O Fiat Uno também é um carro que pouco mudou seus fusíveis. Quando ocorreu alguma mudança tudo foi trocado, inclusive a caixa inteira deles.

No novo Uno tudo é novidade. Somente o nome é o mesmo que o bom e velho Uno. Aliás, até o nome parece estar na mira da Fiat para também mudar. Pouco se fala neste modelo como Uno.

Ou é “novo”, ou “Vivace”, com o nome Uno no meio pronto para ser esmagado, desaparecendo sem quase ninguém perceber. O que tem haver um com o outro? Qual é a semelhança entre o modelo Uno lançado no Brasil na década de 80 e o Vivace? Quase nada, senão o nome.

A parte elétrica também entrou nessa mudança total. Obviamente que mudanças acontecem proporcionalmente ao avanço tecnológico, principalmente no setor automotivo.

Foto: andrecerberus.com

Foto: andrecerberus.com

Perceba na foto acima a posição da caixa de Fusíveis do novo Uno: escondida a direita da bateria do carro em posição inclinada, perto do farol.

Não é uma posição fácil, principalmente para os testes necessários que um técnico precisa fazer. A tampa da caixa de fusíveis ( de cor preta) é difícil de retirar e também de recolocar.

Ela também pode danificar se não houver atenção de quem a  manuseia. Se compararmos essa caixa com a caixa de fusíveis do Uno antigo,  é evidente que perdeu-se muita da praticidade.

Fica no ar uma suspeita de desejos da montadora de que a simples troca de um fusível seja caso de levar até uma oficina. A grande ironia é que dentro da caixa de fusíveis a fábrica deixou como cortesia a famosa pinça para troca de fusíveis.

fusíveis do uno-pinça

Veja no link abaixo a lista dos fusíveis do novo Uno e tente trocar se puder.

Fusíveis do novo Uno

 

F1 – 20A – Ignição

F4 – 30A – Válvula do ABS

F5 – 40A – Bomba do sistema de ABS

F6 – 30A – Velocidade número 1 da ventoinha do radiador

F7 – 40A – Velocidade número 2 da ventoinha do radiador

F8 – 20A – Desembaçador do vidro traseiro

F9 – 30A Energia do comando do farol baixo e farol alto

F10 – 15A – Buzina

F11 – 15A – Válvula canister

F14 – 10A – Partida a frio

F15 – 20A – Limpador do para-brisa e bomba de água

F16 – 10A – Injeção eletrônica – farol de neblina – desembaçador – painel de instrumentos

F17 – 10A – Sonda lambda ( verificar injeção com sacaner)

F18 – 10A – Corrente da central de controle do motor

F19 – 7.5A – Ar-condicionado (Compressor)

F20 – 20A – Limpador do para-brisa e bomba de água

F21 – 15A – Bomba de combustível

F22 – 20A Bicos injetores – bobina do cilindro

F23 – 20A – Trava elétrica das portas

F24 – 7.5A – ABS

F30 – 15A – Farol de neblina

F83 – 40A – Ventilador da caixa de ar

F84 – 20A – Limpador do vidro traseiro (para-brisa traseiro)

F85 – 20A Tomada 12 volts – acendedor de cigarros

F87 – 10A – Módulo do limpador do vidro traseiro e dianteiro – lavador de vidro dianteiro e traseiro – módulo dos vidros elétricos – compressor do ar-condicionado (relé) – partida a frio – luz de ré

F100 – Sem uso

F101 – Sem uso

F102 – 20A – Vidro elétrico dianteiro lado esquerdo

F103 – 20A – Vidro elétrico dianteiro lado direito

F104 – 15A- Sistema de som (rádio)- tomada de scanner para injeção – alarme – Pisca alerta

F105 – 10A – Painel de instrumentos – desembaçador – luz interna – luz do porta-luvas

F106 – 7.5A – Iluminação dos comandos lado esquerdo – tomada 12 volts – Acionamento da ventilação

F107 – 7.5A – Módulo dos limpadores traseiro e dianteiro – lavador do vidro dianteiro/traseiro – módulo dos

dos vidros elétricos

F108 – 10A – Energia interna para rádio – alarme – velocímetro

F109 – 15A – Relé farol de neblina

F110 – 10A – Luz de freio – Setas

F111 – 15A – Farol alto esquerdo e direito

F112 – 10A – Farol baixo direito

F113 – 5A – Farolete lado direito – farolete traseiro lado esquerdo – luz de placa – iluminação do painel – farol de neblina

F114 – 10A – Farol baixo esquerdo (exceto modelos mais novos)

F115 – 5A – Farolete dianteiro lado esquerdo e traseiro lado direito

F116 – 7.5A – Airbag