Platinado de carro
O que “foi isso?” seria a pergunta mais apropriada. Hoje em dia nenhum carro sai de fábrica com essa peça, o que também faz dela uma raridade. Um platinado tem a função de interromper a corrente que vem da bobina de ignição dentro do distribuidor e assim cada vela receberá pelos cabos sua centelha dentro do ponto que deve ser. Eis a peça na foto abaixo. Aliás se você for procurar ” platinado” no Google, digite “de carro” na frente, ou então outras imagens nada automobilísticas irão aparecer
Onde ele fica no carro?
Temos na foto abaixo o distribuidor, sem a tampa, com o platinado a direita e o condensador a esquerda. Ele equipou muitos carros, principalmente da década de 70 do século 20 para trás. Mas o mais conhecido é o da linha Volks: Fusca, Brasília, Kombi e outros.
Mito: Alguns motoristas da época se gabavam de folhear as pontas do platinado (partes redondas conhecidas como martelo e bigorna), de ouro. A explicação era que o ouro conduz melhor a eletricidade e fazia o platinado durar mais. Mitos são mitos. Mas nós encontramos estas pérolas abaixo. Acredite se puder…
Bom dia,
Saberia dizer qual a diferença de performance entre os platinados da bosh e os ditos platinados aerados?Obrigado