Bateria estragada. Sintomas

Talvez o equipamento mais desconhecido para o dono de um carro seja a bateria. A maior prova disso é a surpresa que todos ficam quando a bateria do seu carro arriou assim: “do nada”. E ficar sem bateria é o mesmo que ficar sem carro. Dependendo do lugar e da hora, somente um reboque vai poder ajudar. Mas existe uma maneira de estar prevenido quanto a isso.

Do mesmo modo que nos preocupamos com o nível de óleo do motor, com a quantidade de água do radiador, ou com quanto combustível tem no tanque do seu carro, você deve se preocupar com sua bateria. Mas como? Ela não tem vareta, ou alguma marca, ou até mesmo um marcador que indique um defeito! Como fazer para não ficar na mão por uma bateria arriada? Alguns veículos modernos possuem um aviso no computador de bordo sobre o estado da carga da bateria. Mas são poucos os modelos e normalmente de luxo. Alguns mais antigos, como o Monza, possuíam um voltímetro no painel. Mas era muito impreciso medindo a carga que o alternador mandava para a bateria. Não media a vida útil dela.

visor-de-bateria

Já especificamente nas baterias, surgiu um certo “olho mágico” que deveria avisar o motorista sobre o estado da bateria. Talvez este seja o dispositivo que mais pode ajudar. Mesmo assim você tem saber como avaliá-lo. Não é algo tão simples como: está verde está bom, ou está preto, está sem carga. Essas conclusões podem enganar exatamente porque este tal visor também tem uma vida útil. Repare na foto acima esta peça fora da bateria. Fica evidente que ela não é elétrica, como muitos imaginam, e sim um densímetro. Ou seja: de acordo com a carga da bateria, a densidade do ácido se altera e a bolinha verde (no canto direito da peça azul) flutua para o meio e sua cor é aumentada por uma lente no topo do conjunto (acima da rosca preta). Portanto, a densidade dos líquidos é quem comanda este medidor.

Na nossa opinião essa peça somente funciona quando a bateria é muito nova, talvez ainda dentro do prazo de garantia. Resta dizer que ela mede apenas a densidade de um elemento (toda bateria de 12 volts tem seis elementos). Isso significa que sua bateria pode pifar outro elemento e o visor continuar verde.

Como entender o visor?

A única ajuda que esse visor vai te dar é quando ele está branco ou vermelho, dependendo da bateria. Ou quando ele está da cor correspondente aos dizeres: bateria com nível baixo, ou ; bateria deve ser substituída. Nesse caso o visor sempre funciona, pois significa que aquele elemento está seco, e, muito provavelmente, a bateria recebeu sobrecarga do carro. E esse é um defeito que a garantia costuma não cobrir.

Bateria estragada. Sintomas

  • Bateria muito antiga. As mais modernas vem com a data de fabricação gravada no corpo. Não espere mais de dois anos para trocar ou ela vai te deixar na mão a qualquer momento. (exceto linha GM)
  • Vazamentos evidentes, ou muito zinabre nos pólos. Se a bateria for nova (dentro da garantia), então vale a pena limpar os polos do zinabre.
  • Cheiro muito forte, tipo ovo podre. Significa que a bateria está fervendo o ácido e deve ser substituída. O carro também deve ter seu alternador avaliado.
  • A bateria descarrega constantemente. Ou seja: pela manhã não pega, mas depois de uma “chupeta” o carro funciona, roda o dia inteiro e o defeito acontece novamente, cada vez com espaço de tempo mais curto. Se a bateria for antiga troque-a. Se estiver na garantia leve-a até o vendedor.

Muitas vezes a bateria pode descarregar porque algo foi esquecido ligado. Neste caso ela voltará ao normal. Em outra situação ela arria por simples falta de uso do automóvel. Segundo especialistas, uma bateria parada perde em média 3% da sua carga por dia, e isso é acumulativo, significando que ela pode descarregar em alguns dias. Nesse caso ela deve ser carregada por um equipamento profissional.

Para não ser definitivamente surpreendido por uma bateria arriada, a sugestão é sempre trocá-la a cada dois anos, mesmo que ela pareça estar em bom estado. Por fora é uma situação, mas por dentro ela pode estar se desmanchando.

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This article has 13 Comments

  1. Muito legal. Esses dias quando liguei meu carro, o motor virou pesado. Até aí td bem. Parei para abastecer, quando fui ligar novamente, ele parou. Depois de uma chupeta ele voltou ao normal. Ainda n tive tempo de verificar a bateria, provavelmente seja esse o problema.

  2. Olá, meu carro está amanhecendo sem bateria todos os dias, levei em 3 elétricas, e me disseram em todas que meu carro nao está tendo nenhum consumo de bateria, só o que eles também acharam estranho é que se eu tirar os cabos da bateria de noite e ligar de manhã, o carro pega normal, preciso de uma ajuda, não consigo resolver esse problema de jeito nenhum.
    Aguardo uma resposta.

    1. Olá Eduardo. Se abateria está boa ou é nova, fica evidente tem um “ladrãozinho” de carga no sistema. Pode ser alguma luz que não apaga durante a noite. Tente lembrar de algum hábito diferente que acontece com o carro somente a noite. E também nos diga qual é o seu carro. Abraços.

  3. Tenho um ford Ka 2009, completo. Levei a um Lavajato e após o retorno ele apresentou alguns sinais diferentes, primeiro falha no jato de água do parabrisas, quando acionado não sai água mesmo com reservatório completo e a buzina também com defeito, não funciona mais. E agora, em uma semana precisei realizar transferência de carga 2x pois ela arria do nada e uso o carro todos os dias. O que pode estar relacionado a esta descarga da bateria?

    1. Olá Taiane. Obrigado por participar. São defeitos bem diferentes. O da água do parabrisa pode ser entupimento ou a bomba que joga água com defeito. A buzina pode ser fusível queimado, fio solto ou simplesmente a buzina queimou. Ja a bateria tem que fazer um teste em loja ou oficina auto elétrica. Pode ser apenas falta de carga ou fim de vida útil. Se ela for nova ela normaliza com uma carga lenta.

  4. olá, tenho um fox 14/15, precisei ficar 10 dia internada no hospital, portanto, abandonei o carro repentinamente, ate o ultimo dia q o utilizei, funcionou perfeitamente, mas dentro desse periodo de tempo meu pai resolveu andar no carro pra funcionar, porem esqueceu o farol ligado, fui perceber dois dias após quando retornei e ao ligar o carro nao funcionava mais, o seguro fez uma chupeta, mas, ao deligar e religar não retornou o funcionamento, há possibilidade de ter danificado de vez a bateria ? ( comprei carro okm, completo, em fevereiro faz 2anos, a bateria moura, garantia so de 18meses)

    1. Olá cris. Obrigado por entrar no nosso site. De fato pode ter estragado a bateria. Mas a marca ajuda e eu sugiro uma carga lenta em oficina. É uma carga dada com carregador profissional onde a bateria fica em repouso – como se estivesse em um hospital tomando soro. Se ela estiver boa, volta ao normal e pode ser usada. Mas se houver defeito ela não pega mais carga. Um teste depois da carga vai constatar isso. Acho que vale a pena tentar por causa dos preços salgados das baterias.

  5. Boa tarde !! Amigo varias vezes precisei de uma ajuda pra carregar a bateria as vezes ia pegar o carro e não ligava nada , levei na loja que comprei pois notei que no visor da bateria é uma moura não marca nada ta escuro e nela mesmo tem aquela legenda de verde carregada e preto descarregada e tal , mas o cara mediu e falou que a bateria ta normal e que o visor não tem nada a ver , contrariei ele levando em conta que a legenda esta na própria bateria mesmo assim ele falou que não tem nada a ver , comprei a bateria ano passado e ainda esta na garantia por mais um mês , foi medido o alternador e não apresentou defeito … e quando ligo o desembaçador traseir ofusca a luz do painel e cai a rotação do carro os vidros sobem meio pesados achei que pudesse ser a bateria mas o cara mediu e ta normal o que pode ser , qualquer ajuda agradeço mesmo !!

    1. Olá Leandro. Grato por perguntar. Creio que o atendente da loja quis dizr que o visor com defeito não interfere na eficiência da baeria. Mas a garantia tambem cobre defeito neste visor. Com certeza a fábrica vai resolver isso. Eu sugiro procurar na garantia se existe algum distribuidor da Moura perto de você é levar a bateria até lá. Uma segunda opinião em oficina elétrica de carro também pode te ajudar.

  6. Boa noite!
    Estou com um problema no meu carro, fui retirar o carro da garagem e o carro não ligou, porém todas as luzes do painel acenderam, então fiz uma chupeta e deixei o carro ligado por volta de dez minutos, rodei com o carro durante o dia e guardei na garagem. No dia seguinte o mesmo problema voltou a acontecer fiz mais uma chupeta e voltou a funcionar, porém se o carro fica parado por volte de 1 a 2hra ele não liga.
    O que pode ser, bateria ou alternador que não está gerando energia para a bateria?

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