Defeitos na seta do Corsa

Defeitos na seta do Corsa

Como o uso e o tempo são os maiores inimigos das setas do seu carro, este post é para o Corsa mais antigo, como a da foto acima. Mas a GM do Brasil mudou pouco a parte elétrica deste modelo. Então, compare as fotos deste post com o seu carro. As mudanças são evidentes.

O Corsa tem as setas separadas do comando do pisca alerta apenas pelo local: setas no volante e alerta no painel central.

Repare a tecla vermelha do alerta.
Repare a tecla vermelha do alerta.

Por que descrevemos isso? A distância não diminui a relação que existe entre a seta e o pisca alerta. Ou seja: uma peça pode estar causando o defeito na outra. A vantagem desse sistema separado é que podemos trocar apenas a peça avariada. Ao contrário dos modelos da Fiat, por exemplo, onde tudo é um comando único. Estragou a seta, troca-se o comando inteiro e assim por diante.

Descobrindo o defeito da seta do seu Corsa!

Não é difícil descobrir qual é o defeito. Um pouco de paciência e alguns testes simples vão ajudar. Siga os passos abaixo:

– Verifique se o defeito é somente na seta ligando o pisca alerta. Se o alerta funcionar não é defeito no relé, pois ele aciona as setas e o alerta. Acontecendo isto, você já sabe que o defeito se limita a seta e seu circuíto. Então continue os testes conforme está escrito abaixo:

– Ligue a chave do carro e acione a seta para um lado qualquer.

– Mexa na tecla do alerta e perceba se a seta volta a funcionar, ou ameace funcionar. Se isso acontecer. o defeito é mau contato na tecla do pisca alerta. Muitas vezes somente a troca da tecla vai resolver de fato.

– Se nada ocorrer nos testes acima, procure pelo fusível das setas consultando o manual. Normalmente o símbolo indicativo é o de duas setas opostas.

Teste o fusível antes de trocá-lo. Apenas um teste visual pode ocultar o filamento queimado e o defeito da seta do Corsa.

chave-de-seta-corsa

Se os testes não revelarem o defeito, então resta condenar a chave de seta como a da foto acima. Mas não desanime. É uma peça barata e fácil de trocar. Defeitos na seta do Corsa são relativamente fáceis de resolver e com um custo baixo, mesmo que peça original, e se comparados com outras linhas de automóveis.

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This article has 94 Comments

  1. Boa noite,tenho um corsa hatch 2002 e quando ligo a seta ela não funciona para nenhum dos lados.No painel do carro as indicações de seta piscam rapidamente.já olhei os fuzíveis e nenhum está queimado.Poderia me informar o que pode estar acontecendo?Obrigado.

    1. Olá Luciano. Primeiro verifique se o pisca alerta também apresenta o mesmo defeito. Em seguida mexa na tecla com uma das setas ligada e observe o que vai acontecer. Fusível não é. Relé quando estraga não pisca nada, sequer faz barulho.Se o seu carro tiver alarme veja se ele pisca as lampadas.

  2. Tenho um corsa hatch 95 EFI , o pisca alerta funciona,as setas acendem mais não piscam.
    Quando mexo no botão do alerta,as setas voltam a piscar e depois param.
    tenho que trocar o botão do alerta,ou trocar a chave de seta?
    pode me ajudar?

    1. Ola Luiz Claudio. Sim, me parece ser defeito na tecla de alerta. Neste caso somente trocamos a chave de seta se a tecla do alerta foi junto dela, como uma peça única. Se a tecla estiver no painel do carro e não na coluna de direção, então somente ela deve ser trocada. Abraços e obrigado por participar.

  3. Meu pisca a luz painel fica acesa o pisca lerta mesma situação fuzivel não ta queimado tirei os reles na caixa de fusível mas não apagou a luz do painel .mas tem q apagar a luz .. corsa 2001

    1. Olá Maurício. Experimente mexer na tecla com a seta ligada e observe se o rele ou a luz vai piscar. Outra possibilidade é defeito no relé de seta. Se for o Corsão é um relé mais difícil de trocar. No post sobre o relé de seta do Meriva é explicado onde está este relé. Os dois usam o mesmo sistema.Obrigado por participar.

  4. Olá Fernando, estou mais uma vez aqui solucionando meus problemas automotivos. KKK

    Então estou com problema na chave de seta do meu corsa hatch igual o da foto, 2010. O que acontece, eu vou ligar o limpador do parabrisa e ele mesmo o numero “0”, continua funcionando. O que seria esse problema?
    Posso condenar a chave de seta do parabrisa ou é algum defeitinho bobo??

    Muito obrigado, da outra vez me ajudou na troca dos fusiveis, agora creio que irá me ajudar novamente.]

    Abraçoss…

    1. Olá Danilo. Não. Não devemos condenar a chave ainda pois pode haver no meio do circuito um relé que permanece energizado (colado) mesmo com a chave desligada. Tente desligar a tomada da chave e repare se o defeito parou. Mesmo assim para se ter certeza do defeito um eletricista teria que fazer testes como ter uma chave no estoque e trocá-la. Se não resolver parte-se para outras possibilidades. O sistema do limpador é mais complexo do que o de seta, por exemplo, existem relés inversores de corrente e até temporizadores dentro do motor do limpador.

  5. Bom dia!! estou com um probleminha na minha seta, ela só funciona para um lado, e para o lado que não funciona nem no painel ela acende, nem ligando o alerta ela pisca. Já troquei o rela 3 pinos e a chave de seta mais o problema ainda permanece. Oque devo fazer? Onde moro tenho pouco recurso em elétrica, ai fica meio dificil. Obrigado

  6. boa tarde.
    fui utilizar a seta e percebi que nao acendeu no painel e as lampadas, apertei o alerta e funcionou, em seguida ele também parou de funcionar.
    quando ligo o alarme as luzes acendem.
    ou seja, alerta e seta pararam de funcionar.
    o que pode ser ?

    1. Olá Marcio. Faça o teste da tecla: ligue a chave do carro e dê seta para um lado qualquer. Em seguida mexa na tecla do alerta e observe se a seta pisca ou ameaça piscar. Se for assim o alerta está com defeito e deve ser trocado. Outra opção é fusível (mais aí seriam pelo menos dois queimados) e relé de seta com defeito ou mau contato.

      1. Fernando, já fiz o testo e persistiu em nao piscar.
        Uma duvida: se for fusivel ou rele, nao acionar o alerme as luzes nao irem acender, correto ?

          1. Ok. veja bem: o seu carro pode ser com um relé ou com dois, tipo o Meriva. Vai ter que procurar. Veja no link abaixo se vc localiza a caixa elétrica descrita lá.
            http://www.maosaoauto.com.br/2016/03/onde-fica-rele-de-seta-do-corsa-novo-o-corsao/
            Caso contrário, se o alerta for no painel, o relé pode estar na caixa dentro da cabine. Ele é o único com três saídas com a seguinte numeração: 31, 49a e 49. Mas verifique também se algum fusível está nitidamente queimado. Seria a solução mais fácil.

          2. Fernando, muito obrigado pela ajuda.
            O problema estava realmente no nos dois fusíveis que estavam queimados.

  7. Bom dia a seta do lado direito traseira nao está funcionando nem quando liga o alarme nem no pisca alerta é so a traseira do lado direito e fica no painel piscando rápido me ajuda oque deve ser obrigada

  8. Boa tarde! tenho um classic 2015/2016, no começo ele funcionava de boa as setas, hoje qdo eu ligo as vezes não funcionam, ja levei na autorizada e trocaram o pisca alerta, o deeito continuou. Esses dias percebi que qdo estou com o ar ligado é que a seta falha, seu pisar no freio a seta falha se solta ela volta a funcionar! o que faço?

    1. Olá Thiago. Observe se a seta pisca junto com a luz de freio quando vc pisa nele. Vc descreve o sintoma de aterramento ruim na tomada de uma ou das duas lanternas traseiras. Veja de algum fio desta tomada está chamuscado e mande consertar.

  9. Olá Fernando.
    Meu corsa é 98/99 4 portas. O pisca alerta funciona e a seta não. Não faz barulho nenhum e não funcionam nem as setas nem os comandos do painel. Já fiz os testes no botão do pisca alerta e não funciona mesmo. O problema continua sendo no botão do pisca alerta ou é na chave de seta?

    1. Olá Rosi. Pode ser fusível queimado da seta. Seria interessante verificar este fusível. Relé de seta não é, porque é somente um relé para a seta e o alerta. Repita o teste da tecla com a chave ligada e a seta virada para um lado qualquer. Balance bem a tecla do alerta.Também mexa levemente na alavanca da seta. Fora isso, um eletricista vai ter que fazer testes bem mais específicos.

  10. Fernando boa tarde ! Tenho um corsa 2000 , ele funciona a seta normal, porem não acende mais no painel, qual será o problema 😕

  11. é muito difícil trocar eu mesmo a chave da seta?.. aconteceu que o meu corsa modelo Wind 98 parou de funcionar todos os piscas, e pelo que li com certeza o problema está na chave da seta. Obrigado

    1. Olá Junior. Com um pouco de paciência vc consegue. Tire as capas repando como elas estão fixada. Depois repare como o comando esta em seu lugar. Duas presilhas seguram ele e o serviço começa a ficar óbvio. Pode perguntar se acontecer alguma dúvida.

  12. Oi Fernando tenho um corsa Wind devido meu filho ter mechido brincado a luz acende no painel mas a seta não funciona só funciona as vezes

  13. Boa noite Fernando,tenho uma corsa wagon 97, quando acendo a luz do carro e estou andando, a luz alta fica piscando. o que pode ser?

    1. Olá Marcia. Se pisca aluz alta dos dois faróis, então muito provavelmente é relé de farol com defeito ou o comando que usamos para transferir do baixo para o alto se deslocando com o movimento do carro. É algo fácil de ser diagnosticado por um eletricista.

  14. Olá Fernando meu corsa 2007 funciona as setas somente com o botão de alerta acionado porém o alerta não funciona e se desacionar o botão de alerta as setas param de funcionar poderia dar uma luz de onde pode ser o problema ? Agradeço a sua atenção

    1. Olá Fabio. Pode ser defeito na tecla do alerta. Faça o seguinte teste: ligue a chave do carro e dê seta para um lado qualquer. Em seguida mexa na tecla para cima e para baixo, também para os lados. Observe se a seta pisca ou ameaça piscar. Se isto acontecer, é muito provável que seja alerta com defeito

  15. Olá Fernando
    Tenho um corsa 98 quatro portas ligo a seta do carro tanto pra direita quanto pra esquerda e ela pisca rápido e fixa e no painel ela pisca rápido o que pode ser.
    Mas só quando o carro está ligado, meia chave fica normal

    1. Olá Eduardo.Mexa na tecla do alerta e repare se volta a piscar apenas a seta que vc também ligou. Se isto acontecer o defeito é no alerta. Caso contrário um eletricista vai ter que avaliar o comando de seta.

  16. Ola fernando, tenho um corsa maxx hatch 1.4 2008, quando ligo a seta para o lado esquerdo elas piscam muito rápido, tanto a dianteira quanto a traseira, mas quando ligo o alerta elas piscam devagar, normalmente. O que poderia ser?

    1. Olá Rodrigo. Verifique se o lado que pisca mais rápido está com alguma lâmpada queimada. Se estiverem todas piscando, então pode ser o relé de seta. Este Corsa pode ter dois relés bem escondidos no compartimento do motor. Um eletricista,neste caso, vai ter que examinar.

  17. Boa noite Fernando !!

    Meu carro é um corsa wind 95, e estou com problema na seta tbm, quando aciono o botão pica alerta funciona normalmente, quando aciono a chave de seta para direita fnciona normalmente tbm, e quado aciono para esquerda a seta fica piscando bem rápido. Sabe me dizer se o problema está na chave de seta ??

  18. Boa noite!
    Tenho um Corsão 08/09. Meu problema é que quando ligo o farol baixo quem entra é o farol alto (automaticamente) acendendo a luz azul no painel. Aí quando puxo devagar o comando da seta, a luz azul apaga do painel e o farol baixo entra em curso. Caso solte o comando fica aceso o farol alto. Abraços,,,

    1. Olá jorge. Me parece que a sua chave de seta, a que passa do baixo para o alto, está com defeito interno. O correto é confirmar este defeito e trocar a peça. Conserto para ela é de pouca duração e pode comprometer outros componente eléticos.

          1. Fernando, bom dia,estou com um sério problema o “corsao” 2003 do meu pai ficou com a seta esquerda acessa direto dai zerou a bateria…enfim verifiquei que o rele colou até ai beleza,é o rele igual do meriva (difícil acesso) um para cada lado,dai comprei outro relé e verifiquei que o original “amarelo”é um universal de 4 pinos 30/87 85/86 após a troca ela continua acessa direto o lado esquero,e quando eu aciono a seta para o lado direito ela não funciona,e nem para a esquerda,até pq a seta esquerda continua acessa direro,porém qd jogo a seta para ambos os lados no painel acende as luzes fazem barulho e piscam no painel e pelo alerta tb,eu ja despluguei do botão a chave de seta e o botão do alerta e continua acessa,so apaga mesmo quando solto o relé, já corri a fiação e não está colada tb,e agora?????
            E outra dúvida… Por ser o relé original um universal de 4pinos e não um de 3 pinos como um de seta normal que diacho fazem ela piscar??????
            Por favor me ajude

          2. Olá Michel. De fato o relé é com esta numeração. É por dentro que ele muda. Tente o seguinte: desligue o negativo da bateria e espere por 10 minutos para religar. Então veja se normalizou. Mas veja antes se algo pode ser afetado por isso como rádio,por exemplo. Também experimente trocar os relés de lugar e veja se o defeito também muda.

  19. Entendi então no caso devo substituir por um relé original é isso? Pq eu comprei um mini rele universal,acredito que neste caso não funciona.
    Eu já troquei os lados do rele e nada continua na mesma,a esquerda acessa direto e a direita nada de nada nem dando comando ela acende nem pisca

  20. Entendi então eu tenho que comprar um relé original com a mesma numeração, pois eu fui pela pinagembe compri o mini relé auxiliar,neste caso ela não ira piscar mesmo correto?só não entendi pq o outro lado nem acende

      1. Descobri o problema o corsa e meriva tem um (modulo conforto) eles comandam o imobilizador do motor, setas,farol alto,alarme e etc…descobri tb que a seta para ambos os lados é pulso resistivo,ou seja apenas um fio para ambos os lados e o tal modulo que controla,sera que com um modulo de vidro eletrico para botoes reistivo eu consigo fazer a saida para acionar o relé sem passar pelo modulo conforto??

  21. Olá meu amigo sei que o post É do corsa mas tô com um problema no meu palio tudo funciona bem mas quando ligo o farol a minha seta esquerda não arma mas há da direita funciona desligando o farol tudo funciona normalmente

    1. Olá Claudio. Grato por participar conosco. Tente mexer na alavanca da seta com ela virada para a esquerda. Mexa levemente para cima e para baixo e também no movimento de passar do baixo para o alto. Se a seta ameaçar piscar, ou piscar, então é defeito no comando de seta/farol.

  22. ola Fernando, tenho um corsa sedan 2003/2003 corsão que eles falam, então o pisca do meu carro não funciona pra nenhum dos lado, nem o alerta também não funciona, os fusíveis estão todos bons e os reles também porem os reles ao ligar o alerta ou a seta pra qualquer lado eles não fazem barulho porem no painel fica piscando rapidinho, mexi também no botão do alerta como tem as postagens acima porem não adiantou, não sei o mais que fazer pra achar o defeito, será que o senhor pode m ajudar ou dar uma luz sobre isso?
    obrigado

      1. Achei sim Fernando e tirei eles pra testar gora e está tudo OK, levei em eletricista e ele falou q pode ser o módulo comforto, será q pode???? E se for que devo fazer pra voltar funcionar os pisca???

        1. Olá Robson. Sim pode ser este módulo que controla a seta e outros acessórios. Um novo é bem caro. Talvez um eletricista possa consertá-la. Mas existem adaptações também com comandos de outros carros. E é mesmo uma adaptação pois somente a parte externa vai piscar. Fazer o painel piscar é mais complicado e pode afetar outras partes dele.

    1. Amigo se vc achou mesmo o rele da seta que é no compartimento do motor e está tudo certo repare que ao lado do relé de seta tem um módulo preto chamdo “bcm” ele quem controla as setas,farol alto,imobilizador e mais,o problema está nele igual o meu carro,porém a minha permance acessa direto sem nenhum comando,dai eu comprei a chave de seta do corsa wind e fiz externo com 2 relés de 3 pinos e está funcionando,mas não pisca no painel pois os pulsos do painel são resistivos ainda irei resolver essa parte,pois trocar o módulo é muito caro $$$

  23. Olá estou com o seguinte problema,

    A lanterna funciona normal o farol baixo também, o farol alto também, mais quando você aciona na chave de seta, para dar jogo de farol alto, não funciona, Tenho um Corsa 98 Wind alguém pode me ajudar a resolver esse problema rs

    Desde já agradeço!

    1. Olá João. Obrigado por consultar o site. Pode ser fase do alto queimada (mais raro) fusíveis queimados ou a falta deles, relé de farol (se o modelo do seu carro for equipado com um) ou o mais provável: chave de farol (seta) com problema na haste. Neste caso um eletricista tem que desmontar as capas do volante retirar o comando e fazer alguns testes nele antes de condenar a peça.

  24. Ola Boa tarde, tenho uma Montana Conquest 07/08, ela nao acendia pisca alerta nem seta, troquei o botão acionador do alerta e rele de pisca, as setas voltaram a funcionar, porem o alerta somente aciona ligando a seta para algum lado, ja arranquei os cabelos lendo e nao consigo resolver.

    Lucas Teixeira
    saudações.

  25. Boa tarde tenho um corsa 2003 o corsão a sete do lá esquerdo está permanecendo acesa no casa que eu digo a luz da seta mesmo sem acionar a sete pro lado esquerdo ela fica acesa até com o veículo desligado queria saber oq pode ser vlw obg.

    1. Bom dia amigo,este carro tem modulo chamado modulo conforto,fica entre o motor e entrando no carro a frente da cx de fusiveis ,abaixo da churrasqueira,este modulo comanda alarme,trava,vidro,alerta,seta e etc,com certeza seu carro é completo e o defeito esta nele é um modulo preto,o meu estava com mesmo problema porem vc terá que comprar um outro modulo na faixa de 200$ e depois mandar codificar pois o novo não reconhecerá o CODE -,é tiro e queda

  26. Boa tarde, tenho um corsa 95/96 hatch 1.4 . As setas as vezes estão travando,tanto de um como o outro. Reparei também quando trava, o pisca alerta também trava.
    Obrigado

  27. Fernando boa noite, amigo tenho um corsa sedan premiam 2008, quando eu ligo os faróis, o farol do lado esquerdo não acende, a seta do mesmo lado fica acesa e tb não funciona como pisca, mas o alerta, gostaria de contar com a sua renomada experiência.

  28. Boa tarde,
    Tenho um celta 2005, quando ligo a seta para lado esquerdo, a luz verde do painel acende mais não pisca, as vezes pisca muito rápido, que não é do normal, mas, quando coloco para o lado direito ela acende e pisca normalmente. Testei pisca alerta, as piscas funcionaram normal.
    Já olhei no manual, abri caixa de relés e fusíveis tentei mexer e nada.
    O que eu faço? tá me incomodando no transito!

    Obrigado!

    1. Olá Ismael.O primeiro passo é verificar as lâmpadas do lado esquerdo. Se elas estiverem ok, mexa levemente no comando para a esquerda e observe se a seta tenta piscar ou volta a piscar. Outra possibilidade seria o seu Celta ter dois relés de seta, como o Corsão e o Meriva. Neste caso tem que verificar uma caixa elétrica que fica debaixo da churrasqueira no compartimento do motor.Mas eu vi casos assim somente no Corsa e Meriva. No celta seria a primeira vez.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/03/onde-fica-rele-de-seta-do-corsa-novo-o-corsao/

  29. Oi tenho um corsa 98
    Ao ligar a seta tbm ligava o pisca alerta ai troquei o botao do pisca e paro. Porem agora as setas funcionam normal mas o botao fica piscando oq pode ser ?

    1. Olá Cassio. Se o botão pisca somente quando você liga a seta, então tem um defeito elétrico no circuito e um eletricista vai ter fazer alguns testes. Pode ser defeito no comando de seta. Verifique também o aterramento das lâmpadas traseira e evite lâmpadas diferentes das originais.

      1. Olá Fernando td bem etão meu clássic parou a seta e o pisca alerta não pega nem a pau jah testei o relé fuzil td ta em ordem oque será pode se ???
        Primeiro era o pisca q parou agora a seta nem pra um lado funciona obrigado se vc pode ajudar

        1. Olá Thiago. Você pode tentar mexer na tecla do alerta com a seta ligada e observar se ela pisca. Nesse caso seria defeito no alerta. Mas se não acontecer nada, então um eletricista vai ter que medir a corrente da fusível até o o comando e depois até a base do relé.

  30. Bom dia tenho um corsaco 2009 porém a minha chave de seta não abaixa o farol de forma alguma só fica no auto, quando vc sobe a chave cai para o baixo quando solta voltá para o auto, não fica como era antes, entende,

    1. Olá Átila.Pode ser que a haste da seta estragou dentro do comando. Mas tem que fazer alguns testes elétricos no comado que muda do baixo para o alto e confirmar o defeito antes de trocar a peça. Pode ser relé também.

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