Condensador. Para que serve?

Ele é o companheiro do platinado, tão antigo quanto ele. Na foto abaixo vemos o platinado a direita e o condensador a esquerda cumprindo suas funções dentro de um distribuidor. O condensador também pode ficar fora do distribuidor, agarrado ao seu corpo, como no caso do Fusca.

Platinado (1)

Observe na foto acima o condensador instalado do lado de fora do distribuidor.
Observe na foto acima o condensador instalado do lado de fora do distribuidor.

Condensador. Para que serve?

Sua função única é proteger o platinado. Como vimos em outro post, o platinado abre e fecha para interromper a corrente que vem da bobina. Mas quando isso acontece uma corrente muito alta é gerada e pode destruir o platinado. O condensador “condensa” esta corrente, ou absorve este fenômeno do platinado, protegendo-o. Ele também é o responsável por aquele barulho nos rádios de automóveis antigos. Naquela época se “ouvia” o motor no alto-falante quando era acelerado. Todo este sistema de ignição foi substituído pela famosa ignição eletrônica, muito mais durável e eficiente. Mas enquanto não aprimorada, os platinados e condensadores deram conta do recado por décadas.

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This article has 7 Comments

  1. Que bom, gostei muito das explicações. Tenho um fusca 76 e que de repente parou na rua me deixando na mão, falei com o mecânico que conserta p mim, não sei se ele sabe dessa regulagem que vc esta ensinando. voltei a andar com ele e de novo parou no meio da rua, de repente corta a corrente, morre e pará onde estiver, alem de tudo esta dando solavancos, como estivesse tossindo. ele me disse que era a qualidade da gasolina que eu estava usando. Isso não me convenceu muito, pois procuro abastecer somente num determinado posto, proximo de minha casa. . Nunca mexi com isso, vc acha que mesmo sem saber, mas pegando suas instruções é possivél que possa regular?

    1. Olá Suzana. Sim, é possível. Devido ao motor ser muito aberto, ou o giro dele ser muito exposto, eu recomendo que procure um mecânico das antigas, com muita experiência em Fusca. Além do condensador, pode ser platinado gasto, eixo onde fica o platinado empenado, motor fora do ponto e até problema no carburador.

  2. Parceiro, se esta falha ocorre quando o motor está quente. Pode ser a bobina. Se for isso, o teu carro volta a funcionar depois de um tempo esfriando. O ideal é substituir esta peça. Recomendo a bobina da marca bosch.

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