Câmera de ré de carro

Já não é novidade um carro estar equipado com câmera de ré. Alguns tem até mais de uma para ajudar a manobra de um motorista. É um acessório que caiu no gosto e que pode fazer uma falta tremenda quando falha. Nesse post, vamos explicar porque sua câmera de ré parou de funcionar e quais são as possíveis soluções.

Câmera de ré parou

Foto de Dominika Roseclay no Pexels

Dicas para defeitos

Não. Uma câmera de ré de carro não é igual a da foto acima. Mas ela serve como um “retrovisor” que mostra toda a área de trás do carro através de um câmera localizada em posição estratégica.  Daí uma imagem é enviada a uma tela que pode ser a da multimídia do carro ou outra, se for acessório instalado fora da fábrica.

 

VEJA TAMBÉM 

CURSO DE AUTO ELÉTRICA ONLINE COM ACOMPANHAMENTO!

Possíveis defeitos

  • No caso de ser um acessório de fábrica, verifique o fusível da câmera de ré, Para localizar tem que consultar o manual do seu carro no índice, fusíveis. Se estiver queimado troque, se voltar a queimar não insista.
  • Se for uma câmera de ré que parou, mas foi instalada em loja de acessório, primeiro verifique o fusível da luz de ré, Quase sempre é ligada nesse fusível. Para ter certeza, basta saber se a câmera é acionada quando a ré é engatada.
  • Sensor de luz de ré. Nesse caso pode ser o sensor de luz de ré (cebolinha de ré) com defeito. Nos dois casos verifique se a luz de ré também não funciona. Tem que trocar o sensor (VEJA AQUI).
  • Câmera simplesmente queimada. Nesse caso tem que testar em oficina e realizar a troca.
  • Fiação. Nesse caso é mais comum de acontecer quando a câmera é instalada fora da fábrica, em lojas de acessórios ou até mesmo na autorizada. Tem que fazer uma revisão no chicote depois de verificar os fusíveis.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.