava funcionando normal, Após eu desligar a bateria e religar, o visor continua aparecendo as luzes e distancia normalmente, porem parou de apitar, neste caso pode ter danificado o visor ? ou a central? Desde já agradeço a atenção.

    1. Olá Rodrigo. Grato por participar. Pode te queimado sim, ou apenas um fusível de proteção. Vai ser preciso fazer alguns testes simples no acessório. Se a central pisca quando você aproxima de algum objeto, pode ser apenas o apito que estragou. Mas Talvez tenha que trocar o visor inteiro.

  12. Eu tenho um polo Hatch 2009 sensor original de fábrica, quando eu engato a ré da um apito por um tempo e depois para, e com isso o sensor paro de funcionar.

  13. Olá, me chamo Adriana, o meu honda fit 2010 está com um som a frente no capô o que pode ser, é como o sonoro de estacionamento porém é frequente, e quando o carro esquenta ou seja após um tempo ligado?????

  14. Tenho um C4 PALLAS e aparece a mensagem defeito no sensor auxiliar de estacionamento, mas quando jogo agya nos sensores da frente ele volta a funcionar e depois de algum tempinho da o defeito novamente.
    Alguém sabe como posso solucionar este problema

  15. bateram no meu carro e precisei arrumar a trazeira , retiraram o para choque e agora meu sensor de ré disparou o som quando engato a ré o que pode ser?

  16. Olá , Fernando
    Solicitei a um técnico a instalação de um sensor de estacionamento em meu veículo, porém quando engatado a ré o sensor fica pipando, as vezes sim as vezes nao, sem ter nada atraz. O técnico trocou o kit, e o problema persiste. O técnico não está conseguindo identificar o problema. O que pode ser?

  17. A concessionaria colocou o sensor de ré no meu Etios, mas sem ter nada atras ele apita e acende do lado esquerdo como se tivesse um objeto na leitura 0.5 do visor. Ele funciona normalmente quando tem objeto perto, mas esse problema que falei é um incômodo, pois penso sempre que tem um animal ou uma criança pequena atras do carro. Fui na concessionaria, mas lá o problema não apareceu (Lei de Murphy rsrs) então não puderam vê. O que pode ser? Tem menos de 1 mês o carro.

  18. ola fernando boa tarde o meu palio 2011 esta com problemas no cebolao do sensor de re e nao tenho condiçoes de colocar outro agora,tem algum problema eu deixar o sensor q vai no cebolao jampiado para ficar funcionando a luz de re.ou corre perigo de curto

    1. Olá rodinei. Se ficar bem isolado e longe de partes metálicas, não haverá curto. Mas com esta situação toda vez que ligar a chave a luz de ré vai acender. Nesse caso, além de poder receber uma multa, pode derreter partes da lanterna traseira ou o soquete da lâmpada, além de queimar a própria lâmpada. Ela tem uma potência alta de 21 Watts.

  19. Olá Fernando,
    Instalei um sensor com camera de ré no meu Mondeo, mas ele só funciona com a chave virada. No momento em que ligo o carro a imagem desaparece do retrovisor, o que poderia ser?

    1. Olá Flavio. Tem que verificar se os cabos do lado que não funciona estão cortados. Costuma acontecer quando é feito algum serviço por ali ou o fio fica muito esticado. Mas pode ser defeito no conjunto também e aí é troca.

  20. olá boa noite tudo bem ? amigo tenho um prisma 2014 ltz e o sensor não esta funcionando ai fui a uma concessionária para ver eles me pediu 250,00 reais só para passar o aparelho isso e justo e ainda tinha que agendar para levar o carro não e um absurdo isso. obrigado

    1. Olá Jose. se for um sensor interligado ao sistema eletrônico do carro, então é eletrônica embarcada. Eu sugiro que vá até uma loja de acessórios e peça uma opinião. Um sensor completo e instalado nessas loja tem um preço menor ou equivalente. Fusível também tem que ser verificado.

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