Bateria secou. O que fazer?

Algumas baterias ainda usam do velho sistema: o de manutenção. As baterias modernas são chamadas de “Free”, ou de seladas, exatamente porque são livres de manutenção; e lacradas para que sequer ocorra a tentativa de colocar alguma substância em seu interior. No caso deste post, trataremos das baterias que ainda precisam de repor água para diluir o seu conteúdo químico e manter estável a solução interna.

As grandes fábricas quase não produzem mais baterias com manutenção. A exceção seria um ou outro modelo para caminhões e similares, como máquinas pesadas. Neste caso, o custo benefício será válido, visto que o sistema elétrico desses veículos são fracos, e a água da bateria demora mais a secar.

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Mas sistemas elétricos dos carros de passeio modernos, e até de alguns caminhões que mais parecem um trailer, são gastadores de energia exigindo alternadores e baterias que mais parecem um usina e seus geradores potentes.

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É por isso que a água  de uma bateria com manutenção seca mais depressa nos dias de hoje. É como se cozinhássemos arroz com alguns maçaricos. O resultado poderia pegar a cozinheira distraída com o fim da água na panela e um tanto de arroz queimado. É o que chamamos de sobrecarga, ou o sistema elétrico exigindo muito do alternador. Oras, a exigência de carga pelo uso grande energia causa a sobrecarga, embora alguns não aceitem isso. É a lógica elétrica dos fatos. Basta perguntar a um taxista para confirmar este acontecimento: muita energia exigida faz o alternador liberar uma carga correspondente e satura a bateria. Algumas vezes esta sobrecarga também pode ser por defeito no regulador de voltagem do alternador.

Bateria secou. O que fazer?

Primeiro passo: NUNCA DEIXE A BATERIA SECAR. Se você comprou uma bateria assim, lembre-se que a manutenção tem que acontecer, e ela pode variar de 15 dias a 3 três meses, dependendo do modelo do seu carro. Em um carro mais básico, sem ar-condicionado e outros acessórios, a manutenção não pode passar de 3 meses. Mas a verificação do nível de água deve ser feita de 15 em 15 dias para todos os modelos. Os imprevistos podem acontecer, como uma sobrecarga do alternador.

Essa é uma típica bateria que pede manutenção.
Essa é uma típica bateria que pede manutenção.

 Mas se aconteceu, e bateria ainda não arriou, então retire a capa dos elementos e todas as seis tampinhas, ou rolhas, que fazem parte da bateria. Se você enxergar metal escuro, e não um espelho de água, eis aí o problema. Complete com água desmineralizada até o espelho de água começar a cobrir a placa. Pare por aí, senão  a bateria irá “cuspir”  esse excesso que pode corroer a lataria do seu carro.

Se a bateria chegou a arriar, então uma carga lenta deve ocorrer e o profissional é quem deve repor a água dela durante este processo. Mas na maioria das vezes ela se transforma no “arroz queimado” da ilustração, devendo ser substituída. Pelos prazos de manutenção citados acima, o leitor pode perguntar: “E se acontecer este defeito durante o prazo de garantia?”.

Tudo que você precisa sabre sobre a bateria do carro

A obrigação de providenciar a manutenção é do comprador da bateria. Mesmo assim, a fábrica faz algumas exigências que estão bem definidas no manual de garantia. Algumas fábricas são mais complacentes e pagam a garantia pensando na fidelidade do cliente. Mas a grande maioria recusa a garantia jogando a culpa no cliente, alegando mau uso. O lojista segue a fábrica. Portanto, ao comprar uma bateria, sempre pergunte sobre as condições da garantia e que tipo de bateria você está comprando. Forte abraço a todos.

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This article has 28 Comments

  1. Perdi uma bateria selada de moto. Acho…
    Ela ficou em um carregador de baixa corrente por muito tempo (esqueci de desligar).
    Será que ainda posso tentar fazer alguma coisa antes de descarta la? Eu a abri e parece “seca”. Tem alguma dica?

    1. Olá Martin.Ela sendo selada não é bom por nada dentro. Ela pode até explodir, principalmente se vc colocar aditivos que são vendidos por aí. Melhor comprar outra. Mas existem no mercado carregadores que não secam a bateria. A medida que ela carrega ele vai diminuindo a carga até parar, quando ela estiver carregada. São conhecidos como carregadores inteligentes de até 5 amperes. Obrigado por participar.

    1. Olá Edvaldo. Se ele não abaixa apertando a tecla, então pode ser defeito nela mesmo. Mas se vc está se referindo a um sistema automático, tipo ligou a chave o vidro abaixa, trata-se de um acessório que alguns carros possuem ou não. Somente com uma inspeção pessoal para saber do que se trata.

  2. Minha bateria secou a água é descarregou gostaria de sabe se ainda à alguma possibilidade de repor a água é recarrega novamente?

  3. Oi Fernando, em um bateria livre de manutenção que não tem luz indicadora de nível de carga, Como eu faço para saber se a bateria esta armazenando carga suficiente para não correr risco de ficar sem carga para dar partida?
    (ouvi falar de de verificar alguma coisa se a bateria tem 12,65v Só isso é suficiente?)
    Desde já agradeço!

    1. Olá Marcelo.O indicador é muito falho. Então sua situação é a mesma de qualquer bateria. Um teste com equipamento apropriado seria a melhor opção.A voltagem medida é sempre uma boa referencia. Mas no caso de baterias o certo é medir a queda de corrente. Com um multímetro na bateria, se ele cair para 8 o menos, volts, n momento da partida, é sinal de bateria fraca.

  4. Ola amigo tenho uma bateria da marca kondor com manutenção minha carga arriou constatei q a agua secou posso colocar agua e usa lá ou tenho q comprar outra?

    1. Olá Marcelo. Vale a pena tentar carregar a sua. A marca é boa. Mas para colocar água nela tem que ser água desmineralizada, que é barata e encontra em alguns postos de gasolina. Não é solução e sim água.Ela deve ser colocada nos orifícios até cobrir as placas. Apareceu a lâmina de água e pronto. Senão a bateria vai jogar o excesso para fora. Depois disso ela tem que receber uma carga lenta. Você vai gastar por volta de 30 reais para saber se ela vai ficar boa.

  5. Estou comprando um Bateria Flexpower,o Logística disse que é baixa Manutenção. Ela irá começar a baixar água após um ano.Já ouvi que a Marca e Boa.
    Mais será que vai demorar tanto para baixar a água? ???

    1. Olá Marcelo. Depende do carro. Se for um sem muitos acessórios, como não ter ar-condicionado, então pode ser que demore a baixar. Mas todas elas tem que verificar o nível de água conforme está escrito na garantia. Leia ela e veja se é um ano ou três meses, que seria o tempo máximo para fazer manutenção em uma bateria igual a sua.

  6. Boa noite eu tenho uma bateria de 60 ,amp e a água baixou um pouco e ela perdeu um pouco da carga ela está com 12.20 v não dá a partida porque logo cai pra 8 v ,eu posso completar ,e ela voltará a carrega normalmente ? Uns treis anos atrás eu completei com solução de bateria que me recomendar o e a bateria arriou de vez , o nome da bateria e powerbreck ,socorro !.

    1. Olá Moisés. Se você está vendo as placas e não um espelho de água, então pode completar até o espelho de água aparecer. Isso significa que não pode encher até a boca. Mas uma carga lenta em carregador seria uma boa ideia para saber se ela vai ficar boa. É um serviço barato que qualquer auto elétrica faz.

    1. Olá Admilson. Grato por perguntar. Não, não é recomendável água mineral. A água “oficial”tem exatamente o nome contrário que ser água desmineralizada e é encontrada em postos de gasolina. Água mineral pode causar curto nas placas por ter minerais a mais do que outra.

  7. Parabéns pelo excelente site. Tenho um Fuscão 1.500, cujo único acessório é o farol de milha e já tem alternador. Um vendedor de baterias disse que para esse carro, a bateria com baixa manutenção é melhor que a selada, e 45A é suficiente. Confere?

    1. Olá Edilson. Na minha opinião tanto faz, em termos de durabilidade. As diferenças seriam: vigiar a bateria de manutenção, pois mesmo ela sendo de baixa manutenção, ela deve se feita. Mas o preço é melhor. No caso das seladas é instalar e esquecer manutenção. Mas o preço é mais alto. Tudo é uma questão de conforto e preço. Abraços e obrigado pelas palavras. Fique a vontade par perguntar mais.

  8. Bom dia,
    Vendo baterias e me ofereceram a marca KONDOR, Ja trabalho com Heliar, Moura, zetta e América.
    pergunta? entre kondor e america para segunda linha, qual devo vender? ou qual marca você me sugere para segunda linha. sendo que a primeira linha não abro mão da Heliar.

    1. Olá jorge. Eu gosto muito da Kondor, tanto da com manutenção como a selada. Aqui em BH é uma bateria que dificilmente apresenta retorno. Apenas não sei se o preço seria vantagem. Pode ser que a diferença seja pouca entre ela e as de primeira linha. Mas é uma bateria de muita qualidade.

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