Como testar um relé de seta? Como trocá-lo?

Neste post vamos responder as duas perguntas do título: “Como testar um relé de seta”, uma peça muito interessante, e “Como fazer para trocá-lo”, um pedido de muitos leitores do site.

Como trocá-lo?

Para saber se o relé de seta está defeituoso primeiro é preciso retirá-lo do seu local. Como trocá-lo? Evidentemente que cada modelo de carro tem um lugar diferente para isso. O meio mais fácil de encontrá-lo é consultando o manual do seu carro. Mas na falta desse, talvez a tampa da caixa de fusível indique onde ele está. Em alguns carros ele fica debaixo da capa que dá acabamento embaixo do volante, em outros ele fica acoplado na caixa de fusíveis, como o exemplo abaixo.

caixa de fusível com relé de seta

Como existem relés de seta de várias cores, você poderá procurar pelo nome “relé de seta”gravado nele ou retirar um por um e ver se coincide com as informações a seguir.

Como testar um relé de seta?

Visto por fora um relé se parece com uma caixinha com alguns pinos misteriosos. Mas alguns possuem funções bem complexas para o seu tamanho. No caso específico do relé de seta ele tem a função de fazer piscar, em períodos sincronizados, a luz que indica a direção na hora de fazer uma conversão com seu carro. Sem essa função ninguém saberia para qual lado queremos ir quando dirigimos.

A maioria deles tem três pinos, ou três saídas, como se diz entre os técnicos. E, como qualquer outro relé, existem números bem específicos gravados ao lado de cada pino. Esses número são suficientes para qualquer um identificar facilmente um relé de seta. Sao eles: 49; 49a e 31.

Observe os números do relé de seta.
Observe os números do relé de seta.

O que significam esses números? O 31 é o negativo do relé, o 49 é o positivo acionado quando você liga a chave do carro, e o 49a é a saída para piscar as lâmpadas. Com uma lâmpada de teste é possível testar o relé da seguinte maneira:

Consiga dois fios. Ligue um no 31 do relé e a outra ponta no negativo de uma bateria ou fonte. Ligue o outro fio no número 49 do relé e a outra ponta no positivo da bateria ou fonte. Arrume uma lâmpada de testes automotivos (teste de fusíveis). Em seguida ligue a garra dela também no negativo da bateria e a ponteira da lâmpada de teste no número 49a do relé. Tome cuidado para que fios errados não se encostem.

Possíveis diagnósticos:

1 – Se a lâmpada não piscar o relé está com defeito.

2 – Se a lâmpada acender, e permanecer assim, o relé está com defeito.

3 – Se a lâmpada piscar sem parar (teste por algum tempo) o relé está em condições de uso e o defeito no sistema de seta será outro.

Com um pouco de paciência e atenção, é perfeitamente possível testar um relé de seta e trocá-lo sem muitas complicações.

Assista o vídeo abaixo:

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This article has 120 Comments

  1. Bom dia Fernando ,estou com uma duvida ,estou trocando um dos reles de seta de meu corsa mod novo ,onde na verdade são dois reles , um pro lado direito outro pro lado esquerdo ,só que estou com uma duvida ,o rele original é de 6A e o que comprei é de 30A ,vai dar algum problema ?

    1. Olá Jorge. Se for esse o relé indicado como substituto paralelo não vai dar problema.O mais importante é a pinagem. As duas tem que ser iguais em tamanho, quantidade, e numeração. Pelo o que eu entendi 6A e 30A é capacidade e não consumo.

    1. Olá Alberto. Eu preciso de mais detalhes para te ajudar. Onde está esse fusível? Ele está na caixa de fusível ou é separado estando perto da bateria? Ele é fusível de que? (seta, buzina, farol). Aguardo resposta.

  2. Bom dia, sr. Jorge!
    Sou eu novamente com minha saveiro 88.
    Eu baixei a caixa de fusíveis e localizei o terra e ele estava conectado na lata do carro. Blz.
    Eu percebi que quando dava seta todas as luzes piscavam. Freio, farol, lanternas, ré, iluminação do Painel e teto. Deixei piscando só pra ver um minuto. Ai escutei um estalo e pronto. A seta não funciona mais. Mas o pisca alerta sim. Pisca a luz do botão e as luzes das lanternas.
    Será que foi a chave que estragou?
    Outra coisa, troquei todos os LEDs indicadores do painel.
    Estavam todo ligando e depois do estalo as luzes vermelhas e a verde da seta não acendem mais. Elas não queimaram. O flet é novinho e todos os capacitores estão OK.
    Quando viro a ignição a luz da bateria pisca fraquinho junto com a azul do farol alto e apaga. O carro liga anda, mas está assim.
    Olhando os fios da caixa de fusíveis da pra perceber muita fita isolante de instalações de alarme, mais tudo embolado.
    O que seria melhor?
    Trocar os relés de ignição, seta e colocar um relê novo do limpador que parou também. Ou trocar logo todo o chicote que custa uns 400 reais?
    Desde já agradeço.
    O terra está num parafuso do puxador do capoo

    1. Olá Chucre. Antes de trocar chicote, ( o que é raro a necessidade de trocar) procure por outros aterramentos. Tente tb desligar totalmente os leds e observe se o resto normaliza. Leds invertem a corrente, pois são diodos de luz.

  3. meu fiesta sedam a luz de seta trazeira não tá dando sinal de direção mais a da frente fica piscando rápido já troquei a lâmpada e nada. Já mexi no comando com movimentos leve pra cima e pra baixo. e nada

  4. Olá, tenho corsa classic ano 2013, em um dia destes a bateria original AcDelco 42 A descarregou devido o carro permanecer alguns dias sem funcionar, ao ligar o carro precisei dar uma “chupeta” e levei para trocar a bateria por uma de maior amperagem, hoje estou usando uma com 65A. Ocorreu que dois dias depois disso ( não sei se foi procedente disso) as luzes de direção ( setas) , o pisca alerta e o limpador no modo temporizador, pararam de funcionar, tudo mais funcionava perfeitamente.
    Levei o carro ao eletricista para concertar o problema e me informou que os reles e fusiveis estavam todos ok e que o problema estava na central eletrônica só na GM concertaria.
    Ao chegar em casa desconectei a bateria pois iria ficar com esse carro inoperante por bastante tempo, visto que não teria condições financeiras no momento para arcar com essa despesa. Passadas umas duas horas , voltei a conectar a bateria e para meu espanto voltou tudo ao normal, sumiram todos os defeitos apresentados ou seja? setas, pisca alerta e o temporizador do limpador. Está já a umas duas semanas funcionando perfeitamente. Porque ocorreu esse tipo de defeito? o que pode ter acontecido? Obrigado

    1. Olá Adelino. Realmente já vimos casos como o seu. Entre os comentários deste post foi relatado a mesma situação.O que ocorreu foi que precisava de resetar a Central, o que aconteceu quando você desligou a bateria. Por isso recomendamos a troca da bateria sempre com uma auxiliar ligada ao carro para manter a memória já instalada. Lembrando que alguns carros realmente precisam de equipamento mais sofisticado para normalizar. Abraços e obrigado por participar.

  5. olá! Fernando, tenho um prisma e ele está com as luzes de pisca acesas direto, o alarme e os vidros não funcionam. já tirei os cabos da bateria, mas, quando volto a coloca-los os piscas voltam a ficar acesos e o defeito permanece. por favor me ajude. desde já agradeço

  6. bom dia fernando eu gotaria de saber como testar o botao do farol com a lampada teste ou com o multimetro como eu devo fazer se vc tem alguma materia ou video a respeito pois meu voyage 90 gls nao apaga a meia luz no botao so a luz do farol que esta apagando aonde tenho que desligarn a bateria.eu teria o multimetro p teste obrigado.

    1. Olá Marcelo. Uma tática mais simples é desligar a tomada da chave de farol. A meia luz deve apagar nesse caso. Se não apagar vc tem fios colados no chicote. Mas se vc optar pelo teste de multímetro, faça o seguinte: retire a chave do farol e trabalhe nos fios mais finos. Deve ter três: entrada de corrente, saída para as luzes externas passando até a caixa de fusíveis, e uma saída para as luzes que iluminam o painel (possivelmente).Com a chave de farol desligada (ela deve ter dois estágios) use o multímetro para medir a corrente nos fios finos.Trabalhe com o multímetro em corrente contínua, 20 V. SE chegar mais de uma corrente a chave travou na posição ligada.Este teste serve para faróis que acedem sem precisar ligar a chave do carro, o que é o seu caso pq vc disse que tem que desligar abateria.Abraços.

  7. Oi tudo meu corsa classic. Parou de funcionar o painel eu chequei todos o fusivel e nao ta nenhum queimado uns me disseram a era rele.
    O que tua que pode ser?

    1. Ola Jaime. Se nem mesmo o alerta funciona. então pode ser defeito no relé, visto que ele atende tanto a seta como o relé. Mas tente o teste da tecla de alerta mexendo nela com a seta ligada para algum lado. Se ameaçar piscar então é defeito na tecla.

  8. Olá Fernando! Estou com problemas na setas e no alerta, eles só funcionam quando o carro está em alta rotação, em ponto morto as setas e o alerta não funcionam, mais quando piso no acelerador volta a funcionar, me ajude a encontrar o problema, obrigado.

  9. Ola Fernando ! Tenho um fiat uno vivace 2011 e as setas dele não estam funcionando e o pisca alerta não desliga , será se o problema esta na chave de setas ?

    1. Olá Sergio. Pelo o que vc relata é defeito típico da tecla do alerta que não retorna mais a sua posição. O único jeito de parar o alerta é calçando a sua tecla até fazer o reparo. O correto é trocar todo o comando. Mas alguns eletricista conseguem ou trocar a tecla ou retirar as molas dela modificando apenas a maneira de acionar e desligar o alerta. O custo benefício tem que ser avaliado. Por aqui em BH um serviço completo deste, com comando original, fica por volta de 550 reais. Obrigado por participar.

  10. Oi,tenho uma marea 99 sedan e ele ta com problemas nos piscas alertas traseiro quando ligo o farol acende corretamente mas as setas todas acendem simultaneamente e com o farol apagado ficam normais….
    O que pode ser ? Relé,fio cruzado ?
    Agradeceria muito se pode-se me solucionar esse problema…

    1. ola Adriano. Pode ser lampada errada ou fio colado perto da lanterna, na tomada. Também pode ser fio colado no chicote. Outra opção seria chave de farol e seta com problema. Você vai ter que levar até um eletricista porque alguns testes vão ser necessários.

  11. Olá tenho um fox 2007 e a luz de pisca do painel parou de funcionar porém ao acionada a luz externa pisca normalmente só no painel q ñ acende porém ja verifiquei a luz atrás do painel e ñ está queimada oq pode see

    1. Olá edmilson, Normalmente, quando a seta pisca rápido, é sinal de lâmpada queimada ou com mau contato. Ligue a seta e verifique se uma delas não está piscando. Basta trocar ela para voltar ao normal. Abraços e obrigado por participar.

  12. Olá Fernando, me tire uma duvida:
    É possível um relé ( bomba de combustivel Vectra )apresentar aquecimento e desligar o carro?
    O meu relé está aquecendo muito.

  13. fernando estou com um problema na luz de re do meu voyage 90 liguei os fios no cebolao que nao tinha. la atras no soquete chega corrente eletrica .mas so encostando a lus se teste ligado na lataria ;e acionando a re acende com a luz de teste mas ao desengatar a re apaga ;e tirando a lampada teste e engatando a ra nao acende ;sers que e o cebolao que esta estragado ,faz muito anos que estava desligado .se poder me ajudar agradeço obrigado.

    1. Olá Marcelo. Se vc ligou os fios na cebola, engatou a re, e chegou corrente no soquete,então a cebola funcionou. Como a lâmpada acendeu usando aterramento externo,me parece que falta aterramento no soquete.

    1. Olá davi. primeiro procure pelo fusível das setas. Em seguida verifique se o alerta também não funciona. Pode ser defeito na tecla do alerta, ou relé de seta queimado. mas se o alerta funcionar, então está descartado defeito no relé, pois ele funciona para a seta também. Resta então o fusível e comando e sua fiação.

  14. Olá tenho um kia soul 2010
    Meu carro n da seta pra nenhum lado e o alerta tbm n funciona só que qnd tranco o carro as setas continuam piscando estou suspeitando do relé já olhei o fusável e está inteiro o problema é que n acho o bendito do rele tem alguma dica ?

    1. Olá Thomas. Pode ser relé de seta ou defeito na tecla do alerta. Para descobrir isto basta mexer na tecla com a chave do carro ligada e a seta também ligada para um lado qualquer. O fato de piscar com o alarme não descarta defeito no relé porque, neste caso, é o módulo do alarme quem pisca as lâmpadas. É um circuito independente.

        1. Este carro nunca apareceu aqui com problema de relé de seta, então a distância atrapalha um pouco. Mas a caixa de relé fica perto da bateria. Procure por um relé com os números 31,49,49a. Pode ser uma central única também, como o Gol g5.

  15. ola Fernando aqui e Edilson olha eu estou com um Fiesta 20004 é deu um problema na parte elétrica no Motor de araque e na instalação mas foi arrumado só que quando eu sai com o carro logo a luz de temperatura acende e a quele cadeado fica piscando direto e o carro fica com uma suada diferente e quando desligo ai não dar nada na chave ai passa um tempo ele pega sera que tem ave com o alarme ou tem que leva no elétrica valeu abraço

    1. Olá Edilson . Algo não ficou legal no reparo. Luz de temperatura acender é algo que deve ser investigado. Pode ser que algum fio ficou colado no chicote e interferiu no sistema. Retorne a oficina e mande avaliar estes sintomas. Abraços.

  16. Olá Fernando! Minha moto está piscando normalmente a seta para esquerda,já para a direita ela só pisca com a moto ligada e de formar rápida. obs: no painel tbm não acende para a direita,somente para a esquerda.

    Grato! e desde já parabéns por sua gentileza de dispor a ajudar,o mundo precisa de mais pessoas assim .

    1. Olá Fabrício. O primeiro passo é conferir as lâmpadas. Em seguida o relé de seta que podem ser dois no caso de moto. O comando pode não estar distribuindo a corrente . Se tiver alarme recém instalado e pisca alerta, eles também podem apresentar problemas.

  17. Boa tarde, tenho um renault kangoo 2003, as lâmpadas de piscas todas deixaram de funcionar. será que é defeito no rele de setas? E caso for, onde localiza-lo para poder troca-lo. obrigada pela atenção. agurdo.

  18. Eu sou jventura e tenho um corsa wind 98 e parou de funcionar a seta o alerta , só fica a luz verde do painel fica acesa direto e as de fora nem acendem .Oque será q está acontecendo ?

    1. Olá jventura. Seja bem-vido ao nosso blog. Primeiro vc deve fazer o teste da tecla do alerta ligando a chave do carro para acender as luzes, dar seta par um lado qualquer e ao mesmo tempo mexer na tecla do alerta sem acioná-lo. Se a seta ameaçar piscar, então o defeito é no alerta ele deve ser trocado. Caso contrário o relé de seta também pode estar com defeito.

  19. Boa noite tenho um celta 2004 e quando piso no freio e ligo a seta para a esquerda ela para e não acende mais nada e se solto o freio ela funciona normal oq posso fazer

  20. ola fenando tenho um problema no painel do voyage 90.o pnteiro que maraca a temperatura da agua nao funciona ,mas quando chega na temperatura de ligar a ventoinha ,liga normalmente ,sera que estragou o narcador ou pode ser um fio solto,obrigo.

    1. Olá marcelo. Pode ser um fio simplesmente solta do sensor de temperatura ou o próprio sensor com defeito. procure por alguma fio solto do lado esquerdo do motor vc olhando o carro de frente, mais ou menos perto da bobina, mas ligado ao motor.

  21. Ola, tenho um Ford Ka zetec Rocam, 2001/2001 1.0 GL e estou com um problema no meu painel de instrumentos, eles estava intermitente o funcionamento da iluminação do painel desmontei pra ver e painel estava cheio de gambiarras, usei até que um dia apagou de vez, ele o radio e iluminação interna do carro, como estava com as gambiarras no painel de instrumentos comprei outro painel e troquei o mesmo, e o fuzivel que tinha queimado porem quando ligo a seta para direita a iluminação (apenas) do painel apaga.

    1. Olá. Rodrigo. Me parece que ainda existe algum vestígio da gambiarra que vc encontrou. Talvez no chicote desta vez, algum fio que foi desviado para atender as “inovações” do antigo painel. Verifique os aterramentos do painel e da luz de seta que pisca no painel. Repare também se a seta para ou se os faroletes também piscam.

        1. A fiaçào tem que ser toda revisada (do painel). Se repetiu o problema, então o chicote pode ter algum fio invertido ou a seta puxando o aterramento da iluminação do Painel. Se comprovado fica fácil de arrumar. Mas uns teste bem específicos vão ter que ser feitos.

  22. Fernando, me ajuda por favor! Estou restaurando um Miura que está com a caixa de fusiveis do Passat TS 82, aquela de apenas um pino de entrada de corrente da bateria, com 15 fusiveis e relés acoplados nela. Vc sabe dizer qual é o pino de entrada do aterramento para o negativo dos Relés? Após ligar tudo, verifiquei que não chega terra no encaixe de nenhum Relé e não consegui localizar por onde é feita esta ligação. Há um pino sózinho quase no centro da caixa de fusiveis, para o qual não há nenhum PLUG, e penso que seja por ali a conexão do Terra, mas gostaria de ter certeza antes de meter bala. Antecipadamente agradeço sua atenção.

    1. Olá Rui. Caramba! Quanto tempo não vejo uma dessas. Vc vai ter que fazer um teste de continuidade do pino solitário até todos os negativos dos relés, de preferência com uma lampada de teste como a do link abaixo. Lembrando que nem todos eles vem de uma entrada só. Alguns vem separados, como o negativo do relé de buzina e do temporizador de limpador de vidros. Se a caixa estivesse por aqui eu marcaria para vc estes negativos. vai ser um trabalho de testes de continuidade.
      http://www.maosaoauto.com.br/2015/03/como-fazer-uma-lampada-de-teste-para-fusiveis/

  23. Olá, tenho um honda fit 2008, o pisca alerta dele parou de funcionar, as setas para a direita e esquerda funcionam normalmente, mas se eu apertar o pisca alerta nada acontece. O alarme parou de funcionar, só funciona bem de perto se eu apertar embaixo do volante, voce tem idéia do que possa ser ?

    1. Olá Kleber. O primeiro passo é testar o fusível do alerta. Dificilmente será relé de seta, pois normalmente o relé de um atende o outro. Quanto ao alarme, ele pisca as setas independente do sistema de alerta. O caso de funcionar como você relata pode ser a bateria do controle fraca.

  24. Só para compartilhar: Tive o mesmo problema com o meu carro – UNO VIVACE. O pisca não funcionava. Só se apertasse um pouco o alerta. Então fui em um excelente eletricista. O mesmo informou que esse problema tem se tornado comum em carros da FIAT. Então ele me deu duas opções ( não iria trocar o comando por causa de um simples problema no botão de alerta). 1 – comprar um botão novo do alerta ou 2- tirar as molas do botão existente. Optei pela 2 opção. Ele levou 20 minutos para retirar o volante e todo o resto até chegar ao botão do alerta. O ridículo é ver a fragilidade do botão e pensar que muita gente trocou o comando de seta por causa deste problema.
    Problema resolvido! Paguei R$40,00 e fiquei satisfeito com a solução. Como o meu carro tem airbag, o comando de seta é ainda mais caro. Algo por volta de R$ 600,00.

  25. Boa tarde. Tenho um Vectra GT 2010/2011. No inverno passado percebi que em dias muito frios as luzes indicadoras de direção do lado esquerdo piscam bem rápido. Em dias quentes não ocorre este problema. Neste inverno a coisa piorou, com temperaturas abaixo de 10 graus pisca do lado esquerdo bem rápido. Tal problema ocorre apenas com a luzes do lado esquerdo. Lado direito pisca normalmente. Fui em um eletricista onde foram testados os dois reles, sem apresentarem problemas. Nenhuma lâmpada está queimada. Pode me ajudar?

    1. Olá Antonio. O teste é trocar os relés de lugar e ver se o defeito também muda de lugar.Testar apenas na bancada é pouco. Procure se informar se o eletricista testou o relé trocando eles de lugar. Outra possibilidade seria o comando de seta ruim. Mas teriam que ser feito testes nele também.

      1. Esqueci de mencionar antes. Já foram trocados de lugar os relés. O problema continuou no lado esquerdo. Deve ser o comando de seta então. Obrigado.

          1. Boa tarde. Levei o Vectra na em uma concessionária para ver o que diziam. Informaram que ele possui um módulo que controla as luzes do pisca e o limpador traseiro e que ele estaria com problemas, porém fiquei junto o tempo todo e alertei quanto ao que tinha escrito anteriormente, mas não fizeram nenhum teste, apenas afirmaram que teria que substituir o módulo ou encontrar, fora da concessionária, alguém que o consertasse. Preço do módulo novo R$570,00. Não substitui ele. Coso o problema seja mesmo neste módulo, há como consertá-lo?

          2. Olá Antonio, Sim, existem eletricistas que conseguem consertar esta central. Procure se informar em uma auto-elétrica da sua localidade sobre um especialista que realiza este conserto. Se for a caixa que eu estou imaginando, de fato ela pode ser aberta e consertada. Resta saber o custo e se compensa em relação a uma nova. Se custar até 200 reais e com garantia seria uma opção.

  26. tenho um c3 2009 onde que as setas só esta piscando de um lado, ja fui em varios eletricistas de auto e nenhum dele resolveu o problema, uns dizem que o problema esta no bsi outros dizem que o problema esta na chave da seta , no painel a seta sinaliza normalmente o defeito é que não esta passando corrente para as lampadas, queria saber quantos reles de seta tem o c3?

    1. Olá Osman. O relé é na coluna do volante e de cor azul. Tem que tirar a capa debaixo do volante. Mas veja bem: se somente um lado não funciona, então não é relé de seta pois o Siena tem somente um para os dois lados e o alerta. Se o seu carro tem computador de bordo, pode ser problema nele (ou as duas lampadas queimadas). Observe se o problema se repete com o alerta e leia a matéria do link abaixo e veja se encaixa no seu problema.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/06/body-computer-da-fiat-com-defeito/

  27. Bom dia! Tenho um Clio Sedan 2003. Do nada a seta para o lado esquerdo parou de funcionar. Quando ligo a chave que ativo no painel ela pisca uma vez, como também a luz traseira, mas a dianteira nem sinal de vida (e se eu tentar novamente não dá mais sinal. Só eu desligando a chave e ligando novamente que volta a piscar só uma vez). Levei a uma auto elétrica, mas o cara não soube resolver. Disse pra eu levar em outro lugar. Alguma sugestão? Obs: O restante funciona normalmente.

    1. Olá Glaydson. Um eletricista vai ter que analisar a chave de seta do seu carro. Veja se o defeito se repete com o pisca alerta. Ligue a seta e mexa na tecla do alerta. Se a seta voltar pode ser defeito na tecla do alerta.

  28. no meu fiesta a seta nao funcionava nem piscava …….. o rele que fica na propria chave de seta tinha desencaixado, se tivesse levado em um mecanico com serteza iria me cobrar um bom valor ,, so que non aperte o on

    1. Olá Oscar. Alguns destes modelos saíram com dois relés de seta que ficam em uma central elétrica perto da caixa de fusível.Procure embaixo do painel perto dos pedais. mas ela pode ser externa também em alguns focus. Também verifique os fusíveis dos relés. Abraços.

  29. Boa noite, tenho citroen xsara, 1.8 glx, 2000/2001 e o pisca alerta está ligando sozinho, com o carro parado ou andando. Retiro o fusivel(mas se deixar o carro ligado, mesmo retirando o fusivel contínua piscando) e se desligo o carro o pisca alerta desliga. Coloquei outro botão do pisca alerta mas não liga o alerta e quando o alerta liga sozinho tento desligar pelo botão e o alerta continua ligado.O que pode ser?

    1. Olá Emídio. Pode ser que seja o alarme do carro em vez de ser o alerta. Tente apagar as luzes com o controle do alarme. Tanto o alerta quanto o alarme piscam as 4 lâmpadas , mas por cicuitos independentes. Também pode ser um alarme antigo que estava desativado.

  30. Bom dia, tenho gol g5 2013 estava funcionando de normal ai fui instalar alarme nele não deu certo. E agora parou de funcionar o farol baixo , limpadores de parabrisas e ventilação interna. Verifiquei todos os fusiveis e não tem nenhum queimado. Será que pode ser o módulo rele central que queimo..??

  31. Boa tarde!
    Tenho um Linea Absolute 2009 e todo conjunto de seta da direita dele(frontal,traseira e lateral) parou de funcionar, a esquerda funciona normalmente.
    Quando coloco a chave de seta para direita,no painel ele pisca rapidamente como se fosse o pisca alerta, e não mais devagar como deve ser a seta e emite um som toda vez tipo murchando.
    Quanto coloco pisca alerta mesma coisa, só funciona lado esquerdo.

  32. Fernando, tenho um santana ano 2003 e quando ligo farol baixo ele não acende o farol baixo fica piscando o alto e aciona o limpador a buzina para de funcionar e quando ligo as setas o alerta fica ligado. A noite o mesmo acontece as vezes por acionar a seta. Penso que seja curto mas não sei onde poderias ser além do próprio comando de setas. pode me dar uma dica?

      1. obrigado! acabo de encontrar um curto entre comando de limpadores e comando de setas são montados com sistema de molas planas e um botão conjugado para farol alto eu limpei tudo diminuiu mas fica piscando farol alto e acho que terei de trocar ambas as peças

  33. Olá Fernando boa noite ! Tenho um siena El 2010 a seta parou. E agora o botao do alerta dispara direto nao desliga parece sem pressao. Coloquei um papel p firmar , assim ela funciona normal. Mas como posso resolver ?

    1. Olá Miriam. Se for o alerta que fica atrás do volante tem que trocar o comando inteiro. Setas, alerta e limpador são uma peça única. Mas alguns eletricistas retiram as molas que causam o que vc relata e fica um bom serviço. Você também pode comprar o alerta em separado. Mas o defeito que estraga o alerta continua no comando e não demora a estragar de novo.

  34. Fernando , boa noite mais uma dúvida! Tenho siena El 2010 a luz do combustível fica acessa direto no painel . O q fazer? Desde já agradeço pela outra solução. : )

  35. boa tarde !!!tenho um palio 97, 1.0 estou com problema no pisca ele funciona quando ele quer, saiu de casa perto de c sai funcionando normal de repente o pisca para, e do nada volta a funcionar, sera que o rele esta estragado.

  36. Olá Fernando, tenho um fiesta Rocam 2000 e a luz baixa não funciona e as luzes da traseira(exceto luz de ré) , esses defeitos podem estarem ligados ao relé de luz baixa? E caso estejam qual é o relé?

  37. boa tarde fernando! tenho um gol gti 89 e estava trocando as lampadas do capo, sem querer dá um curto e um estourinho dps disso a lanterna do lado direito não funciona, mas lado esquerdo funciona normal.. o que pode ser?
    quando dou ceta no painel fica luz direta, não fica piscando como antes e as setas tbm não estão funcionando nem na frente nem atrás.. o que pode ser? obg!

    1. Olá gustavo. Obrigado por acessar o site. Pode procurar por um fusível queimado que vai encontrar. Provavelmente é o da lanterna que também não acendeu.Os dois usam a mesma corrente e fusível. Quanto a setas, também pode ser fusível queimado ou relé seta com defeito.

  38. boa tarde sr jorge!
    troquei meu volante original do corsa wind,por um volante do cruze,porém depois da troca,a chave de seta as vezes consigo acionar a famosa piscadinha de farol,e as vezes nâo consigo que pode ser???
    desde já fico agradecido.

    1. Olá David. Pode ser que o volante não se adaptou totalmente ao seu carro. Um eletricista vai ter que verificar comparando com o volante antigo. Muitas vezes um detalhe a mais causa falta de espaço e as alavancas não funciona direito.

  39. Bom dia, Sr. Fernando

    Desde já agradeço, tenho um pisca que possui um rele de setas e um rele de pisca alerta, quando aciono um dos dois escudo o tic tac do rele mais muito baixo, não mexi nesta parte e as luzes funcionam normalmente. O que pode estar acontecendo, pois quando acionava a seta direita/esquerda conseguia escutar o tic tac do rele. Assim ficando com certeza que as luzes das zetas e do pisca estavam acionadas e funcionando, pode ser a posição onde está o rele de setas.
    Grato
    Clóvis Barros Pádua

    1. Olá Clóvis. Depende do carro. Pode ser que o seu tenha uma central eletrônica em vez de um relé e ele pode picar mais baixo. Também pode ser um defeito iniciando e pode parar de vez. Um eletricista tem que verificar esta questão.

    2. Boa Tarde Sr.Fernando

      Eu acabei não mencionando o carro é um fusca ano 1977. relé de pisca, e chave de pisca alerta esta tudo funcionando só acho que o tic tac esta um pouco baixo, não sei se é normal…… Maids uma vez muito obrigado e desculpe-me pela falha.

      Clóvis B. Pádua

  40. Olá, Tenho um Chevette ano 81 com problema na seta, quando ligo a seta para a direita começa piscar o alerta. (dianteiro e traseiro)
    Acho estranho porque quando ligo pra esquerda pisca a seta da esquerda normalmente.
    Poderia me ajudar?
    Obrigado!

  41. Ola amigo tenho um Santana 2000 2.0 mi ano 1997. Meu pisca alerta funciona legal mas o botão parou de funcionar a luz do botão o que será que pode ser? Eu ja tentei achar onde fica a lâmpada mas nao sei

    1. Olá Sylvio. Grato por participar. Se você não teve acesso a tecla, (ela fica dentro da tecla) então pode ser blindada e exigir a troca. Também depende do modelo por ser uma carro da auto latina. Se for uma tecla lateral, no painel central, então a luz pode ser trocada.Mas antes um eletricista tem que olhar a fiação atrás da tecla e ver se chega corrente também piscando.

  42. boa noite. tenho um uno vivace, e ele nao tava funcionando a seta, ai entao liguei o pisca alerta para ver se a luz nao tinha queimado, e nao consigo desligar o pisca alerta e o alarme fica travando e destravando toda hora ai desliguei a bateria. oque faço ?

    1. Olá Josy. Me parece que a tecla do alerta quebrou, o que é um defeito muito comum da Fiat principalmente se a tecla for atrás do volante. Neste caso tem que trocar o comado inteiro ou um eletricista trocar o alerta que já é encontrado avenda separado no mercado. Quanto ao alarme pode ser coincidência e também deve ser verificado. Pode ser até bateria fraca.

  43. Boa tarde, tenho um Tempra 93 ele parou de funcionar farol alto e baixo ventilação interna e limpadores de para brisa, sera q pode ser um relê?

  44. Opa Fernando blz? Tenho um golf glx 97. Fui dar seta para a direita e ela nao desarmou. Ficou fixa no painel e na lanterna dianteira e traseira. Desliguei todas as “tomadas” que vao na chave de seta e mesmo assim nao apagou. Retirei o rele e tambem nao apagou. Só desligou quando retirei os cabos da bateria. Dá ultima vez que aconteceu isso eu apertei o botao do pisca-alertas ela piscou e voltou ao normal. Sera que é problema na chave de setas?

  45. Opa Fernando, esqueci de mencionar que a seta para esquerda ele funciona normalmente e quando aciono o pisca-alerta fica as 4 acesa fixa. Golf Glx 97

  46. Meu carro, um Punto 1.4 ELX 2008, está com um problema q ate agora ninguem aqui da minha cidade conseguiu resolver. A seta esquerda dianteira nao funciona, já troquei lampada e o soquete movel q encaixa no farol e nada. O curioso é q toda vez que testo colocando essa lampada da seta automaticamente a seta traseira para de piscar e só volta ao normal quando retiro a dianteira (seta q esta causando o problema) e aciono novamente a chave da seta.

    1. Olá Renato. Obrigado por acessar o site. Se for aquele soquete de encaixe e giro, sem fios, então pode ser problema dentro do farol. Sugiro que “procurem” a seta na tomada do farol com uma lâmpada de teste. Se piscar normal, então o problema é dentro do farol. Mas se de maneira alguma não achar o sinal da seta, temos outro problema. Se o seu carro tem um computador de bordo que indica seta tal queimada, então poder problema nele. Pois nesse caso a seta passa antes no computador e a seta também depende dele para piscar. Talvez o link abaixo possa te ajudar.
      http://www.maosaoauto.com.br/2016/06/body-computer-da-fiat-com-defeito/

      1. Sim, é o soquete de encaixar e girar. Um dos eletricistas q olhou suspeitou de ser dentro do farol mesmo, porem ele não fazia esse serviço. E outro suspeitou do Body Computer (disse algo que precisa de uma maquininha, e q ele não tem, q serve pra fazer tipo uma “autorização” no sistema do carro para permitir corrente na seta que está desativada). Um outro disse q poderia ser o relé, mas q ele nao fazia e indicou outros. Eu mesmo fiquei fuçando, percebi que as vezes conseguia fazer a seta funcionar, mas dai a seta traseira parava, ai eu mexia novamente na seta dianteira e q apagava e entao a traseira voltava a funcionar (rsrs meio confuso). Por isso q me parece (apesar de leigo) q seja algo dentro do farol, algum mal contato, semelhante ao q estava no outro farol q com muito custo consegui eu mesmo descobrir e resolver q era um mal contato do soquete. Porém achei estranho o fato de mexer na dianteira fazer interferir na lanterna traseira, as vezes até a luz de freio e lanterna apagavam, mas troquei essas lampadas e isso parou de acontecer.

        1. Verifique o farol. Tem achar a corrente da seta na tomada dele. Mas não fique mexendo muito na lâmpada, pois pode afetar o Body e aí a despesa fica maior. (a luz de freio e de lanterna também passam no Body) Relé de seta…não creio, pois normalmente é um ou dois, mesmo assim um para cada lado e não para frente e para trás atrás. Um relé único com defeito iria para todas as setas.

  47. Olá, tenho um Ford fiesta 2005
    Quando ligo a meia chave ele liga os alertas , e faz um barulho de curto na central do alarme, e quando ligo o alarme no Controle luzes do alerta continuam acesas , oq poderia ser?

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