É impossível dormir direito sem uma alarme instalado em nosso carro. Melhor perder o sono pelo aviso de uma sirene estridente do que pelas mãos de algum larápio de automóveis. E realmente a principal função de um alarme é fazer barulho. Ladrão não gosta de chamar a atenção de outros. 

Quase todos os alarmes automotivos podem “cortar” um ponto vital do carro para bloqueá-lo. Alguns cortam a bobina, outros a bomba de combustível, e alguns cortam até a corrente dos bicos injetores. O motor de partida também pode ser anulado pelo acionamento do alarme.

Continua após a publicidade..

Alarme

Alarmes automotivos

Nem tudo pode ser usado para dar segurança ao seu carro. Mas você sabia que pode pedir ao instalador como quer que o alarme atue? Primeiro precisamos imaginar qual situação temos mais medo de acontecer. Um assalto na rua? Um sequestro relâmpago? Ou talvez um roubo como o veículo fechado e estacionado?

Continua após a publicidade..

Alguns alarmes oferecem um sensor em formato de chaveiro que a certa distância do veículo ativa o alarme. Mas vai ser mais uma coisa para carregar ou esquecer em casa. 

Para um assalto ou sequestro, uma boa opção seria um rastreador pago com uma mensalidade meio salgada. Mas quanto a um roubo o alarme somente de barulho é bem eficiente se for bem instalado.

Continua após a publicidade..

Outra dica é escolher bem o instalador ou a loja de acessórios. Experiência no assunto é muito importante. Uma instalação errada pode roubar a carga da bateria com o tempo ou simplesmente não funcionar. Outra possibilidade é o alarme disparar por qualquer motivo. Isso é sinal de instalação mal feita.

Também, é preciso entender que a fiação do seu carro vai ser mudada com corte de fios e entrada de outros. Principalmente na parte de setas e da bomba de combustível. Isso também requer experiência para realizar o trabalho.

Mas ninguém inventou, ainda, uma “alarme” melhor do que o seguro total do carro. No caso de veículos caros, com certeza o seguro é a melhor sugestão.