Pisca alerta não para de piscar. O que fazer?

pisca-laerta-nao-para

Então seu alerta disparou e não para de piscar?

Pisca alerta disparado

Você aperta e desaperta o botão vermelho com um triangulo desenhado e tudo continua piscando?

Foto: noticias.bol.uol.com.br
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Embora um pisca alerta que não para de piscar possa irritar outros, você não deve perder a calma. O que você pode fazer é paliativo e apenas te dará tempo para procurar um eletricista de confiança. Quando o alerta dispara, sem ser pelo alarme do carro (que é outra situação), quase sempre o problema está na tecla que quebra por dentro e não fica mais fixa no lugar. Muitas vezes o defeito pode ser o contrário e o alerta só pisca se você segurar a tecla com a mão. O que faria se fosse esse o caso? Com certeza você colocaria um calço para poder usar o alerta em uma emergência. Pois a solução no caso do alerta disparar é a mesma: calça-lo na posição onde para de piscar. Você pode usar um pedaço de papelão, ou um clips. Outra solução seria procurar pelo fusível do alerta, que também tem um triangulo indicando onde ele está, mas a seta também pode parar o que seria um perigo a mais, conforme explicamos mais adiante neste mesmo post.

Mas ir além disso, deixando o “calço” por ali apenas porque aparentemente seu problema acabou não é uma boa ideia. Isso seria simplesmente uma gambiarra e não um conserto.

Foto: www.blablagol.com.br
Foto: www.blablagol.com.br

O que poderia acontecer no caso de insistirmos em uma gambiarra como essa? Poderia queimar definitivamente o alerta, danificar o relé de seta, e pode provocar queima de fusíveis. Mas a pior consequência que pode acontecer é a seta parar de funcionar e aumentar o risco de acidentes, pois como vão saber se você vai virar para a direita ou para a esquerda? Seria o mesmo que ficar sem luz de freio, e o carro que vem atrás não perceber que estamos parando o nosso.

Como escrevemos no início do post, pode ser fácil fazer uma alerta com defeito parar de piscar. Mas apenas o tempo suficiente para procurar uma oficina apropriada.

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This article has 48 Comments

  1. Apareceu ontem um novo problema no meu pálio. Quando ligo o farol, no painel a luz q acende é a da Luz alta. E só liga a meia luz. A luz alta e mormal nao respondem aos comandos da chave de seta. E porque raios aparece o ícone de luz alta no painel qdo ligo a luz normal? Vc imagina o q pode ser?

    1. Olá Sheila. Pode ser que seu comando, a haste do farol e seta, tenha quebrado por dentro. Se vc notar que esta haste está mais difícil de girar ou de movimentar com certeza este é o problema. Quanto a luz azul ficar acesa no painel pode ser porque a chave travou nesta posição. Outras possibilidades seriam: todas as lâmpadas de farol queimadas ou farois desligados por algum serviço realizado. Isto seria bem mais difícil de acontecer.Procure um eletricista com estas informações em mente. Obrigado por participar e fique a vontade para mais perguntas.

  2. Tenho um UNO VIVACE 2012/2013 , o botão do pisca alerta fica ligado direto , só desliga calçando . Eu abri e percebi que o botão é integrado ao conjunto de setas e limpador de para-brisa. Passado alguns dias , ao dirigir ouve um barulho de estalos repetidos ,tec,tec ,tec , seguidos tipo metralhadora e após isso as setas direitas e esquerda não funcionarão mais , embora o pisca alerta continuaram funcionando. inverti os fusíveis f115 e f113 e tudo ficou igual , então deduzi que estavam bons . Então pode ser o rele….

      1. o comando o que seria o meu aconteceu o mesmo e e o mesmo carro vivace 12/13 parou a seta levei no mecanico ele calçou o pisca alerta e a seta voltou a funcionar mas ele disse q precisa trocar tudo a chave de seta inteira o comando que vc disse seria isso mesmo?????????

        1. Olá aline. Sim, quando o alerta precisa ser calçado a solução correta é trocar o comando que seria a chave de seta inteira com alerta e limpador de para-brisas. Mas existe a possibilidade de se retirar as molas da tecla do alerta. Fica bom o serviço. Somente o movimento dela vai mudar. Em vez de aperta para funcionar o alerta ele passa a ser “puxa para funcionar e empurra para desligar. Mas primeiro veja o preço das duas opções.

    1. Eu já troquei essa pecinha num auto elétrico bem de confiança. Ele me disse que se fosse uns meses antes eu teria que trocar a chave de seta inteira, mas q agora eles estavam mandando o botao de alerta separado. Deu certo. Foi só trocar. Agora, esse problema dos faróis que citei acima, era uma pecinha de plástico que fica atrás do próprio farol que derreteu. Dos dois faróis. No painel do carro acendia a luz alta, mas o farol não acendia. Eu fiquei com as lâmpadas queimadas e essas pecinhas derretidas. Levei num cara uqe queria que eu deixasse o carro pra trocar a chave de seta que é aquela peça inteira que vai atrás do volante e é caríssima. Aí levei nesse outro de confinaça, na hora ele abriu o capô e me mostrou as pecinhas derretidas. Me cobrou 80 reais no total. Trocou as lâmpadas e as pecinhas que derreteram.

      1. OLá Sheila. As pecinhas são as tomadas das lâmpadas que realmente costumam derreter e apagar o farol. Com as lâmpadas ficou um serviço com preço bem legal. O botão do alerta separado é realmente um boa novidade no mercado. Neste momento mesmo estou trocando o de um Palio.

  3. De vez enquando meu astra pisca como se fosse pisca-alerta, por exemplo, ao chegar em casa eu desligo ele e quando vou travar ele não trava, mas fica piscando, daí eu viro novamente a chave( sem dar partida) e desviro novamente e ele para.Isso só acontece às vezes.
    O que pode ser?

    1. Olá Marcus. Creio, pelo o que descreve, que seja algo no alarme do carro que pisca as 4 lâmpadas independentemente do alerta e da seta. Se for o alarme original ele costuma acontecer muito isso. Um eletricista vai ter que examinar porque isso pode descarregar sua bateria. Abraços

    2. boa tarde amigo , me astra começou com esse problema hj , voce descobriu o que foi no seu ? se descobriu poderia me dizer para eu ver se é o mesmo problema , grato

  4. Meu Meriva 2009 deu problema do lado esquerdo na frente e a ré , o eletricista disse que tem que trocar todo painel e o custo em torno de 1500, reais . Isso é verdade?

    1. Olá Elenildes. O Meriva tem uma parte elétrica mais complicada, com muita eletrônica misturada. É possível que seja um problema mais caro, mas eu sugiro que faça um segundo orçamento. O problema da ré, por exemplo, pode ser muito simples, como apenas um sensor estragado ou mesmo um fusível. Nunca feche com o primeiro orçamento, principalmente se for alto. Obrigado por participar.

  5. Amigo de onde vem o sinal pra lampada led do botao do pisca alerta e desembaceador traseiro no console central do palio…e sinal positivo pos chave de seta? sabe me dizer cores dos fios do plug e o que pode ser…..testei por fora os leds todos estao funcionando…so nao sei qual fio envia sinal pra placa e que tipo de sinal..mas o alarta funciona normal e acende no painel tb

  6. Gostaria de registrar que meu Palio Fire 14/15 (0 km) deu problema na chave de seta antes de 12 meses. Com 15 meses deu problema de novo.

  7. Pois bem!. Já vou logo ao problema que é simples de se resolvido, alguns eletricista e lojista de peças dizem que é só trocar e mais nada e funciona normal. Vou relatar o que eu queria fazer e vou fazer tenho um corcel 1/77 torquei todas as lampadas duas dianteira e duas trazeira e são todas de dois polos como todos sabem funcionam na frente setas e lanternas e as trazeiras setas, aletas e freios só que todos sem exeção falaram que tinha que colocar um rele eletronico que bateu funcionou ou colocar resistor em cada polos das lampadas(INVIAVEL)custo muito alto. Optei por os reles eletronico a primeira compra não virou nada o cara me garantiu que funcionava não piscou os aletas e nem as setas de direção, devolvi o produto, arriquei novamente para não perder as lampadas consegui um outro rele eletronico o cara disse que era bater e pegava, funcionnou em polos invertido só os alertas o que deve se fazer para funcionar as setas de direção. Este sistema é (CONJUGADO) tem como sanar este simples problema?. Um abraço e obrigado pela atenção!.

    1. Ola Marco. O conjugado é freio/setas. O sistema de setas do Corcel é o que usa o relé Cherry duas saídas. Para ligar um eletrônico basta fazer uma alteração na ligação dele que é de três saídas.Ou seja existem dois fios, um é corrente da chave e/ou alerta, o outro faz piscar as lampadas. Vc vai precisar de um negativo para ligar no 31 do relé eletrônico. O terminal 49 deve ser ligado na corrente pós chave e o 49a no fio que sobrar, que é o que vai para o comando de seta. Eu estou imaginando um sistema original sendo transformado no eletrônico.Esta ligação por si só deveria piscar as setas normalmente. Mas se está acedendo o outro filamento da lampada, o circuito vai ter que ser analisado procurando um possível defeito. Não me parece ser complicado, pois já fiz isso em muitos modelos como o seu e é de fato fácil e rápido. Lembrando que a seta prevalece em cima do freio. Espero ter ajudado. Abraços.

      1. Fernando muito obrigado em me responder a minha pergunta, mas já adiquiri um relé eletronico para luzes LED com (2)dois pinos e como já te relatei funcionou normal os alertas em polos invertidos mas não funcionou as de indicação,no meu ponto de vista não precisa um relé com (3) pinos porque na realidade é só trocar o relé original por um eletronico porque estava tudo funcionando normalmente com todas as luzes incandecentes. Hoje o veiculo vem andando com luzes led na frente e nas lanternas trazeiras com luzes incandecentes(originais).Lembrando que fiz um teste(GAMBIARRA)em paralelo com as ligações coloquei uma lampada incandecente e as setas funcionaram normal só que os alertas não funcionavam aí comprei este outro relé para ver se dava tudo certo, será que tem que colocar um diodo em pararelo com as ligações para funcionar as setas indicativas. Uma abrço e obrigado pela atenção!!!!…

        1. Olá Marco. Agora entendi melhor. Normalmente se usa um diodo em linha com o positivo em questão, se invertendo o lado do diodo até funcionar. Mas vou pesquisar mais com alguns colegas e te dou um retorno.

          1. Fernando meu amigo!. Veja que interassante tinha feito um teste(GAMBIARRA) com o relé eletronico funcinou do jeito que te disse no comentario passado, não contentando com muita euforia retirei o relé eletronico que estava fazendo o teste recoloquei o relé original coloquei as lampadas LED, coloquei a lampada no polo da setas, funcionou normalmente nem precisa o relé eletronico acho que perdi muito tempo quebrando a cabeça, se colocar um diodo em paralelo que pode ser a mesma potencia de 5W que corresponde a lampada que estava o diodo certo pode ser de 10 amperes correto?. não vou precisar do rele que comprei certo ou não!. Obrigado novamente pela atenção!!!….

  8. Fernando tudo bom!. Na verdade não tinha que ter feito nada!. Como não tinha o esquema eletrico do veiculo me debrucei debaixo do volante a onde tem a caixa de fuzivel lá me deparei com outro relé fiz um teste com o eletronico e funcionou normalmente. Encomendei um outro relé e na data 15/04/16 chegou e hoje já fiz a instalação dos (2) funcionando perfeitamente!. Na realidade teria que ser um relé de (3)pinos ou De (4) pinos para fazer a vez dos (2) reles, mas valeu!. Vivendo e apreendendo. Um grande abraço forte!!!…

  9. Boa noite. Aconteceu comigo hj ao sair do trabalho. Ja estava sem bateria. Só percebi que era o pisca alerta depois que fizemos a chupeta. Chegando em casa coloquei esparadrapo pra segurar. Minha dúvida é a respeito de quanto custa esse serviço? Meu carro é um UNO Vivace 2011 e como não tenho alguém de confiança pra levar e pelo fato de ser mulher tentarem me passar a perna. Infeliz ainda nos julgam como leigas. Obrigada pela atenção!

    1. Olá Karienne. Alguns eletricistas trocam apenas a tecla do alerta. Mas o recomendado é trocar o comando inteiro, visto que, o que estraga a tecla fica no comando e logo vai estragar de novo. Aqui em Bh, com peça de autorizada, fica entre 500 e 600 reais, tudo. Com peça do paralelo (Kostal) que é a mesma de fábrica, fica bem mais barato. Obrigado por participar.

  10. Boa noite!! Galera, hoje voltando para casa percebi que ao acionar as setas fazia um barulho estranho. Tipo uns tec,tec,tec e as setas não funcionavam. Meu carro é um Vivace 2012.

    1. Olá Ricardo.Veja se o defeito repete com o alerta. Se funcionar normal mexa na tecla do alerta apenas com uma das setas ligadas. Se normalizar o problema é no alerta.Mas se no alerta o defeito repetir, então eu desconfiaria do relé de seta.

    1. Olá Diógenes. Veja se o alerta está funcionando normal. Se a resposta for sim, faça o teste da tecla do alerta. Ligue a chave do carro e dê seta para um lado. Em seguida mexa na tecla do alerta e perceba se a seta pisca ou ameaça piscar. Se acontecer isso, a tecla está com defeito. Mas se nem o alerta pisca, então é muito provável que seja o relé de seta com defeito. Obrigado por participar. Abraços.

  11. Oi, boa noite!
    Tenho um gol Rallye 2011/2012 automático, fiz negócio nele a pouco. Outro dia liguei o pisca alerta e percebi q o botão não está travando e tem que ser calçado. Dias depois as setas pararam de funcionar, então li aqui o teste que seria ligar a chave, ligar a seta e o pisca alerta. Percebi que a seta voltou a funcionar em determinada posição que calcei a tecla do pisca alerta. Terei q trocar todo o comando? Qual o valor? Desde já agradeço.

    1. Olá Adriane. Grato por perguntar. Se a tecla for atrás do volante, pelo menos o comando de seta vai ser trocado. Alguns modelos são assim, outros são junto com o limpador também. Mas existe a possibilidade de reparo nesta tecla. Procure um eletricista de confiança. Aqui em Bh nós conseguimos consertar a tecla da linha Fiat.

      1. A tecla do meu é em cima do aparelho de som. Vou procurar um bom eletricista para verificar. Obrigada pela atenção. Moro em Angra /RJ.

  12. Olá, boa noite. Gostaria de uma ajuda, tenho um GOL G6 13/13 ontem ele não quis ligar de jeito nenhum, ligava meia chave e nada, nem o painel ligava, sinal nenhum… Troquei a bateria, funcionou normal, porém sempre que ligo o carro, o pisca liga sozinho e aperto pra desligar, mas nao desliga, eu desligo o carro e pisca ainda fica funcionando, porem quando vou desligar o pisca com o carro desligado, ele desliga. Não sei mais o que fazer :/

    1. Olá Fernando. Obrigado por participar. Verifique se não é o alarme que está piscando em vez do alerta. Quandro trocamos a bateria o alarme costuma desregular. O alarme pisca as quatro lampadas independente do alerta ou da seta. Em vez de mexer no pisca, depois de desligar, acione o alarme e veja se algo muda ou para de piscar.

  13. Olá,

    Tenho um palio fire 2006, o problema que tenho é que a buzina, só funciona se o volante estiver um pouco virado, mas de uns tempos para cá nem assim funciona, fui até uma autoelétrica e o caro me disse que fica em 450,00 a chave de seta com a mão de obra.

    1. Olá Leonardo. Somente se troca a chave de seta nestes casos se as palhetas da corrente da buzina, que são fixas nela, estiverem quebradas. Caso contrário precisa apenas de trocar o disco da buzina. que é uma peça plástica redonda onde se liga os fios e que é vendida separada.

    1. Olá Rafael. Se o alerta for atrás do volante então vc tem duas opções: ou troca o comando inteiro (400 reais) ou pede para um eletricista tentar arrumar. dependendo do modelo tem conserto. mas se el for no painel tem que trocar e é mais barato.

  14. Boa tarde, pessoal!
    Tenho um palio 2005, levei ao lava jato. quando peguei o carro o pisca alerta, som e desembaçador traseiro nao estavam mais funcionando. OBS: As setas estão funcionando normamente. olhei os fusiveis e estao todos bom. Alguem pode me ajudar?

  15. Olá irmão, percebi que a maioria dos problemas relatados aqui são do Uno Vivace Way. E por ironia do destino o meu deu esse problema também. Mas,o meu era porque as setas só pegavam se ativasse o alerta primeiro. Isso foi ontem, aí fui testar hoje, e fez uns barulhos estranhos, tipo ruídos e curto, e nada ainda. E agora o alerta não desliga de jeito nenhum. Aí tive que tirar o relé, por via das dúvidas. Agora tô sem saber o que fazer.

  16. Olá …tenho uma strada Adventure 2014/2015 e sem mais nem menos o pisca alerta e a setas pararam de funcionar …onde se localiza o relé de seta desta versão?Como faço para trocá-lo? obs .já conferi o fusível 53 de 10 A está normal e não tem lampadas queimadas . Desde já agradeço

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