Platinado de carro
O que “foi isso?” seria a pergunta mais apropriada. Hoje em dia nenhum carro sai de fábrica com essa peça, o que também faz dela uma raridade. Um platinado tem a função de interromper a corrente que vem da bobina de ignição dentro do distribuidor e assim cada vela receberá pelos cabos sua centelha dentro do ponto que deve ser. Eis a peça na foto abaixo. Aliás se você for procurar ” platinado” no Google, digite “de carro” na frente, ou então outras imagens nada automobilísticas irão aparecer
Onde ele fica no carro?
Temos na foto abaixo o distribuidor, sem a tampa, com o platinado a direita e o condensador a esquerda. Ele equipou muitos carros, principalmente da década de 70 do século 20 para trás. Mas o mais conhecido é o da linha Volks: Fusca, Brasília, Kombi e outros.
Mito: Alguns motoristas da época se gabavam de folhear as pontas do platinado (partes redondas conhecidas como martelo e bigorna), de ouro. A explicação era que o ouro conduz melhor a eletricidade e fazia o platinado durar mais. Mitos são mitos. Mas nós encontramos estas pérolas abaixo. Acredite se puder…
Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.
Bom dia,
Saberia dizer qual a diferença de performance entre os platinados da bosh e os ditos platinados aerados?Obrigado