Talvez o equipamento mais desconhecido para o dono de um carro seja a bateria. A maior prova disso é a surpresa que todos ficam quando a bateria do seu carro arriou assim: “do nada”. E ficar sem bateria é o mesmo que ficar sem carro. Dependendo do lugar e da hora, somente um reboque vai poder ajudar. Mas existe uma maneira de estar prevenido quanto a isso.

Do mesmo modo que nos preocupamos com o nível de óleo do motor, com a quantidade de água do radiador, ou com quanto combustível tem no tanque do seu carro, você deve se preocupar com sua bateria. Mas como? Ela não tem vareta, ou alguma marca, ou até mesmo um marcador que indique um defeito! Como fazer para não ficar na mão por uma bateria arriada? Alguns veículos modernos possuem um aviso no computador de bordo sobre o estado da carga da bateria. Mas são poucos os modelos e normalmente de luxo. Alguns mais antigos, como o Monza, possuíam um voltímetro no painel. Mas era muito impreciso medindo a carga que o alternador mandava para a bateria. Não media a vida útil dela.

visor-de-bateria

Já especificamente nas baterias, surgiu um certo “olho mágico” que deveria avisar o motorista sobre o estado da bateria. Talvez este seja o dispositivo que mais pode ajudar. Mesmo assim você tem saber como avaliá-lo. Não é algo tão simples como: está verde está bom, ou está preto, está sem carga. Essas conclusões podem enganar exatamente porque este tal visor também tem uma vida útil. Repare na foto acima esta peça fora da bateria. Fica evidente que ela não é elétrica, como muitos imaginam, e sim um densímetro. Ou seja: de acordo com a carga da bateria, a densidade do ácido se altera e a bolinha verde (no canto direito da peça azul) flutua para o meio e sua cor é aumentada por uma lente no topo do conjunto (acima da rosca preta). Portanto, a densidade dos líquidos é quem comanda este medidor.

Na nossa opinião essa peça somente funciona quando a bateria é muito nova, talvez ainda dentro do prazo de garantia. Resta dizer que ela mede apenas a densidade de um elemento (toda bateria de 12 volts tem seis elementos). Isso significa que sua bateria pode pifar outro elemento e o visor continuar verde.

Como entender o visor?

A única ajuda que esse visor vai te dar é quando ele está branco ou vermelho, dependendo da bateria. Ou quando ele está da cor correspondente aos dizeres: bateria com nível baixo, ou ; bateria deve ser substituída. Nesse caso o visor sempre funciona, pois significa que aquele elemento está seco, e, muito provavelmente, a bateria recebeu sobrecarga do carro. E esse é um defeito que a garantia costuma não cobrir.

Bateria estragada. Sintomas

  • Bateria muito antiga. As mais modernas vem com a data de fabricação gravada no corpo. Não espere mais de dois anos para trocar ou ela vai te deixar na mão a qualquer momento. (exceto linha GM)
  • Vazamentos evidentes, ou muito zinabre nos pólos. Se a bateria for nova (dentro da garantia), então vale a pena limpar os polos do zinabre.
  • Cheiro muito forte, tipo ovo podre. Significa que a bateria está fervendo o ácido e deve ser substituída. O carro também deve ter seu alternador avaliado.
  • A bateria descarrega constantemente. Ou seja: pela manhã não pega, mas depois de uma “chupeta” o carro funciona, roda o dia inteiro e o defeito acontece novamente, cada vez com espaço de tempo mais curto. Se a bateria for antiga troque-a. Se estiver na garantia leve-a até o vendedor.

Muitas vezes a bateria pode descarregar porque algo foi esquecido ligado. Neste caso ela voltará ao normal. Em outra situação ela arria por simples falta de uso do automóvel. Segundo especialistas, uma bateria parada perde em média 3% da sua carga por dia, e isso é acumulativo, significando que ela pode descarregar em alguns dias. Nesse caso ela deve ser carregada por um equipamento profissional.

Para não ser definitivamente surpreendido por uma bateria arriada, a sugestão é sempre trocá-la a cada dois anos, mesmo que ela pareça estar em bom estado. Por fora é uma situação, mas por dentro ela pode estar se desmanchando.

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