Lâmpadas de farol. Qual é a melhor marca?

Foto: americanas.com.br
Foto: americanas.com.br

Não vale a pena escolher uma lâmpada de farol pelo menor preço. Fica óbvio que você estaria comprando gato sabendo ser gato com medo do preço da lebre. Eu explico. Muitas pessoas compram lâmpadas, conhecidas como importadas, (mas deveriam ser chamadas apenas de chinesas), sabendo ser um subproduto que evidentemente vai durar pouco. Eis o gato sendo comprado. Ao mesmo tempo pensam na lâmpada cara como uma inimiga vencida, pois apesar de ter uma duração maior, o preço também é bem maior. É nesse momento que o motorista pensa na lebre e escolhe o gato.

Foto: inglesnoteclado.com.br
Foto: inglesnoteclado.com.br

A grande diferença do preço fica evidente dentro do farol pelos danos que uma lâmpada, como a da foto abaixo,  pode causar no sistema elétrico do carro em geral. Por que? Comprar “gato por lebre”, que é um dito popular, significa comprar um produto pensando que ele é bom, mas ele é ordinário. Mas nós motoristas e proprietários de automóveis não podemos trocar a lebre por gato tendo consciência do que pode acontecer. Uma lâmpada como esta da foto pode queimar o espelho do seu farol, derreter plugues e fiações que levam energia ao conjunto ótico , entre outras coisas até mais graves.

 

Foto: clubedosmonzeiros
Foto: clubedosmonzeiros

Para impressionar o cliente, alguns “chino fabricantes” aumentam a potência da lâmpada afirmando ser como os produtos legalmente fabricados e fiscalizados pelos órgãos competentes, no caso, o INMETRO. Esse aumento de potência é proibido por motivos óbvios, como ofuscar outros motoristas e causar acidente graves.

 Tal aumento de potência também gera calor, algo para o qual a parte elétrica do seu carro não foi feita para suportar. Daí vem os riscos que citamos acima, de derretimento de fios e comandos, como o dos faróis comuns e também os de neblina. Resumindo: o uso de produtos como esses pode causar grandes prejuízos financeiros e até ferir outros, além de ser ilegal. Mas, para os mais audaciosos,  já encontramos outros tipos de iluminação para o seu possante que podem trazer benefícios

Então quais são as marcas adequadas de lâmpadas para faróis?

Quem pensou em marcas nacionais acertou, mas errou quanto a origem da peça. Elas são chamadas de nacionais porque são marcas conhecidas em nosso país, com boa fama na fabricação de diversos produtos, como a Philips, Osram, GE e outras. Mas a maioria delas são fabricadas em outros países, como a lâmpada da primeira foto do post que é uma Philips, mas se vê claramente que foi produzida na Polônia (Poland, na foto). Outras são fabricadas na Argentina, Hungria, Alemanha e até, pasmem, na China! Nesse caso, porém, elas tem a mesma qualidade que leva o nome das grandes fábricas. Então, até na China existe uma boa marca de Lâmpada de farol. É bom lembrar que este post também vale para todas as outras lâmpadas do seu carro.  Um automóvel é como um pet, ou, as vezes, até mais importante para alguns. Então use de sabedoria e não se engane, e também não deixe outros te enganar com relação a comprar uma boa lâmpada de farol.

Seja feliz com seu carro!

Foto: navitrinedigital.com
Foto: navitrinedigital.com
Please follow and like us:

This article has 14 Comments

    1. Olá Carlos. Se for a Philips X extreme é uma lâmpada de boa qualidade e iluminação excelente. A durabilidade é a mesma que as originais , embora o preço seja meio salgado aqui em BH. Mas se não um produto Philips ou outra maraca nacional, trata-se de um produto duvidoso. Neste caso o pior será a pouca durabilidade. Abraços.

  1. Falou, Falou e não disse nada….vc deveria citar os modelos das lampadas e não somente as marcas, a Osram por exemplo fabrica vários modelos…. E pra fazer, faça direito…

    1. Olá Vander. Este post é sobre a melhor marca e não sobre modelos de lâmpadas.Sabemos que existem muitos modelos dependendo do carro. Já as marcas realmente se diferenciam muito em qualidade, e esta foi a intenção deste post. Mas é uma boa ideia escrever sobre qual é o melhor farol, ou conjunto ótico entre o carros nacionais. Abraços e obrigado por participar.

  2. Os dois faróis do meu carro queimaram de uma só vez. Fui a concessionaria pois o carro ainda está na garantia. Ja era final de tarde anoitecendo e eu com medo de ser multada a noite por não estar com o farol aceso. Disseram que a garantia não cobre lampadas e me trocaram Lampadas H7 OSRAM 12v 55 w Original me cobraram 103 reais cada lampada. Fui conferir em uma loja de auto peças e na internet e constatei que os preços variam de 25 a 40 reais porem não esse absurdo. Acabo de enviar um email à montadora e estou me sentindo lesada. Vc pode me elucidar em algum parecer tecnico sobre isso?

    1. Olá Maria Tereza. De fato as peças de autorizadas são mais caras e sao as mesmas que encontramos em lojas de peças.O argumento deles é que a fábrica tem um controle de qualidade em cima das melhores peças que as fábricas de lâmpadas tem. Na minha opinião eles apenas trocam a embalagem. Dizer que as lampadas não tem garantia é assumir que o produto é o mesmo que custa 40 reais. Todo produto tem garantia legal de 3 meses que passa a valer quando ocorre um defeito oculto, que e o caso, pois queimaram as duas. Mande um email também para a fábrica das lampadas e passe a troca-las em uma auto elétrica de confiança.

  3. Ola fernando! Tudo bom
    Então eu tenho uma ecosport 2013 freestyle e acho o farol dela muito pouca iluminação as lâmpadas sao 55|60 ,marca osran você recomendaria outro melhor ? E se tem que colocar o relé?pbrigado

    1. Olá Edilson. Sim. Existem lâmpadas mais fortes. Mas não são permitidas e podem gerar multas. Existem as lâmpadas de 100 watts que precisam de relé duplo e dobram a capacidade de iluminação. Mas é preciso ter em mente que ofuscam outros e podem causar acidentes. Por isso foram proibidas.

  4. Amigo tou pensando em trocar a lampada do meu corolla 2007 a luz alta
    Estou em duvida entre a super branca e a de led ambas importada.
    Qual a melhor?
    Qual ilumina. Mais?
    E qual tem mais durabilidade?
    Obrigado

    1. Olá Fabio. Grato por perguntar. Super branca é nula, esquece ela. O led é bom. Mas tem que pedir ajuda a um eletricista para instalar senão não funciona. Mas a durabilidade é pouca. A luz amarela, ou comum, é mais durável e seria a melhor se não existisse a xenon. Mas a xenon pode ser legal se for de fábrica ou seguir as normas do Detran quando instalada.

    1. Olá Mauro. Grato por participar. Desconheço a qualidade desta maraca. mas o importante é perceber a procedência. Se vem da Ásia é inferior, se vem da China ou RPC, é muito mais inferior, o que implica em menos durabilidade. Também desocnfie de preço bem menor. As boas marcas são Philips, Osram e GE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *