Este post é para o Uno modelo antigo, como o da foto abaixo.

rele-de-seta-do-uno

Uma maneira de localizar o relé de seta de qualquer modelo do mundo é seguindo o “barulho” que ele faz quando acionado.

reledesetauno

Mas o grande problema é que, quando precisamos encontrar o relé de seta, é porque ele estragou, e, portanto, não faz mais o seu típico barulho.

Relé de seta do Uno. Onde fica?

Observem o relé de seta no centro, de cor azul.

Observem o relé de seta no centro, de cor azul.

No caso do Uno ele fica na coluna de direção, bem embaixo do volante e também pode ser de cor preta. Mas o lugar é o mesmo. Alguns eletricistas gostam de retirar o volante para trocá-lo. Nós retiramos as capas pretas (presas por três parafusos na capa de baixo), e retiramos deslocando o relé de seta com uma chave de fenda fina. (um movimento para cima). O relé novo deve ser instalado na mesma posição que saiu o antigo.

reledesetadouno

Não é um serviço difícil, porém requer atenção e segurança. Trabalhe sempre com a chave do carro desligada e com movimentos leves, pois as peças por ali são de plastico, e frágeis.

Assista o vídeo abaixo.

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.