Ele é o companheiro do platinado, tão antigo quanto ele. Na foto abaixo vemos o platinado a direita e o condensador a esquerda cumprindo suas funções dentro de um distribuidor. O condensador também pode ficar fora do distribuidor, agarrado ao seu corpo, como no caso do Fusca.
Para que serve?
Uma de suas funções é proteger o platinado. Como vimos em outro post, o platinado abre e fecha para interromper a corrente que vem da bobina. Mas quando isso acontece uma corrente muito alta é gerada e pode destruir o platinado. O condensador “condensa” esta corrente, ou absorve este fenômeno do platinado, protegendo-o. Sendo assim, ele acumula energia que pode resultar em um choque bem desagradável.
Ele também é o responsável por aquele barulho nos rádios de automóveis antigos. Naquela época se “ouvia” o motor no alto-falante quando era acelerado. Todo este sistema de ignição foi substituído pela famosa ignição eletrônica, muito mais durável e eficiente. Mas enquanto não aprimorada, os platinados e condensadores deram conta do recado por décadas. Ainda é um sistema de ignição bem confiável e barato.
Gostei mt da explicação e gostaria de receber essas informações em meu email
Platinado e condensador ainda são usados em aviões de pequeno porte, montados dentro da caixa do magneto junto com os distribuidores.
Olá Daniel. Grato pela informação. Seja bem-vindo ao site!
Que bom, gostei muito das explicações. Tenho um fusca 76 e que de repente parou na rua me deixando na mão, falei com o mecânico que conserta p mim, não sei se ele sabe dessa regulagem que vc esta ensinando. voltei a andar com ele e de novo parou no meio da rua, de repente corta a corrente, morre e pará onde estiver, alem de tudo esta dando solavancos, como estivesse tossindo. ele me disse que era a qualidade da gasolina que eu estava usando. Isso não me convenceu muito, pois procuro abastecer somente num determinado posto, proximo de minha casa. . Nunca mexi com isso, vc acha que mesmo sem saber, mas pegando suas instruções é possivél que possa regular?
Olá Suzana. Sim, é possível. Devido ao motor ser muito aberto, ou o giro dele ser muito exposto, eu recomendo que procure um mecânico das antigas, com muita experiência em Fusca. Além do condensador, pode ser platinado gasto, eixo onde fica o platinado empenado, motor fora do ponto e até problema no carburador.
Boa tarde amigo gostaria de saber se eu colocar o condensador no Chevette meu rádio para de sair do USB e passar para radio
Parceiro, se esta falha ocorre quando o motor está quente. Pode ser a bobina. Se for isso, o teu carro volta a funcionar depois de um tempo esfriando. O ideal é substituir esta peça. Recomendo a bobina da marca bosch.
Suzana, pode ser a bobina, mas pode ser tambem o rotor (cachimbo) do distribuidor. Tem vários que tem um resistor entre a ponta e o centro que ás vezes passa corrente, às vezes não. Voce liga, funciona, desliga, não liga mais, um inferno; eu e a oficina ficamos malucos uma vez com isso. Se tiver uma cobertura plastica entre a ponta e o centro da parte metálica do rotor, é do tipo resistivo, serve para não dar ruido no rádio mas às vezes paraliza o carro e ninguem descobre o que fazer. O melhor é soldar um pedacinho de fio de cobre fino ligando a ponta até próximo ao centro que nunca mais dá problema. Ou então usar um cachimbo antigo com metal direto do centro até a ponta.
Meu fusca está perfeito, porém , quanto estou a certa velocidade na descida e tiro o pé de repente, dá alguns tiros pelo escapamento. O que pode ser isso ?
Olá Laércio. Verifique a abertura do platinado e o Estado dele. Deve ser 0.50 mm e ás partes redondas devem estar em bom estado. Também verifique se o o eixo do distribuidor está bom.
Gostei muito do site e do artigo mas eu gostaria de acrescentar que o capacitor (ou condensador) NÃO SERVE EXCLUSIVAMENTE para proteger o platinado não!!!!!! Muito embora ele, realmente, proteja os contatos do platinado suprindo a faísca que aconteceria no momento que o mesmo abre, ele também executa uma tarefa importantíssima para um bom funcionamento do motor enquanto supre a “tal” faísca. Tanto que se ele apenas protegesse o platinado, não teria problema algum quando o capacitor se estraga… Só saberíamos disso depois de um tempão quando o platinado desse problemas e no entanto não é o que acontece… Assim que o capacitor estraga, o carro começa a falhar, cair de rendimento ou até mesmo não pega mais e eu explico porque. O capacitor é ligado em paralelo com o platinado, ou seja, quando o platinado está fechado, o capacitor está em curto e quando o platinado abre o capacitor “entra” na jogada. O ciclo completo funciona assim: O platinado abre, aparece a faísca em seus contatos e o capacitor a absorve, quando o platinado fecha, coloca o capacitor em curto o que o descarrega e assim ele está apto a suprir novamente a próxima faísca e o ciclo começa novamente. Mas quando o capacitor se estraga Na esmagadora maioria das vezes se esgota ou seja perde a capacitância), a faísca que aparece nos contatos do platinado não é mais absorvida e isso tem um outro efeito interessantíssimo, ela é capaz de excitar a bobina fazendo a mesma gerar uma faísca nas velas em momentos indesejáveis, o que pode ter consequências imprevisíveis, que vão desde aparecer uma nova faísca adiantada, atrasada ou em algum momento completamente absurdo (que ocasiona, nesses casos o motor nem pegar mais). Aí o carro para, o mecânico experiente vem socorrer, “aperta” o corpo do capacitor com um alicate (uma gambiarra que dá mais um “suspiro” de vida pro capacitor), o carro volta a funcionar bem o suficiente pra ir até a oficina e colocar um capacitor novo e tudo está resolvido! Lembrando que com o passar do tempo, mesmo com o trabalho do capacitor, os contatos do platinado vão se deteriorando pois trata-se de um interruptor mecânico e que executa um trabalho árduo sua vida toda e precisa ser substituído, por tanto cuide bem do seu sistema de distribuição elétrica e evite ficar na mão!!!
Espero ter ajudado!
Abraços!!!
Olá Paulo. Obrigado pelos bons esclarecimentos! Corretíssimos!
Meu fusca liga de primeira, porem anda uns 9 km e comeca a falhar, ficando fraco e para. Depois de algum tempo pega e anda por mais um tempo. Coloco a mao na bobina e nao esta tao quente fora do normal. Vcs podem de dar alguma dica. Ele é platinado ainda
Experimenta outra bobina.