Fusíveis do Celta

Muitas vezes não conseguimos localizar a caixa de fusíveis do nosso carro. Isso pode acontecer pela falta de um manual ou simplesmente por não entender como localizar esta caixa. Imagine então  encontrar um determinado fusível entre dezenas. Neste explicaremos isto e também sobre os fusíveis do Celta.

Todo motorista deveria ler, ou até estudar, o manual do seu carro. Muitas vezes o conhecimento básico de como nosso automóvel funciona pode evitar situações esquisitas e até um prejuízo no bolso.

Para os que estão com pressa segue abaixo as lista de fusíveis Celta de 2004 a 2014.

Celta 2004

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Celta 2005

Celta 2006

Celta 2007

Celta 2008

Celta 2009

Celta 2010

Celta 2011

Celta 2012

Celta 2013

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Celta 2014

A queima de um fusível, por exemplo, pode até estragar o motor. Basta lembrar que o que refrigera a água do motor é a ventoinha do radiador, um componente elétrico protegido por um fusível. Mas lembre-se que não devemos insistir na troca de um fusível que queima constantemente. Isso pode causar danos no sistema elétrico do carro.

O valor, ou a amperagem do fusível, jamais deve ser trocada por uma mais forte. Em caso de dúvida, e mais queima de fusíveis, um profissional deve ser consultado. Neste post apresentamos listas completa dos fusíveis do Celta de 2004 a 2014.

Caixa de fusíveis do Celta

São fusíveis que apresentaram mudanças no decorrer dos anos devido ao acréscimos de novos acessórios, inclusive componentes do sistema de injeção eletrônica.

Basicamente a caixa de fusível é no mesmo lugar, a esquerda do motorista, lado de baixo do painel . É sempre protegida por uma capa. Alguns modelos podem ter uma segunda caixa de fusíveis no compartimento do motor. Mas são poucos. Os principais ficam na cabine 

Posso rodar com um fusível queimado?

Não. Algum acessório não estará funcionando neste caso. Você pode ficar sem seta, luz de freios, luz de ré, limpador de para brisas e até componentes que podem comprometer o motor e até gerar multas.

O que pode queimar os fusíveis do Celta?

Quase sem o motivo para um fusível queimar é um curto circuito no acessório que ele protege. Lembrando que um fusível pode proteger vários acessórios. O fusível também pode queimar por caloria, como no caso de ventoinhas e faróis. O importante é incluir na revisão do seu carro uma inspeção nos fusíveis. Dificilmente uma oficina faz isso por conta própria. Tem que pedir para o profissional incluir está revisão na lista.

Quanto custa consertar o fusível Celta?

Depende. É um serviço com muitas possibilidades. Um fusível não queima sem motivo. Algo está errado e deve ser investigado pelo eletricista. Então, o custo vai depender do que ele descobrir, pois implica em reparo ou troca de peças como a buzina, por exemplo, ou o defeito pode ser no soquete de uma lâmpada qualquer.

Quanto mais moderno o carro, mais caro pode ser o reparo. Os modelos mais novos possuem eletrônica embarcada o que implica em acessórios interligados. Já o fusível em si custa bem barato.

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Posso trocar o fusível do Celta sem ajuda?

Em algumas situações bem simples, como o fusível da buzina, sim, a troca pode ser feita. Em casos onde o motor do carro simplesmente para de funcionar requer um profissional e ferramentas diferenciadas como um teste de fusíveis e de curtos. Esta é a solução mais recomendada. Imagine a seguinte situação: o seu carro para e você descobre um fusível queimado. Ele pode ser da bomba de combustível, por exemplo. Se houver a troca errada, por um fusível mais forte, pode ocorrer a queima de outros componentes caros e até risco de incêndio.

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É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

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